O tão aguardado Apple Event 21, intitulado "California Streaming" aconteceu nesta terça-feira (14), onde a Apple anunciou a sua nova geração de dispositivos, o que inclui dois novos tablets, um novo Apple Watch que agora consegue medir a respiração do usuário durante a noite de sono e sim, o tão aguardado iPhone 13 chegou — agora com notch menor, processador novo e certificação IP68. Além disso, a empresa revelou novidades do Apple TV+ e do aplicativo Fitness Plus no Brasil.

iPhone 13 e iPhone 13 Mini: A15 Bionic e nada de 64GB

Entre os principais destaques da nova geração de smartphones da Apple, estão a presença de um notch menor que agora ocupa menos espaço para promover uma experiência de uso aprimorada, suporte a conectividade 5G e a estreia do novo chipset A15 Bionic, agora mais rápido e eficiente energeticamente falando.

Design

O visual do iPhone 13 não trouxe nada de extraordinário, o que significa que ele possui laterais chapadas e uma traseira com o bloco de câmeras posicionado no canto esquerdo. Nesse aspecto, a principal novidade é que as duas lentes agora são organizadas na diagonal — claro que isso vale para os modelos mais modestos da série.

iPhone 13 e 13 Mini está disponível em 5 cores. (Imagem: Reprodução / Apple)
iPhone 13 e 13 Mini está disponível em 5 cores. (Imagem: Reprodução / Apple)

O aparelho ainda conta com a tela protegida pelo tipo de vidro Ceramic Shield, esbanja um notch que tem dimensões menores que os antecessores e proteção contra água e poeira, concedida pela certificação IP68. Nestes dois modelos especificamente, a empresa decidiu manter a taxa de atualização de 60 Hz. Contudo, ela promete 28% mais brilho, com um total de 1200 nits, suporte a tecnologia Dolby Vision, HDR10 e HLG que pode aprimorar o aproveitamento da bateria.

Hardware

Estreando o chip A15 Bionic, a empresa promete um desempenho superior em comparação com a geração passada. O processador é formado por um total de seis núcleos, dos quais dois são de alta performance, enquanto outros quatro entregam alta eficiência. Para gráficos, existem quatro núcleos dedicados que segundo a Maçã, são 30% mais velozes que os rivais topos de linha.

Especificações dos novos iPhones 13 e Mini. (Imagem: Reprodução / Apple)
Especificações da tela dos novos iPhones 13 e Mini. (Imagem: Reprodução / Apple)

A empresa também falou sobre uma Neural Engine de 16 núcleos, capaz de realizar 15,8 trilhões de operações por segundo. No departamento de memórias, não existe mais a opção com 64GB. Agora todos os modelos, inclusive os mais básicos, começam com 128 GB e vão até 512 GB.

Como de costume, a empresa não revelou informações sobre a memória RAM e nem da bateria, mas garante uma autonomia superior em relação a geração passada, como até 1,5 hora a mais no iPhone 13 Mini e 2,5 horas adicionais ao iPhone 13.

Câmeras

Um dos departamentos mais explorados pela Apple durante os últimos anos foram as câmeras dos seus iPhones. Desta vez, a empresa não fez nenhuma grande mudança. Na verdade, tanto o iPhone 13, como o iPhone 13 Pro possuem dois sensores de 12 MP cada em sua traseira, assim como uma lente frontal de também 12 MP.

Detalhes sobre as câmeras do iPhone 13. (Imagem: Reprodução / Apple)
Detalhes sobre as câmeras do iPhone 13. (Imagem: Reprodução / Apple)

A lente principal é uma grande-angular com abertura f/1.6, aliada de uma ultrawide com abertura f/2.4 e um campo de visão de 120 graus. Comparando com os modelos da linha iPhone 12, a única está no tamanho do sensor wide que agora é pelo menos 47% maior do que o da geração anterior.

