O Google vem trabalhando para adicionar novos recursos inteligentes em seus aplicativos, permitindo que o usuário tenha uma experiência aprimorada e possa realizar algumas funções de forma automática através do assistente da empresa, que está constantemente recebendo atualizações a fim de adicionar novos comandos e suporte para outras funcionalidades.

No mês passado a desenvolvedora liberou um update que corrigiu o problema do assistente ativando sem que haja uma interação do usuário. Para os próximos meses é provável que o Google Assistente receba melhorias no reconhecimento de fala e na inteligência usada pelo sistema, permitindo configurar comandos utilizando uma única palavra e sem que seja preciso dizer o popular 'Ok, Google'.

Novidades no assistente

O Google Assistente receberá em breve novas atualizações para torná-lo ainda mais útil, sendo capaz de reconhecer palavras sem que seja necessário ativar o aplicativo através da frase 'Ok, Google', permitindo realizar alguns comandos simples a partir da Inteligência Artificial (IA) aprimorada, como parar alarmes dizendo 'parar' ou atender chamadas falando 'atender', dispensando o 'Ok Google' no início de cada frase.

Por enquanto ainda não há muitas informações sobre quando a empresa disponibilizará as novas funcionalidades em seu assistente pessoal, embora seja provável que o recurso chegue para os usuários na versão estável apenas a partir do ano que vem.

Google Assistente. (Foto: Reprodução).
Google Assistente. (Foto: Reprodução).

Além do suporte para identificação de palavras, é as próximas atualizações também deverão trazer novas frases pré-determinadas para a execução de alguns comando.

Principais comandos de voz:

  • Ligue para [nome do contato];
  • Mande mensagem [fale a mensagem] para [nome do contato];
  • Mande um e-mail para [nome do contato];
  • Como está o clima hoje?
  • Defina um alarme para às [falar horário];
  • Assistir [nome da série/filme] no [nome do serviço de streaming];
  • Toque a música [nome] no [nome do app];
  • Etc.

Ative o Google Assistente

Para utilizar todos os recursos que o assistente de voz é capaz de proporcionar é preciso habilitá-lo nas opções de web apps, que apesar de coletar mais dados do usuário torna o uso do smartphone mais simples, sendo possível realizar várias tarefas de forma automática, como enviar mensagens, consultar o clima ou adicionar lembretes, por exemplo.

  1. Toque sobre o ícone do Google na barra de buscar e vá até 'Mais';
  2. Em seguida siga até a opção de 'Configurações' e 'Google Assistente';
  3. Ative o 'Voice Match' por meio do Ok Google.
Ative o Google Assistente. (Foto: Oficina da Net).
Ative o Google Assistente. (Foto: Oficina da Net).

Fonte