Mais uma vez, o Procon-SP notificou as empresas Apple e Samsung. O motivo? Ambas lançaram novos celulares no Brasil e estes não estão sendo comercializados com carregador na caixa. Trata-se dos dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 anunciados no país no último dia 15, e dos quatro modelos da linha iPhone 13 que chegaram um dia antes. Segundo as empresas, a ausência do carregador na caixa dos aparelhos repete a estratégia do ano passado, quando defenderam a causa do impacto do lixo eletrônico no meio ambiente.

Atualizado 27/10 às 17h com a nota oficial da Samsung.

Procon notifica Apple e Samsung por ausência de carregador

Não é de hoje que o Procon-SP chama a atenção dessas duas empresas. Ano passado, por exemplo, o órgão confrontou os fabricantes por venderem o iPhone 12 e o Galaxy S21, respectivamente, sem carregador. A Samsung chegou a aceitar um acordo que fez com que a empresa sul- coreana fornecesse gratuitamente o carregador para os usuários que realizaram a pré-venda do Galaxy S21.

Lindo, futurista e sem carregador na caixa — esse é o Galaxy Z Fold 3. (Imagem: Oficina da Net)
Lindo, futurista e sem carregador na caixa — esse é o Galaxy Z Fold 3. (Imagem: Oficina da Net)

No caso da Apple, a multa foi de R$ 10,5 milhões que se manteve mesmo após a empresa ter concordado em disponibilizar carregadores para iPhone 12 de forma gratuita. Agora, com o lançamento dos modelos da linha iPhone 13, do Galaxy Z Flip 3 e do Galaxy Z Fold 3, todos confirmados que não irão contar com o carregador na caixa, o Procon-SP promete repetir o confronto, porém, de forma mais incisiva.

O que o Procon-SP diz?

O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, foi entrevistado pelo TechTudo e disse que, naturalmente, o consumidor brasileiro espera que o smartphone venha com o carregador na caixa. Segundo ele, para retirar esse acessório da caixa, as empresas precisam deixar isso bem claro nas campanhas de marketing do produto.

A página oficial de cada um dos três produtos na página de suas respectivas fabricante têm a informação que o carregador não é fornecido de forma gratuita. Mesmo assim, Capez entende que isso não é o suficiente para ser classificado como uma informação clara e ainda diz que essa prática é caracterizada como venda casada, em que a empresa impõe uma condição para vender dois ou mais produtos relacionados à compra original.

Além de solicitar que as empresas tornem essa condição de forma mais evidente para o público, Capez salienta dizendo que qualquer consumidor que se sentir lesado por causa desse problema, deve procurar um juizado de pequenas causas, e peça ao juiz que determine a entrega gratuita do carregador pelas companhias.

Já notificadas, Apple e Samsung não se pronunciaram sobre a situação, mas é possível que o próximo passo do Procon-SP seja dar início a uma ação coletiva contra as duas empresas.

O que a Samsung diz?

“A Samsung informa que, até o momento, não recebeu a notificação mencionada. A empresa reforça que disponibilizará gratuitamente um adaptador de tomada para todos os consumidores que adquirirem um dos novos smartphones Galaxy Z Fold 3 5G e Galaxy Z Flip 3 5G até 31 de dezembro de 2021. A ação é válida para os consumidores que comprarem os smartphones no período de 16 de setembro de 2021 a 31 de dezembro de 2021.

O resgate poderá ser solicitado de 18 de outubro de 2021 até o dia 31 de janeiro de 2022, através do site Samsung Para Você. A entrega será feita no endereço indicado pelo consumidor. Mais informações no site: https://www.samsungparavoce.com.br/”

Com informações de TechTudo.