Em primeiro lugar, é importante ressaltar que nenhum dos melhores editores de PDF gratuitos, oferecem todos os recursos sofisticados, que você encontra em um editor de PDF pago. Apesar disso, a maioria dessas opções gratuitas permite criar e modificar documentos PDF (Portable Document Format), o que é suficiente para satisfazer a maioria dos usuários. Conheça aqui, os 5 melhores editores de PDF grátis.

O PDF e seu uso no dia a dia

Muitos profissionais fazem uso do PDF como uma ferramenta de trabalho. Dessa forma, aqueles que precisam dessa ferramenta, bem como editá-la, consideram válido pagar por um dos melhores editores de PDF e seus conjuntos de recursos mais extensos.

Entretanto, para aqueles que não tem condições de pagar pelo serviço, existem na internet, editores de PDF gratuitos funcionam bem para uso ocasional. Eles fornecem os mais diversos tipos de ferramentas básicas de edição e criação de documentos. E pasme: muitas vezes encontramos alguns extras surpreendentes incluídos nos programas gratuítos.

Pensando em facilitar o seu dia a dia, examinamos algumas ferramentas gratuitas de PDF e comparamos seus recursos com os que você encontraria em editores de PDF pagos. Confira abaixo os 5 melhores editores de PDF grátis.

Os melhores editores de PDF gratuitos que você pode usar

1. PDF Candy

Características Compatibilidade/Função
Desenvolvedor Icecream Apps
Compatibilidade Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari
Categoria OCR, edição de PDF, conversão de arquivos
Atualização da versão gratuita Nenhuma

Resumo

+ Recurso OCR

+ Recursos abrangentes de conversão e criação de arquivos

+ Ferramentas sólidas de layout de PDF

- Recursos limitados de edição de texto

O PDF Candy pode ser um dos editores de PDF gratuitos mais atraentes, principalmente porque oferece uma opção de OCR não disponível em outros editores de PDF gratuitos.

Embora você não possa editar o texto OCR diretamente no editor de PDF baseado na web do PDF Candy, você pode fazer upload de um arquivo PDF. Após isso, fazer com que o PDF Candy extraia o texto e crie um documento de texto, arquivo RTF ou documento do Word.

O conjunto de ferramentas do PDF Candy é formidável. Você pode usar 44 ferramentas para criar ou converter arquivos PDF. Além disso, você encontrará ferramentas para reorganizar páginas em um documento, adicionar marcas d'água, bem como proteger arquivos PDF com senhas. Também é possível editar metadados em um arquivo PDF, dividir ou adicionar páginas a documentos e extrair imagens.

Ao concluir uma tarefa em um documento, você obterá uma lista de outras ferramentas que pode usar para diferentes tarefas. Assim que as alterações forem concluídas, você pode baixar o documento editado ou carregar um novo documento para trabalhar. O PDF Candy mantém todos os seus documentos em uma fila para que você possa baixá-los todos de uma vez depois de terminar de fazer as alterações.

Enquanto as ferramentas reais de edição de texto no PDF Candy são tão limitadas quanto em qualquer outro aplicativo gratuito de edição de PDF, tudo o mais que o PDF Candy tem a oferecer o coloca acima das outras opções gratuitas.

2. PDFescape

Desenvolvedor Red Software
Compatibilidade Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari
Categoria anotação em PDF
Atualização da versão gratuita $ 36 (premium), $ 72 (definitivo) por ano

Resumo

+ As ferramentas de anotação baseadas na web são fáceis de entender e usar

+ O limite de páginas aumentou para 100 páginas

+ Conjunto impressionante de recursos para um aplicativo gratuito

- Fontes muito limitadas

PDFescape é uma excelente opção para edição online de PDF. Simples de usar e disponível para qualquer pessoa com um navegador da web, o PDFescape pode ser tudo de que você precisa para editar e fazer anotações em arquivos PDF.

Anteriormente, o PDFescape tinha um limite de arquivo PDF de 10 MB ou 50 páginas. Esse limite de tamanho de arquivo de 10 MB permanece em vigor, mas agora você pode editar arquivos de até 100 páginas gratuitamente.

O PDFescape oferece amplas ferramentas de anotação. Você pode usar o aplicativo para preencher formulários, criar campos de formulário, inserir texto e links da web, destacar texto, adicionar notas, redigir ou riscar texto, cortar e girar imagens, adicionar ou remover páginas e até mesmo bloquear e criptografar documentos PDF.

Você terá que lidar com opções de fonte severamente limitadas, no entanto. O PDFescape oferece cinco fontes, uma das quais é uma fonte de "assinatura" genérica que não se parece em nada com a sua própria assinatura. Por outro lado, você encontrará muito mais ferramentas no PDFescape do que no típico editor de PDF gratuito e básico.

3. Apple Preview

Características Compatibilidade/Função
Desenvolvedor Apple
Compatibilidade macOS
Categoria anotação em PDF; edição de imagens
Atualização da versão gratuita Nenhum

Resumo:

+ Incluído em todos os Macs

+ Inclui ferramentas de edição de imagem

+ Excelentes ferramentas de anotação e opções para adicionar assinaturas a documentos

- Não disponível para outras plataformas

- As ferramentas de marcação não são fáceis de encontrar

- Sem OCR

O aplicativo Preview da Apple está integrado em todas as versões do macOS, incluindo o macOS BIg Sur. Não só é capaz de trabalhar com arquivos PDF, mas também oferece vários outros recursos de edição de imagem. É a ferramenta multifuncional do universo da edição de imagens, capaz de abrir virtualmente qualquer arquivo de imagem que você possa encontrar.

A maior parte dos recursos de marcação do Preview não são óbvios quando você abre o aplicativo pela primeira vez. Entretanto, você encontra algumas ferramentas básicas para girar páginas e destacar texto.

