A autenticação em dois fatores é um recurso de segurança que está disponível em vários aplicativos e fornece maior segurança contra invasão da conta, sendo necessário confirmar a identidade do usuário para que o acesso seja liberado. O Google anunciou recentemente que em breve essa função será obrigatória para todos, que deverão ativar o recurso na conta para prevenir invasões ou acesso de pessoas não autorizadas.

Autenticação obrigatória

Visando tornar o uso das contas mais seguro a gigante das buscas irá orientar para que todos os usuários realizem a ativação da opção de verificação em duas etapas, com isso será requisitado um código numérico de autenticação será enviado via SMS sempre que for feito um novo login, caso contrário o acesso não será liberado. Outra maneira de verificar sua identidade é autorizando através do smartphone o acesso em outros dispositivos. É uma maneira útil de manter seus dados seguros, como nome, data de nascimento e cartões que estão vinculados ao seu Google Pay.

Essa funcionalidade está disponível tanto para Android quanto iOS e deve ser habilitada por meio das configurações da conta, porém no iPhone é preciso realizar o download do aplicativo Google Smart Lock, para que seja possível adicionar novas camadas de proteção. Por enquanto ainda não é obrigatório e os usuários não serão impedidos de utilizarem o serviços da empresa caso não realizem a configuração de segurança.

"Hoje pedimos às pessoas que se inscreveram no 2FA para confirmarem que são realmente eles com um simples toque por meio de um prompt do Google em seus telefones sempre que fizerem login. Em breve, começaremos a inscrever usuários automaticamente no 2FA se suas contas estiverem configuradas de forma adequada.", afirmou o Google.

Além da conta Google também é recomendado ativar a autenticação em dois fatores em apps como o Facebook, Instagram, WhatsApp e Twitter, ou seja, em suas redes sociais. Isso garante que terceiros não conseguirão acessar o perfil mesmo inserindo o e-mail e senha.

Ative a verificação na conta Google:

  1. Abra sua Conta do Google;
  2. No painel de navegação, selecione Segurança;
  3. Em "Como fazer login no Google", selecione Verificação em duas etapas > Primeiros passos;
  4. Siga as etapas exibidas na tela.
Verificação em duas etapas no Google. (Foto: Printscreen).
Verificação em duas etapas no Google. (Foto: Printscreen).