O Docs é o editor de texto on-line do Google e que oferece para os usuários várias ferramentas interessantes para quem precisa editar documentos com mais várias pessoas ao mesmo tempo, sendo possível visualizar em tempo real o cursor do mouse de cada pessoa que está acessando o documento. O compartilhamento é feito por meio de um convite através de um um link, assim apenas quem for convidado poderá acessar o editor de texto.

Nesta semana o Google anunciou em seu blog oficial a chegada de uma nova função no Docs, permitindo ter um maior controle sobre o que está sendo alterado no documento, garantindo um maior controle e permitindo retornar a uma etapa anterior antes da modificação, caso seja necessário.

Novidades no Docs

A última atualização aprimorou a experiência de edição simultânea de texto, em que várias pessoas podem modificar o documento ao mesmo tempo . A novidade que foi implementada pelo Google permite visualizar o histórico de edição do arquivo, podendo conferir qual usuário realizou determinada alteração no documento, data e hora, funções que até então não estava disponível.

Por ser um serviço on-line não é preciso realizar o download, bastando acessar o Docs selecionar um trecho do texto e tocar sobre com o botão direito do mouse para habilitar a opção Show Editors. O recurso ainda não foi liberado para todos, estando disponível apenas para clientes do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e Education Plus.

Histórico de alteração no Docs. (Foto: Divulgação/Google).
Histórico de alteração no Docs. (Foto: Divulgação/Google).

Ainda não está disponível para Google Workspace Essentials, Business Starter, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline e Nonprofits, bem como para clientes do G Suite Basic e Business, sendo preciso aguardar até que a função de histórico chegue para todos, incluindo na versão gratuita.

"Isso torna mais fácil acompanhar as edições feitas por vários colaboradores, dando uma visão melhor de quem foram os editores recentes, quais alterações foram feitas e quando.", afirmou a empresa.

Fonte