Se eu perguntar a você qual é o melhor formato de imagem que existe, qual seria sua resposta? JPEG? Não estaria de todo errado, mas a verdadeira resposta seria: DEPENDE. Vamos entender o porquê?

    RAW

    A tradução da palavra já diz muito sobre o seu significado. Raw em inglês significa "cru". O RAW é o formato mais fiel à imagem que as lentes da câmera transmitiram ao sensor. Ela não sofre compressão alguma, portanto, contém mais informações, detalhes e propriedade de cores mais fiéis que uma imagem em formato JPEG, por exemplo. Em compensação, as imagens ficam mais pesadas e menos fotos caberão em seu cartão de memória.. BEM MENOS. A compressão ocorre dentro da câmera e é parte do processo de digitalização da imagem.

    Imagem:

    RAW não passa por toda a compressão de um JPEG popular. Imagem:Photo.net

    O RAW nem deveria ser considerado um formato de imagem, já que ela simplesmente significa uma imagem sem efeitos de compressão. Tanto é que o formato dos arquivos RAW varia de uma marca para outra. A Canon, por exemplo, utiliza o formato ".crw". Já na Nikon os usuários encontram o formato ".nef".

    RAW, JPEG, TIFF, GIF e PNG - Quais são as diferenças

    Se você resolver utilizar o RAW em suas fotos com câmeras digitais, saiba que nem todos os softwares tem suporte para abrir arquivos RAW. Photoshop - junto do plugin Adobe Camera RAW, Adobe Lightroom são os principais editores de fotografias em RAW. Todas as imagens RAW precisam passar por um software de pós-produção para depois se tornar uma imagem jpeg ou png, tiff, gif, etc.

    Ao jogar uma imagem RAW no Adobe Photoshop, automaticamente abre-se o Camera Raw

    Ao jogar uma imagem RAW no Adobe Photoshop, automaticamente abre-se o Camera Raw

    A utilização mais comum do RAW se dá no clique da foto e edição. Após o processo de edição, o usuário pode salvar a foto no formato que desejar. Desta forma, mesmo que em JPEG, a imagem não sofrerá mais modificações e, portanto, preservará a qualidade da foto.

    TIFF

    Também conhecido entre os profissionais de fotografia, o TIFF (Tagged Imagem File Format) sofre pouca compressão do sistema das câmeras. O formato é melhor que o JPEG e ligeiramente inferior ao RAW.

    Há quem diga que o TIFF é o melhor formato para se trabalhar com imagens sem compressão. Assim como o RAW, o TIFF precisa ser trabalhado desde o clique da foto. De nada adianta tentar melhorar a qualidade da imagem depois dela já processada. Portanto, sua câmera precisa ter suporte para fotos em TIFF, do contrário a utilização do mesmo vai apenas tornar seus arquivos mais pesados - sem melhora de qualidade.

    Imagem:Photo.net

    Imagem:Photo.net

    As imagens salvas em ".TIFF" também preservam layers sobrepostas, sendo um formato aberto, bem como o PSD, utilizado no Adobe Photoshop.

    JPEG

    JPEG faz parte dos formatos que utilizam um algoritmo de compressão para reduzir o tamanho de imagens bitmap. É bem provável que no seu dia a dia você tenha constante acesso a imagens ".JPEG/JPG" ou ".PNG" para imagens vazadas (sem cor de fundo). O JPEG (Joint Photographic Experts Group), possui alta taxa de compressão. Com este formato você pode ter imagens de resolução ótima com um tamanho de arquivo bem enxuto.

    Foto .jpeg com qualidade boa

    Foto .jpeg com qualidade aceitável
    imagem .jpeg de qualidade ruim

    imagem .jpeg de qualidade ruim

    O JPEG é o formato preferido para imagens da web, por conta de seu pequeno tamanho e qualidade aceitável. O Photoshop tem ainda o chamado "save for web" que comprime ainda mais a imagem apagando do código dela uma série de informações de exposição, localização e todos aquelas propriedades de identificação.

    GIF

    O GIF (Graphics Interchance Format) foi desenvolvido pela CompuServe para atender a necessidade de imagens em computadores mais antigos, em que a imagem dos monitores era exibida em 8 bits. Este formato é patenteado. Hoje é muito mais comum a utilização de Gifs animados nas redes sociais, etc. O GIF preserva transparência de cores indexadas.

    Já na parte das imagens estáticas, o Gif foi substituído pelo PNG e o JPEG, que possui compressão menor e mais qualidade nos pixels. Deu pra entender?

    Leia também:

    PNG

    Como dito acima, o PNG (Portable Network Graphics) é popularmente conhecido como um formato em que não é necessário utilizar o canal alfa da imagem, ou seja, dá para salvar algo sem o fundo (fundo vazado). O PNG é um formato livre de patentes - diferente do GIF - que permite regular a compressão da imagem sem danificar exorbitantemente sua qualidade.

    Qual é o melhor?

    Depende da utilização que você vai dar para a imagem. Lembro que o Photoshop e outros softwares de edição possibilitam que você não só altere propriedade de cor (edições) da imagem como também permitem que o tamanho, resolução, qualidade e formato serão alterados. Portanto, o propósito para o qual você está utilizando cada formato é que define se é a melhor opção ou não.