Recentemente a Google anunciou a vinda de diversas atualizações para os seus apps mobile Documentos (Docs), Planilhas (Sheets) e Apresentações (Slides). A maioria das novdas funcionalidades estão presentes na versão para computador e estão chegando agora para os smartphones e tablets. A principal deles é o preenchimento automático através da tecnologia Smart Compose, que chegará para os usuários do G Suite (o Gmail e a versão web do Google Documentos já contam com esta funcionalidade).

A partir do dia 12 de agosto os usuários de smartphones Android irão receber o Smart Compose no app Documentos (Docs) e os donos de iPhones (iOS) a partir de agora. Infelizmente as pessoas que possuem contas pessoais do Google não terão acesso a esta novidade, mas futuramente ela deverá chegar para todos.

Outra funcionalidade interessante que está chegando é a possibilidade de visualizar miniaturas de links nos textos. Ao tocar em um link, a pessoa verá mais detalhes sobre o site através de uma miniatura que apresentará o título e uma imagem do site (o cartão será exibido na parte inferior da tela). Esta nova função já está ativa para os usuários do iOS e chegará para Android no dia 12 de agosto.

Além das funcionalidades citadas acima, o app Google Documentos também ganhou a capacidade de editar documentos do Microsoft Office sem a necessidade de converter o formato do arquivo. Porém, uma funcionalidade que pode ser mais interessante do que essa é a possibilidade de responder comentários de colaboradores do texto diretamente no Gmail. Esta funcionalidade de e-mail dinâmico está presente na plataforma web desde o ano passado e agora será possível utilizá-la através do app Gmail no iOS e Android.

Mesmo após todas estas novidades, ainda foi revelado pela Google a vinda do modo escuro aos apps Documentos, Planilhas e Apresentações no Android. A novidade chegará para os usuários do iOS mais tarde.