Os assistentes pessoais se tornaram indispensáveis para boa parte dos usuários, permitindo realizar algumas funções por meio de comandos de voz interativos, sendo possível controlar outros dispositivos inteligentes desde que estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, como lâmpadas, cortinas e outros itens domésticos. Apesar de terem o mesmo intuito, há uma diferença significativa entre os principais assistentes de voz disponíveis para compra, como a compatibilidade com outros aparelhos e precisão das informações.

Siri, Alexa ou Google?

Especialistas realizaram testes comparando o desempenho dos três assistentes de voz a fim de determinar qual possui um desempenho superior e oferece respostas mais precisas para perguntas com diferentes graus de dificuldade. No estudo foi identificado que os três forneceram quase a mesma porcentagem de respostas corretas, indicando que as respostas erradas estão relacionadas não com o fato de os assistentes não terem entendido a pergunta, mas com o desconhecimento das respostas corretas.

O líder da competição foi o Google Assistente, que respondeu corretamente em 76% dos casos, seguido pela Alexa com 56% e Siri com o pior resultado de todos, respondendo apenas 47% de respostas corretas em questões simples.

Resultado dos testes para questões simples e complexas. (Foto: Reprodução).
Resultado dos testes para questões simples e complexas. (Foto: Reprodução).

Vale a pena ter um assistente pessoal?

Nos smarphones Android é possível utilizar o Google Assistente que dá ao usuário a possibilidade de executar algumas funções simples por meio de comandos de voz, como definir alarmes, lembretes ou fornecer algumas informações relevantes sobre o clima, trânsito ou agenda do dia, por exemplo. No celular as funções são mais simples, porém interessantes para quem pretende executar alguns comandos básicos e tornar o aparelho mais inteligente. Outra opção é adqurir as versões 'home', ou seja, para casa. Esses assistentes caseiros dispõem de mais recursos e funções, permitindo criar uma 'casa inteligente' através da integração de objetos que se conectem na rede Wireless da residência.

Nesse caso é interessante investir em modelos como a Alexa ou Google Home, que podem ser encontrados em várias versões - desde as mais antigas aos mais recentes - e custam em média R$ 350 dependendo do modelo.

Fonte