Muito utilizado por designers durante a criação de projetos, os bancos de imagens fornecem um acervo gigantesco de fotos que podem ser utilizadas durante trabalhos publicitários, porém é preciso atentar-se pois algumas fotografias possuem direitos autoriais e precisam ser compradas para que o usuário tenha o direito de usá-las em seu site ou projeto.

Melhores bancos de imagem

Todos os sites listados neste artigo possuem imagens gratuitas, porém é preciso observar se o autor permite que a imagem seja utilizada para fins comerciais ou não. Essa informação pode ser encontrada próximo ao botão de download. A principal vantagem de utilizar imagens de bancos é a alta qualidade e várias opções de tamanho, como pequeno, médio ou largo.

Alguns deles requerem que o usuário crie uma conta para que seja possível baixar as fotos, porém a grande maioria permitem salvar sem ter um cadastro, sendo preciso apenas confirmar o captcha.

1. Unsplash

Dentre todos os sites gratuitos para download de imagens que já utilizei o Unsplash é o mais completo e que possui maior variedade de fotos, seja para wallpaper, criação de bannes ou vetores. A interface da plataforma é bem intuitiva, apresentando no menu superior várias sugestões de temas, como arquitetura, natureza ou pessoas.

Um dos principais benefícios é a possibilidade de salvar as mídias sem precisar ter uma conta no site, embora o cadastro traga novos recursos e funções, permitindo favoritar as imagens e criar álbuns personalizados.

Para baixar uma imagem em alta resolução é bem simples, basta abrir a foto e no canto superior direito você verá a opção de 'Download grátis', selecione o tamanho e aguarde enquanto o conteúdo é baixado no dispositivo. Caso queira é possível dar os créditos para o autor referenciando-o na legenda.

Plataforma do Unsplash. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Plataforma do Unsplash. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

2. Pixabay

Conhecido por ter uma galeria ampla de imagens, vetores, vídeos e músicas sem direitos autorais, o Pixabay é uma das melhores opções para quem busca alternativas gratuitas para uso comercial, principalmente para divulgação em sites como imagens que compõem o artigo ou para a capa.

No site é possível encontrar conteúdo pago e outros que requerem atribuição ao autor, caso contrário poderá ser enquadrado na Lei de direitos autorais. Para verificar essa informação abra a imagem e logo abaixo ao botão de download você verá a licença de uso.

Pixabay. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Pixabay. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Leia também

3. Free Digital Photos

O site possui uma organização muito boa, sendo fácil de localizar o conteúdo através das categorias. A principal desvantagem é que algumas imagens precisam de atribuição e estão disponíveis gratuitamente apenas em baixa resolução, sendo preciso pagar - em dólares - para obter uma qualidade superior.

Esse website é recomendado para quem procura por ícones em .PNG para realizar a criação de projetos.

Página inicial do FreeDigitalPhotos. (Foto: Printscreen).
Página inicial do FreeDigitalPhotos. (Foto: Printscreen).

Dica!

Caso não encontre a imagem que está buscando tente procurar pelo termo em inglês. Exemplo: cellphone, smartphone, etc.

4º Freerange Stock

Diferentemente dos anteriores, o Freerange possui ilustrações e imagens de alta resolução gratuitamente, permitindo que o designer crie e utilize em projetos comerciais gratuitamente, em alguns casos sem requerer atribuição. Em contrapartida, para ter acesso ao acervo é preciso registrar-se na plataforma utilizando um endereço de e-mail.

Página do Freerange. (Foto: Printscreen).
Página do Freerange. (Foto: Printscreen).

Já conhecia esses bancos de imagem? Conta pra gente, comenta!