Na prática, essa mudança permite que o aparelho capture mais luz em ambientes escuros, além de contar com o Modo Noturno. Outra novidade é a adição da tecnologia de estabilização sensor-shift, a qual reduz os tremidos ao mover fisicamente a lente maior.

iPhone 13 Pro e 13 Pro Max: agora com 120Hz e 1TB

As grandes estrelas do evento foram o iPhone 13 Pro e 13 Pro Max. Dentre as principais características, ambos contam com uma taxa de atualização variável com a tecnologia ProMotion, também equipados pelo novo chipset A15 Bionic e Face ID embutido.

Design e tela

No aspecto visual, nada de inédito em relação ao que já estamos acostumados. O iPhone 13 Pro e 13 Pro Max possuem laterais de alumínio e vidro na traseira, além da certificação IP68 que garante resistência contra água e poeira. Para desbloquear o celular apenas olhando para ele, o Face ID está presente dentro do notch que ficou ligeiramente menor em comparação com a geração passada.

Os primeiros com tela Pro Motion e armazenamento de 1TB. (Imagem: Reprodução / Apple)
Os primeiros com tela Pro Motion e armazenamento de 1TB. (Imagem: Reprodução / Apple)

A tela também possui proteção Ceramic Shield e possui a tecnologia ProMotion, um recurso que permite uma taxa de atualização variável que pode ir de 10 Hz até 120 Hz automaticamente. Desta forma, o iPhone 13 e 13 Pro Max são os primeiros da empresa a contar com a alta taxa de atualização, coisa que encontramos comumente em dispositivos Android. Além da fluidez de imagem, a Apple empregou uma taxa de brilho que chega a 1000 nits, tamanho de 6,1 polegadas no modelo 13 Pro, e 6,7 polegadas na edição 13 Pro Max.

Hardware

O processador equipado aqui é o A15 Bionic, que entrega suporte à conexão 5G compatível com mais bandas e um conjunto de núcleos que prometem alta performance e maior eficiência energética. Confirmando rumores, os dois aparelhos possuem opções de 128 GB, além do inédito 1TB — o maior espaço interno já lançado pela gigante de Cupertino.

Também não temos informação sobre a configuração nominal das baterias dos dois aparelhos, mas segundo a fabricante, a duração da bateria foi melhorada para oferecer uma autonomia de 1,5 hora no 13 Pro, enquanto o 13 Por Max aguenta 2,5 horas a mais que o 12 Pro Max.

Câmeras

Três câmeras são empregadas no 13 Pro e Pro Max. (Imagem: Reprodução / Apple)
Três câmeras são empregadas no 13 Pro e Pro Max. (Imagem: Reprodução / Apple)

Em câmeras, a Apple apresentou um novo sistema triplo traseiro para a sua linha Pro. A big tech promete fotos com maior absorção de luz à noite, além de aprimoramentos no ângulo da lente ultrawide, graças ao seu novo ângulo de visão.

Todas as três lentes possuem resolução de 12 MP, mas agora a teleobjetiva permite zoom óptico de 6 vezes, o dobro que a geração anterior. eles também contam com o Modo Noturno embutido, bem como um novo modo macro para capturar imagens a uma distância de 2 cm. A empresa também empregou a estabilização óptica com deslocamento físico de sensor.

iPad 9: chip de iPhone X e tecnologia True Tone

O iPad 9 vem com algumas novidades interessantes em relação ao seu antecessor — o iPad 8, lançado em 2020. Um dos principais destaques ficou por conta do chipset A13 Bionic, o mesmo do iPhone X que, segundo a fabricante, é mais rápido e eficiente do que qualquer tablet Android da mesma categoria.

