Os smartphones iPhones, da Apple, são muito famosos por sua qualidade, durabilidade e sistema limpo. Entretanto, com o tempo de uso, você pode notar que ele fica lento. Inclusive, recentemente muitos usuários já reclamaram que o seu smartphone está muito devagar desde a atualização do iOS 14.

Em geral, é normal que uma atualização de sistema torne um iPhone mais antigo mais lento, e assim, seja mais difícil manuseá-lo. Sendo assim, o guia a seguir, vai te mostrar como fazer o iPhone ficar mais rápido, de forma que ele fique mais útil e acompanhe o seu ritmo do dia a dia.

Estas dicas funcionam com os iPhones 13/12/11/XS/XR/X, e até mesmo o mais recente iPhone 12/12 Pro /Pro (Max)/12 mini. Sem mais delongas, veja abaixo, como proceder.

Como deixar o seu iPhone antigo mais rápido?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, confira 10 dicas para deixar o seu iPhone antigo mais rápido.

1. Exclua aplicativos grandes que tomam muito espaço

Em suma, alguns aplicativos no seu iPhone tomam muito mais espaço do que você pode imaginar. Logo, isso pode levar o seu iPhone a rodar mais lentamente. Neste conteúdo, você pode conferir como excluir aplicativos no iPhone.

2. Apague fotos, vídeos e músicas antigas

Assim como os aplicativos grandes, uma vez que o seu iPhone armazena mais e mais fotos, vídeos, músicas, o armazenamento excede. E assim, não há espaço suficiente para garantir uma execução suave. Nesta situação, você pode excluir alguns arquivos sem importância e inúteis, ou transferi-los para o computador, ou em outro lugar como backup.

3. Remova mensagem de texto antiga

Muitos usuários de iPhone não têm o hábito de excluir mensagens regularmente. No entanto, um grande número de mensagens de texto também vai consumir a memória do iPhone, e assim, deixá-lo mais lento. Sendo assim, é fundamental excluir aquelas mensagens antigas que você não precisa mais.

4. Limpe o Cachê do Safari

Usar o Safari o tempo todo no iPhone, faz com que ele gere muitos caches. E todos nós sabemos que o cache também é uma razão importante pela qual o iPhone não está funcionando rápido. No guia a seguir, você pode ver como limpar o cachê do Safari, e assim, limpar o cachê do seu navegador.

5. Feche todos os aplicativos de 2º plano

Embora o iPhone e o hardware tenham uma grande capacidade de processamento de dados, muitos aplicativos executados em 2º plano também podem deixá-lo mais devagar. Sendo assim, é fundamental fechar os mesmos, para então, poder aproveitar melhor a velocidade do seu smartphone.

6. Desligue as atualizações automáticas do aplicativo

Provavelmente você nunca notou que essa configuração poderia deixar o iPhone lento. Para desligá-la, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Feito isso, role até a opção App Store;
  3. Depois disso, alterne a opção Atualização de Apps (desligue a chave).
Como desativar a atualização de apps automática.
Como desativar a atualização de apps automática.

7. Desligue os downloads automáticos do aplicativo

É possível também, desligar o downloads automático de aplicativos. Para isso:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Feito isso, role até a opção App Store;
  3. Depois disso, alterne a opção Apps (desligue a chave).
Como desativar o download de apps automática.
Como desativar o download de apps automático.

8. Desative o serviço de localização

Se o serviço de localização estiver ligado, os aplicativos no iPhone atualizarão constantemente, a localização do smartphone, por meio dos seus dados. Então, se o ambiente da sua rede não é bom o suficiente, o iPhone ficará lento.

Se não for necessário, você pode desativar este recurso. Para isso:

  1. Acesse Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Privacidade;
  3. Logo após, toque em Serviços de Localização;
  4. Por fim, desative a chave de Serviços de Localização. Ou se necessário, role a tela, e desligue essa função nos aplicativos que não precisam dessa função.
Como desativar o serviço de localização.
Como desativar o serviço de localização.

9. Reinicie seu iPhone de vez em quando

Para fazer seu iPhone funcionar mais rápido, reiniciar pode ser uma ótima escolha. Para isso, toque no botão de Power e no botão de baixar o volume ao mesmo tempo. Em seguida, deslize o dedo para desligar. Em seguida, reinicie o aparelho novamente, através do botão Power.

10. Restaure o smartphone

Se nenhum dos métodos acima funcionar para tornar o seu iPhone mais rápido, você pode redefinir o iPhone. Para isso,

  1. Acesse Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Geral;
  3. Feito isso, toque em Transferir ou Redefinir o iPhone;
  4. Depois disso, toque em Apagar Conteúdos e Ajustes.
Como redefinir o seu smartphone da Apple.
Como redefinir o seu smartphone da Apple.

Ademais, é importante citar que esta operação fará com que todos os seus dados e configurações no iPhone sejam apagados. Dessa forma, será impossível recuperar os mesmos novamente, a menos que você tenha backup deles antes.