O conjunto completo de ferramentas de marcação da visualização aparece quando você clica em um pequeno botão de marcação. Esse, se parece com a ponta de um lápis localizado próximo à ferramenta de pesquisa na barra de ferramentas Visualização.

Essas ferramentas de marcação incluem opções de seleção de texto; ferramentas de desenho que você pode usar para adicionar desenhos à mão livre a um documento; uma ferramenta de texto para adicionar texto adicional a um documento; uma ferramenta que adiciona formas e notas; e uma ferramenta de assinatura que você pode usar para capturar sua assinatura usando a câmera do Mac, um tablet ou trackpad.

4. FormSwift

Características Compatibilidade/Função
Desenvolvedor King Street Labs LLC
Compatibilidade Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari
Categoria Formulários jurídicos, anotação em PDF
Atualização da versão gratuita $ 89 / ano

Resumo

+ Extensa biblioteca de formulários jurídicos e comerciais

+ Ferramentas de anotação sólidas

- Ferramentas de texto limitadas

- Sem forma de alterar o texto existente

FormSwift oferece um toque ligeiramente diferente na edição de PDF. Embora ofereça a opção de fazer upload e editar arquivos PDF. Além disso, oferece uma grande biblioteca de formulários jurídicos e outros formulários de negócios que você pode preencher online, bem como baixar um arquivo PDF ou documento do Word.

Achei as ofertas do FormSwift excelentes e vale a pena dar uma olhada se você precisar de documentos comerciais básicos. Todos esses formulários podem ser preenchidos online e baixados assim que você adicionar as informações pertinentes. Ou você pode baixar versões em branco dos documentos e inserir informações localmente em seu computador.

Para edição de PDF, o processo é simples. Arraste um arquivo para o seu navegador - há um tamanho máximo de 10 MB - e use as ferramentas do FormSwift para adicionar novo texto e imagens; realçar, redigir ou apagar texto existente; e assinar documentos.

As ferramentas de texto do FormSwift são limitadas. Você tem quatro fontes para escolher, mas pode redimensioná-las para quase qualquer nível que desejar e também pode fazer alterações nas cores e estilos do texto. Você pode adicionar um novo campo de texto ao seu documento, inserir um novo texto e ajustar o texto, colocando-o em qualquer lugar que desejar no documento.

Mas não há maneira de fazer alterações no texto existente, a não ser redigindo-o. Todas as outras ferramentas funcionam conforme o esperado, incluindo uma ferramenta de assinatura que permite assinar um documento usando o teclado, o mouse ou uma imagem enviada.

5. Smallpdf

Características Compatibilidade/Função
Desenvolvedor Smallpdf GmbH
Compatibilidade Chrome, Firefox, Edge, Opera, Safari
Categoria Conversão e edição de PDF
Atualização da versão gratuita $ 108 / ano

Resumo

+ Ferramentas básicas de edição para PDFs

+ Inclui ferramentas para conversão de arquivos

- Sem recursos de anotação ou marcação

- Opções de fonte limitadas

- Limite de 2 documentos por dia

A oferta de edição de PDF online gratuita do Smallpdf é super-básica, tornando possível apenas adicionar pequenas alterações aos documentos. Mas você pode achar os outros recursos gratuitos do Smallpdf mais atraentes. Isso inclui ferramentas para converter arquivos PDF em Word, Excel, PowerPoint e JPEG. Você também pode converter cada um desses tipos de arquivo em PDF.

Por mais básico que seja, o Smallpdf pode adicionar páginas ou compactar documentos PDF existentes. Além disso, existem ferramentas para adicionar assinaturas a documentos semelhantes às disponíveis com o aplicativo Preview da Apple em um Mac.

Tudo isso está disponível sem limitações de tamanho de arquivo, mas Smallpdf permite processar apenas dois documentos por dia. Se você quiser fazer mais, terá que atualizar para o plano Pro, que oferece aplicativos de desktop Smallpdf, bem como processamento ilimitado.

Para editar PDFs, você tem quatro opções para trabalhar: Adicionar Texto, Adicionar Imagem, Adicionar Forma e Desenhar. Você notará que não há opções para adicionar notas ou comentários, e nenhuma maneira de destacar o texto existente. Se precisar adicionar anotações ou marcar um documento PDF, você deve procurar em outro lugar.

Mesmo que as quatro opções oferecidas pareçam ser suficientes para você, você ainda se sentirá restrito a cada uma dessas ferramentas. Adicione texto e você terá apenas cinco opções de tamanho e nenhuma escolha de fonte (embora você possa selecionar estilos serif, sans serif e monotype para sua escolha de fonte única). Você também está limitado a sete cores de fonte.

Embora o Smallpdf possa não ter nada além do básico para editar arquivos PDF, é muito mais atraente para adicionar assinaturas eletrônicas, converter ou compactar arquivos e mesclar documentos.

Como escolher o melhor editor de PDF grátis para você

Escolher o melhor editor de PDF gratuito é muito parecido com escolher uma versão paga de um editor de documentos - identifique exatamente o que você deseja fazer com um arquivo PDF e escolha o programa que oferece os recursos que permitirão que você faça isso. Isso pode ser tão simples quanto decidir se você precisa de um editor de PDF que lide com a criação e design de documentos ou se você apenas deseja algo que possa deixar comentários e sugestões em um arquivo digital.

Nem os melhores editores de PDF gratuitos são criados iguais. Em alguns casos, eles podem ser extremamente limitantes, e talvez seja melhor usar uma versão paga. Porém, alguns dos editores de PDF gratuitos fazem um ótimo trabalho em fornecer anotações, edição e até mesmo recursos de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), sem que isso te custe um centavo.