O Google I/O (sigla para Input e Output) é um evento para a divulgação das novidades da gigante das buscas, que visa realizar palestras e encontros entre público e empresa. Devido a pandemia, a edição do ano passado foi cancelada, mas retornará em 2021 em uma versão totalmente digital.

De acordo com a página oficial do evento, a apresentação da Google ocorrerá entre os dias 18 e 20 de maio, e deve abordar grandes lançamentos para o portfólio da companhia neste ano. Todos estão sendo convidados e de forma gratuita. Como de costume, a empresa não revela quais produtos aparecerão durante a I/O 2021, mas nós temos a expectativa para algumas possíveis novidades.

Confira o que podemos esperar do Google I/O 2021.

Android 12

Uma das principais novidades e que deve ser confirmada durante a apresentação, é a chegada da nova edição do seu sistema operacional para smartphones. O Android 12 já está na fase de testes e pode ser baixado por quem possui um Google Pixel, mas deve ser oficialmente apresentado como um dos grandes lançamentos durante o evento.

Wear OS

Além do Android 12, um sistema para wearables também pode ser anunciado durante o I/O 2021. Estamos falando do Wear OS, sistema operacional que deve ser integrado ao futuro Samsung Galaxy Watch 4, além do Google que, segundo rumores, está desenvolvendo o Pixel Watch, seu próprio modelo de smartwatch.

Já que ambos relógios ainda não tem data de lançamento, o evento de novidades deste ano deve servir de palco para anunciar o Wear OS de uma vez por todas, para enfim chamar a atenção dos desenvolvedores de dispositivos vestíveis.

Pixel Buds A

Provável design do Pixel Buds A. Imagem: Reprodução / techradar)
Provável design do Pixel Buds A. Imagem: Reprodução / techradar)

Outro provável lançamento é o anúncio oficial do fone sem fio Pixel Buds A. Depois do Android 12, esse é o dispositivo que mais tem chances de apresentação durante o I/O 2021. Esta afirmação vem por conta da recente aparição do Pixel Buds A em órgãos reguladores de todo mundo, além de ser listado na própria loja do Google.

O fone de ouvido já teve até seu provável design revelado e algumas funções interessantes, como integração com o Google Assistente, graças a seu sistema de uso wireless. Ele é um dos lançamentos mais aguardados atualmente.

Google Assistente e produtos Nest

Falando em Google Assistente, há a expectativa da ampliação do serviço com os dispositivos da linha Nest. Geralmente, esse tipo de lançamento acontece em praticamente todas as edições do Google I/O no decorrer dos anos.

De acordo com a página Android Central, a gigantes das buscas deve utilizar a apresentação deste ano para apresentar câmeras e campainhas para o sistema inteligente Nest. O mais recente lançamento para esta série de dispositivos, foram os alto-falantes Nest Hub, produto que não deve dar as caras durante o evento.

Como assistir o Google I/O 2021?

Por ter um formato digital, o evento deste ano é totalmente gratuito e pode ser acompanhado de qualquer lugar do mundo. Para isso, acesse a página oficial do evento (clicando neste link), e depois clique no botão "Inscreva-se", localizado no canto superior direito da tela.

A tela de programação do Google I/O. (Imagem: Adalton Bonaventura)
A tela de programação do Google I/O. (Imagem: Adalton Bonaventura)

Clique em "Prosseguir" e vá inserindo suas informações pessoais.

Depois que clicar em Prosseguir, adicione suas informações pessoais. (Imagem: Adalton Bonaventura)
Depois que clicar em Prosseguir, adicione suas informações pessoais. (Imagem: Adalton Bonaventura)

No final, você recebe um selo de confirmação do Google I/O 2021, e precisa agora aguardar chegar o tão aguardado dia.

Você ainda pode criar um perfil de desenvolvedor, dependendo das opções que preencheu durante o cadastro. (Imagem: Adalton Bonaventura)
Você ainda pode criar um perfil de desenvolvedor, dependendo das opções que preencheu durante o cadastro. (Imagem: Adalton Bonaventura)

Via