Em nosso dia a dia estamos rodeados por aparelhos eletrônicos. São smartphones, computadores, TVs, micro-ondas, geladeira... Cada um deles possui especificações técnicas, assim como indicações específicas de tensão e corrente.  E é aí que surge a dúvida: o que é tensão? O que é corrente? Mais comum ainda é se perguntar o que é amperagem e o que é voltagem?

Na realidade os termos "amperagem" e "voltagem", em uma linguagem mais técnica, não estão corretos. Eles são uma forma leiga para se referir a corrente e tensão. A confusão acontece devido as unidades de medida de tensão e corrente ser, respectivamente, volts e amperes. Desta forma, muita gente acaba se referindo às grandezas como amperagem e voltagem. Além disso, os termos em inglês também contribuem para a troca de nomes. Neste caso, o termo "amperage" (no mesmo sentido usado de "amperagem" ) é perfeitamente aceitável e muito usado. Igualmente nos casos dos termos "voltage" e "wattage".


Imagem: Reprodução Internet

Agora que você já sabe que deve evitar falar "amperagem" e "voltagem", principalmente se for profissional da elétrica, vejamos o que é corrente, erroneamente conhecida como "amperagem" e tensão "voltagem".

Quando um fio elétrico está conduzindo eletricidade, existe nele o movimento ordenado de minúsculas partículas de eletricidade, chamadas elétrons. O movimento ordenado destas cargas é chamado de corrente elétrica. Desta forma, pode-se dizer que corrente é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Este fluxo é medido por uma unidade denominada ampere, abreviada pela letra "A".

E tensão? Uma corrente, para se estabelecer por um fio, precisa de uma ação externa que "empurre" estas cargas.  Esta força externa necessária é chamada de tensão elétrica. Neste caso, podemos dizer em termos mais técnicos que, tensão é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos medida em volts, abreviada pela letra "V". Quanto mais volts tiver, mais energia pode fluir mesmo que a intensidade da corrente seja a mesma.

Uma analogia que ajuda a entender os conceitos é imaginar a tensão como sendo uma estrada. Se duplicarmos a quantidade de vias, será possível duplicar o fluxo (corrente) de veículos, mesmo que a velocidade continue a mesma.

Tensão e corrente podem ser usadas para calcular o consumo de energia de diversos equipamentos, quando estes não tiverem a informação disponível. Para isso, basta multiplicar o número de volts por amperes. A resposta obtida tem como unidade de medida o watts:  unidade de medida do uso de energia elétrica.

Veja também: