Ontem, domingo você talvez deva ter percebido alguma lentidão ou falha em algum serviço do Google. Saiba que não foi somente com você, foi algo generalizado que atingiu o mundo todo. O Google Cloud, plataforma em nuvem da empresa, apresentou inconsistências afetando vários serviços da própria empresa e de outras empresas que dependem dele.

Os problemas de instabilidade ou falha começaram a serem relatados a partir das 16:25 (horário de Brasília), principalmente na região leste dos Estados Unidos. Mas o problema foi relatado também no Brasil, na Europa, na Índia e no Japão até o anoitecer de domingo.

A página de status do Google Cloud informa que houve problemas em duas ferramentas da plataforma: Google Compute Engine e Google Cloud Networking. Os alertas de erros dados por usuários em diversos países chegaram a um pico de 4300 por volta das 16h.

Mapa de falhas de hoje (03) no YouTube
Mapa de falhas de hoje (03) no YouTube

Diversos serviços sofreram problema como, por exemplo, Analytics, Drive, Gmail, YouTube, Docs, Hangouts, Uber, Snapchat, Discord, Vimeo, Playstation Network, etc.

Na metade do ano de 2018 os serviços do Google também chegaram a sofrer uma falha. O Google Home e o Chromecast simplesmente pararam de funcionar por mais de 8 horas. Ainda no mesmo ano, no final, o YouTube também sofreu ficando fora do ar por mais de uma hora, afetando diversos produtores de conteúdo. Além disso, no início deste ano (2019), repetiu-se a mesma situação ocorrida anteriormente com o YouTube conjuntamente com reclamações de problemas ao acessar contas no Gmail.

É nestas horas que vemos o quão dependente várias empresas e pessoas são dos serviços do Google. Comente abaixo o que você acha disso.