Quem é usuário de iPhone, sabe que não há nada mais prático do que proferir o comando de voz "E aí Siri". A partir disso, você pode fazer perguntas, bem como pedir tarefas para ela, sem nem precisar tocar no seu iPhone.

Em suma, a Siri disponibiliza várias tarefas através do comando de voz. Além disso, ela funciona offline no seu smartphone. Tendo em vista que a Siri te reconhece por voz, não é necessário acionar nem mesmo, o botão lateral direcionado à assistente.

Entretanto, para que a assistente corresponda aos seus comandos, é preciso ver se a assistente está ativada no iOS. Além disso, é importante ajustar as suas configurações para que ela te ouça sempre que necessário. Sendo assim, veja abaixo como proceder.

O que é a Siri?

A Siri é a assistente inteligente de voz da Apple, que está disponível em todos os dispositivos da marca. O objetivo de usar a Siri é ficar conectado sem ter que levantar um dedo. Por exemplo, você pode fazer chamadas e enviar textos enquanto estiver dirigindo, ou quando as suas mãos estiverem ocupadas com outra coisa.

O aplicativo de assistente pessoal Siri também lembra sobre compromissos, reuniões e eventos. E embora eu me refira a Siri como "ela", fique sabendo que é possível mudar o gênero e o sotaque da Siri! Você pode configurar a mesma com a voz de um homem.

Basicamente, usar a Siri é como ter o seu próprio assistente pessoal, com menos incômodo e mais produtividade. Você pode levá-lá a qualquer lugar com você e comandá-lá a qualquer hora do dia.

O que a Siri pode fazer?

A beleza de um assistente virtual como a Siri, é que ela ajuda você com qualquer tarefa que precisar. Siri pode ajudá-lo a executar tarefas diárias sem que você tenha que tocar no telefone. Você pode definir alarmes, lembretes e temporizadores. Ela pode ajudá-lo a marcar compromissos em sua agenda e lembrá-lo sobre isso também.

Se você é um amante da música, então a Siri pode ajudá-lo a escolher qualquer música que você gosta. Uma vez que ela tem acesso ao seu aplicativo de música, você pode pedir a ela para tocar uma música, colocar em seu álbum favorito, fazer perguntas sobre bandas que você gosta, ou comprar música. Ela também pode recomendar listas de reprodução que você pode gostar de ouvir.

Além disso, você pode comandar a Siri para controlar sua casa inteligente. Usando o aplicativo Casa, a Siri pode realizar tarefas como ligar e desligar seus aparelhos inteligentes, ligar as luzes, abrir a porta, ajustar o termostato, controlar o volume da TV e muito mais.

Precisa verificar uma informação? Basta pedir para a Siri para procurá-lá no Safari. Você também pode pedir que ela realize cálculos, traduza uma frase ou fornecer notícias quando precisar. Se você precisa comprar um item, procurar arquivos em seu telefone ou reservar uma carona, a Siri pode fazê-lo usando alguns comandos simples.

Como ativar o comando E aí Siri?

Em suma, para que a Siri opere de forma correta no seu iPhone pelo comando de voz E aí Siri, é necessário ativar o recurso nas configurações do iOS. Confira:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Em seguida, toque em Siri e Busca;
  3. Logo após, ative a opção Ativar ao Ouvir E aí Siri.
Como ativar o comando E aí Siri?
Como ativar o comando E aí Siri?

E se a Siri não responder, o que fazer?

A Siri pode não responder imediatamente ao seu comando E aí Siri por vários motivos. Dentre eles é possível citar o não funcionamento do microfone do seu iPhone, ou ainda, um problema no reconhecimento da sua voz.

Sendo assim, é fundamental certificar-se de que o seu microfone está funcionando. Abaixo, veja uma configuração que pode te ajudar a fazer o assistente de voz da Apple funcionar:

  1. Entre no app Ajustes;
  2. Em seguida, acesse Siri e Busca;
  3. Depois disso, desative a opção Ativar ao Ouvir E aí Siri;
  4. Logo após, ative-a novamente;
  5. Feito isso, clique em Continuar para configurar E ai Siri;
  6. Posterior a isso, siga as instruções da Siri na tela para reconhecimento da sua voz;
  7. Por fim, toque em OK ao terminar a tarefa.
O que fazer se a Siri não responder.
O que fazer se a Siri não responder.

Caso a Siri siga não escutando o seu comando de voz, você deve ir nos ajustes de acessibilidade do iOS. Lá, é preciso ver se ela está disponível para te ouvir a qualquer instante. Para isso, veja o passo a passo a seguir:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Em seguida, acesse Acessibilidade;
  3. Depois disso, toque em Siri;
  4. Por fim, habilite a opção Sempre Ouvir E aí Siri.
O que fazer se a Siri não responder.
O que fazer se a Siri não responder.

Por fim, ainda há a possibilidade da Siri estar configurada para não te ouvir na tela de bloqueio. Nesse caso, é preciso alterar a configuração desta forma:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Em seguida, acesse Face ID/Touch ID e Código;
  3. Logo após, clique em Permitir acesso quando bloqueado;
  4. Por fim, ative a opção Siri.