Através da localização do iPhone, você consegue se localizar com precisão, e permitir que aplicativos e serviços, como o Uber e o iFood, saibam onde você está. Inclusive, o navegador convencional pode precisar dessa informação, principalmente quando você está efetuando uma compra.

Ao mesmo tempo, isso significa que você também está sujeito a ter aplicativos espiando sua localização sem nenhuma razão. E, se você tem um iPhone, isso significa ter alguns aplicativos (como o Instagram) sendo capaz de ver sua localização precisa.

Muitas vezes, isso é inofensivo. No entanto, uma quantidade preocupante de empresas tem vazamentos de dados ou violações de dados. Ou apenas armazenam dados quando não deveriam estar fazendo isso (O Meta, por exemplo, pagou um alto valor em dinheiro para resolver um desses casos).

Diante disso, às vezes não há nenhum razão em compartilhar o seu endereço residencial para uma empresa na internet, se não houver uma boa razão para isso. Sendo assim, vamos te mostrar a seguir, como desativar a localização precisa do iPhone.

Como desativar a localização precisa do seu iPhone?

Embora seja fácil desligar a localização no seu telefone, alguns aplicativos não funcionarão sem serviços de localização ativados para eles. Entretanto, a Apple conta com uma forma de contornar isso.

Com o alternância de localização precisa adicionado no iOS 14, você ainda é capaz de fornecer aos aplicativos, a sua localização, mas não exata. Ou seja, você estará na cidade certa (Por exemplo: Porto Alegre), mas a empresa não vai deixá-los saber que você está na Avenida Assis Brasil (Zona Norte) ou na Avenida Praia de Belas (Zona Sul).

Como a maioria dos recursos do seu telefone, a localização precisa no seu iPhone não é maliciosa. Na verdade, é muito útil ter em alguns cenários. Mas se você está cauteloso sobre certos aplicativos sabendo seu paradeiro exato, desligar a localização precisa do seu iPhone pode ser feito em segundos.

Abaixo, veja como fazer isso:

  1. Acesse Ajustes no seu iPhone;
  2. Em seguida, acesse Privacidade;
  3. Feito isso, selecione os Serviços de Localização;
  4. Logo após, escolha um aplicativo;
  5. Por fim, ative ou desative a Localização Precisa.
Como desativar a localização precisa do seu iPhone?
Como desativar a localização precisa do seu iPhone?

Com essa configuração, o 99 (ou qualquer aplicativo que você escolher) ainda terá sua localização vaga. Entretanto, não tem como reduzi-lo. A Apple tem algumas ferramentas para proteger a privacidade que foram incorporadas aos iPhones ao longo dos anos. E esta, é apenas uma das mais imediatamente úteis.

Ademais, usar o mesmo é uma questão de julgamento. Ou seja, se você está usando o Instagram e espera ver fotos do local, isso daria certo para você. Se você está usando o Uber e gostaria de chamar uma carona, desligar a localização precisa pode causar alguns problemas.

Como ativar ou desativar os Serviços de Localização de apps específicos?

Abaixo, veja como fazer o procedimento com aplicativos específicos:

  1. Acesse Ajustes no seu iPhone;
  2. Em seguida, acesse Privacidade;
  3. Feito isso, selecione os Serviços de Localização;
  4. Logo após, escolha um aplicativo;
  5. Depois disso, escolha uma das opções:
    • Nunca: impede o acesso às informações dos Serviços de Localização.
    • Pedir da Próxima Vez: permite selecionar Sempre, Durante o Uso do App, Permitir Uma Vez ou Não Permitir.
    • Durante o Uso do App: permite o acesso aos Serviços de Localização apenas quando o app ou um de seus recursos está visível na tela. Se um app estiver definido como "Durante Uso do App", a barra de status ficará azul com uma mensagem informando que um app está usando ativamente sua localização.
    • Sempre: permite o acesso a sua localização mesmo quando o app está em segundo plano.
Como ativar ou desativar os Serviços de Localização de apps específicos.
Como ativar ou desativar os Serviços de Localização de apps específicos.