O Google Assistente vem recebendo atualizações a fim de aprimorar a experiência do usuário, otimizar o serviço e corrigir as falhas encontradas tanto na versão beta quanto estável, além de adicionar novos recursos e funcionalidades, como a possibilidade de ajustar manualmente o sensor do "Ok, Google", comando de voz utilizado para ativar o assistente da empresa.

Novidades no Google Assistente

A desenvolvedora trouxe uma função que permite ao usuário ajudar a Inteligência Artificial (IA) a reconhecer com maior facilidade o comando por voz, com isso evitando que o aplicativo abra acidentalmente ou sem que a frase "Ok, Google!", tenha sido dita. O novo recurso é chamado de 'aprendizado federado" (na tradução literal) e pode ser encontrado nas configurações gerais do aplicativo.

O objetivo é armazenar no próprio smartphone os dados do reconhecimento de voz, dessa forma o assistente não precisará enviar o conteúdo para a nuvem, tornando o processo mais rápido.

Google Assistente. (Foto: Reprodução/9to5Google).
Google Assistente. (Foto: Reprodução/9to5Google).

"Suas gravações de áudio permanecem em seu dispositivo enquanto uma tecnologia de preservação de privacidade combina informações suas e de muitos outros participantes para ajudar o Assistente a aprender com o tempo e desenvolver melhores recursos inteligentes.", afima o Google

Isso dá mais segurança para aqueles que são receosos quanto a privacidade, visto que o aplicativo não manterá o microfone em uso no segundo plano. Esse problema também é comum na concorrência, como na Siri, da Apple, ou Alexa da Amazon.

Leia também:

Histórico do Assistente

Poucos usuários sabem, porém o Google Assistente salva o áudio todas as pesquisas por voz que você faz. Esses dados estão à disposição e podem ser acessados a qualquer momento através da atividade da web e apps. Caso queira é possível desabilitar a coleta dessas informações, porém o uso do Assistente de voz ficará bem limitado.

  • Para acessar sua atividade da conta Google CLIQUE AQUI.
Atividade da web. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Atividade da web. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Fonte