Falando primeiro pelo aspecto visual, podemos perceber que ele segue com elementos visuais de outros produtos da marca. O iPad 9 ainda conta com uma tela de 10,2 polegadas que mantém as dimensões, tecnologia e resolução do seu predecessor, com exceção da tecnologia True Tone que foi bem destacada pela empresa durante a apresentação. Com esse recurso embutido, o dispositivo pode monitorar e ajustar automaticamente a temperatura de cores da tela de acordo com o ambiente ao seu redor.

iPad 9 agora é alimentado pelo chip A13 Bionic. (Imagem: Reprodução/Apple)
iPad 9 agora é alimentado pelo chip A13 Bionic. (Imagem: Reprodução/Apple)

Sobre fotografia, o iPad de 9ª geração ostenta a nova câmera frontal de 12 MP com lente ultrawide que suporta o Center Stage, um recurso herdado do iPad Pro com M1.

iPad Mini: já não tão "mini" assim

O iPad Mini deixou de ser tão "mini". Embora ele ainda seja o menor tablet da Apple atualmente, o dispositivo ganhou um novo tamanho: 8,3 polegadas, o que é maior que seu antecessor. Desmentindo rumores de que a Apple utilizaria uma tela Mini LED, o novo iPad Mini apresenta uma tela regular de Retina Líquida, mas praticamente com o mesmo visual de suas gerações anteriores.

iPad Mini chega com uma tela de 8,3 polegadas — a maior da sua série. (Imagem: Reprodução/Apple)
iPad Mini chega com uma tela de 8,3 polegadas — a maior da sua série. (Imagem: Reprodução/Apple)

Para quem prefere um dispositivo conceitual e com um design moderno, o iPad Mini conta com engastes mais finos do que o iPad Mini 5 e novas opções de cores. Ele possui uma porta USB-C e câmeras atualizadas na frente e atrás, suporta conectividade 5G com velocidades de download de até 3,5 gigabits por segundo, bem como o Apple Pencil de segunda geração, que se fixa magneticamente na lateral do tablet.

No departamento de câmeras, a big tech destacou uma nova câmera ultrawide de 12MP na frente, que assim como o iPad 9, concede suporte ao recurso Center Stage da Apple.

Apple Watch Series 7: tela grande e função ECG

A nova geração do smartwatch da Gigante de Cupertino chegou com um design repaginado, com bordas curvadas nas laterais, o que o torna mais elegante e mais próximo do visual dos novos iPhones, mas continua entregando os bons recursos que envolvem construção premium e funções para monitoramento de saúde.

Apple Watch Series 7. (Imagem: Reprodução / Apple)
Apple Watch Series 7. (Imagem: Reprodução / Apple)

A empresa destacou que o dispositivo ganhou uma nova tela, isto é 20% maior que a do Watch Series 6, com uma medida total de 1,7 mm em toda a lateral. O relógio vem integrado com o novo sistema watchOS 8 que ganhou melhorias significativas no acompanhamento de atividades físicas, como pilates e tai-chi.

O Apple Watch Series 7 agora possui cinco cores. (Imagem: Reprodução/Apple)
O Apple Watch Series 7 agora possui cinco cores. (Imagem: Reprodução/Apple)

A principal novidade é que o Apple Watch agora é capaz de medir a taxa de respiração do usuário durante a noite. Além disso, a empregou a função ECG que basicamente consegue identificar os batimentos cardíacos e evitar problemas graves de saúde. Por fim, a empresa destacou a presença do recurso de emergência "SOS" que se mantém no smartwatches da Apple para monitorar o usuário em possíveis acidentes, como quedas, por exemplo.

Preço e disponibilidade

Abaixo você confere os preços oficiais de todos os novos dispsoitivos da Apple. O relógio Apple Watch Series 7 é o único que ainda não está disponível no Brasil, mas devem ter um preço sugerido de US$ 399, algo em torno de R$ 2.089 em conversão direta atual.

A grande surpresa é que o iPhone 13 Pro Max chegou custando "apenas" R$ 10.499. Sinceramente falando, acreditávamos que a empresa subiria muito mais o valor de seu principal smartphone. Embora esteja abaixo das nossas expectativas, continuam longe da realidade de muitos brasileiros.

Preços

  • iPhone 13 Mini: R$ 6.599
  • iPhone 13: R$ 7.599
  • iPhone 13 Pro: R$ 9.499
  • iPhone 13 Pro Max: R$ 10.499
  • iPad Mini: R$ 6.199
  • iPad: R$ 3.999