O Ministério da Justiça suspendeu a venda de iPhones sem carregador no Brasil. A partir de agora, todos os iPhones devem ser vendidos com carregador e caso a Apple descumpra essa determinação, uma multa de R$ 12 milhões deverá ser aplicada à empresa. A medida foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) desta terça-feira (6), às vésperas do lançamento do iPhone 14.

Apple deve suspender venda de iPhones sem carregador

Apple precisará fornecer os carregadores juntos com os seus iPhones no Brasil (Crédito: Oficina da Net)
Apple precisará fornecer os carregadores juntos com os seus iPhones no Brasil (Crédito: Oficina da Net)

Sobre a medida que proíbe a venda de iPhones sem carregador no país, o texto do DOU diz:

Aplicação de sanção de multa no valor de R$ 12.274.500 (doze milhões duzentos e setenta e quatro mil e quinhentos reais), cassação de registro dos smartphones da marca iPhone introduzidos no mercado a partir do modelo iPhone 12 e suspensão imediata do fornecimento de todos os smartphones da marca iPhone, independentemente do modelo ou geração, desacompanhados do carregador de bateria."

Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o caso.

Entenda a polêmica do carregador

Desde o lançamento dos novos iPhone 12, em outubro de 2020, a Apple deixou de fornecer o carregador na caixa do celular afirmando que a decisão impacta diretamente no bem do meio-ambiente, evitando o descarte de mais lixo eletrônico na natureza.

Outras empresas da indústria de smartphones seguiram os mesmos passos da Apple, como a Samsung, que em janeiro de 2021 anunciou a família Galaxy S21 sem o carregador e sem o fone de ouvido na caixa do celular, apenas o cabo USB. Quando questionada, a gigante sul-coreana usou a mesma justificativa da Apple, defendendo a prática que defende questões ambientais. Entretanto, a empresa criou a pagina "Samsung para você" que permitiu o consumidor resgatar seu acessório gratuitamente.

Mesmo assim, a prática chamou a atenção de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em outubro de 2021, as empresas receberam a primeira notificação para justificar a ausência do carregador na caixa dos seus produtos.

No caso da Samsung, a empresa decidiu voltar a fornecer o acessório na caixa com o lançamento dos dobráveis Galaxy Z Flip 4 e Z Fold 4. Com isso, apenas o Galaxy S22 ainda precisa solicitar o seu carregador junto à empresa. A Apple, por sua vez, não fez nenhuma mudança na sua logística até então e as caixas dos seus iPhones tem ficando cada vez menores.

Será que isso vai impedir o lançamento do iPhone 14 no Brasil?

Fonte: g1