Caso você esteja tendo problemas com a formatação de texto ou até mesmo para começar a editar algum texto no Google Docs (Documentos) ou Slides, saiba que o motivo para isso foi descoberto. Segundo o gerente de produto do Google Drive, Remy Burger, os problemas vêm da recente implementação feita pelos bloqueadores de anúncios (adblockers). Ou seja, ao desabilitar a extensão do bloqueador de propagandas, é bem provável que os problemas que estavam ocorrendo antes irão desaparecer.

De acordo com Remy, o problema ocorre devido a alterações feitas nas listas de bloqueio do AdBlock e EasyList, que são utilizadas pela maioria dos adblockers. Por conta disto, a Google não pode fazer nada para que o problema seja corrigido, pois quem criou o bug foram os adblockers e ele deverá ser solucionado por eles. O AdBlock já comunicou que irá resolver o problema em breve, deixando os usuários mais aliviados.

Nos últimos dias várias pessoas relataram problemas no Google Docs e Slides através do Twitter e do Reddit. Ainda não se sabe se este erro está ou não afetando outros serviços da Google.

Como solucionar o problema temporariamente

Caso você esteja tendo problemas com o Google Docs ou Slides, a única solução atualmente é adicionar a página como exceção, "pausar" o serviço de bloqueio de anúncios ou desinstalar a extensão.

É interessante salientar que o uso de adblocks impede que a nossa página tenha ganhos e consequentemente ficaria inviável manter o site sem a receita gerada pelas propagandas.

Você está tendo os problemas citados acima? Comente abaixo e conseguiu solucioná-los temporariamente.