O formato de arquivo PSD do Photoshop é uma grande contribuição da Adobe quando se trata de trabalhar em projetos de imagem. A capacidade de salvar projetos que ainda estão sendo editados, para continuar trabalhando depois é uma conquista muito significativa do PSD. Diferentemente dos formatos PNG ou JPG, que podem ser abertos pela grande maioria dos editores de imagem, o PSD é uma extensão restrita ao Photoshop. Porém, existem alternaticas, e aqui vamos mostrar 10 maneiras de abrir o arquivo PSD sem o Photoshop.

10 maneiras de abrir o arquivo PSD sem o Photoshop

Com os softwares aqui listados, você conseguirá visualizar o arquivo PSD sem precisar do Photoshop instalado no computador.

1. Gimp

Gimp
Gimp

O Gimp é a alternativa de código aberto mais próxima do Photoshop. O aplicativo parece bastante semelhante ao Photoshop em termos de layout. Com o Gimp, você pode não apenas abrir um arquivo PSD, mas também fazer edições básicas, como faria com o Photoshop. A configuração do Gimp é um pouco pesada em comparação com todos os outros aplicativos nesta lista. É claro que o Gimp provavelmente nunca será tão poderoso quanto o Photoshop, mas quando se trata da edição básica de imagens, ele é o melhor que você pode ter gratuitamente.

Gimp

2. Paint.NET

Paint.NET
Paint.NET

O Paint.NET é outra ferramenta poderosa que pode abrir arquivos PSD. É um sotfware grátis que pode manipular imagens em nível básico a intermediário. O aplicativo é perfeito para edições rápidas em suas imagens. Embora não seja tão rico em recursos como o GIMP, ele pode pré-visualizar qualquer padrão de edição de imagem. O Paint.NET também é um dos editores de imagem mais rápidos do mercado. Roda até mesmo em netbooks e PC "fraco" sem quaisquer problemas.

Existem duas versões do Paint.NET. A versão Clássico é fornecida gratuitamente e deve ser baixada através do link abaixo. E a versão baixada através da Windows Store é paga.

Paint.NET

3. IrfanView

IrfanView
IrfanView

O IrfanView é para aqueles que querem mais do que apenas visualizar um arquivo PSD. Ele pode fazer muito mais coisas, como conversão, otimização, digitalização e impressão, além de criar apresentações de slides. Também pode reproduzir áudio / vídeo, mas você precisa instalar plugins apropriados. Há muitas opções para converter um arquivo PSD, e as comuns são JPG, BMP, Raw e PDF.

IrfanView

4. Google Drive

Google Drive
Google Drive

O Google Drive é uma opção fácil se você quiser apenas visualizar a imagem do arquivo PSD. Basta abrir o Google Drive e, depois disso, arrastar o arquivo PSD para lá. Assim que o upload for concluído, você terá várias opções. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione "Visualizar a imagem". Você pode imprimir ou convertê-lo usando a conversão na nuvem. O Google Drive não permite visualizar camadas dos arquivos PSD.

Google Drive

5. Photopea

Photopea
Photopea

O Photopia pode ser uma novidade para você, mas é um excelente ferramenta online para abrir arquivos PSD. É uma versão online do PhotoShop. Você pode abrir um PSD diretamente do seu computador ou de um link. O Photopea está disponível em oito idiomas, incluindo o português, e você pode personalizá-lo. Mesmo sendo uma ferramenta baseada na web, ele abre arquivos PSD pesados ​​sem nenhum problema.

Photopea

6. XnView

XnView
XnView

O XnView é um gerenciador de fotos eficiente, conversor de imagem e editor básico. O visualizador de imagens gratuito aceita 500 formatos de arquivo de imagem, que incluem PSD e outros formatos de arquivo do Adobe Creative Suite. Além disso, você pode exportar para até 70 formatos de arquivo diferentes. Suporta edição de metadados, transformações sem perdas do JPEG, processamento em lote e muito mais. Há também o XnView MP, que é uma versão aprimorada do XnView Classic. É multi-plataforma e oferece suporte Unicode, que permite traduções para outros idiomas.

XnView

7. Affinity Photo

Affinity Photo
Affinity Photo

O Affinity Photo é um dos concorrentes mais sérios do Adobe Photoshop no mercado. É totalmente compatível com arquivos do Adobe Photoshop e outros formatos de arquivo de imagem. O Affinity Photo também apresenta edição RAW, retoque profissional, pintura digital e processamento em lote. O programa tem um custo de US$ 49,99 (R$ 196,74).

Affinity Photo

8. Artweaver

Artweaver
Artweaver

O Artweaver é uma ferramenta fantástica para abrir arquivos PSD sem qualquer problema. Você pode observar facilmente as camadas, criar uma nova camada e fazer alterações básicas em uma imagem. A versão gratuita do Artweaver possui filtros como blur, distorção e sharpen. Você pode fazer ajustes, como aumentar Matiz / Saturação, Brilho e alterar Níveis de uma imagem. E você pode salvar o arquivo PSD em JPEG, TARGA, bitmap, tiff e GIF. Artweaver

9. Go2Convert

Go2Convert
Go2Convert

O Go2Convert é um conjunto de ferramentas on-line gratuitas que permite converter e redimensionar imagens. Ele é compatível com arquivos PSD de até 50 MB. Você pode exportar imagens para formatos populares, como JPG, BMP, GIF e PNG, TIFF, SVG, entre outros. Você tem a opção de redimensionar a imagem e escolher a qualidade da imagem durante a conversão. As fotos convertidas estão disponíveis no site do Go2Convert por dois dias, e podem ser acessadas a partir do portal.

Visite o Go2Convert

10. Convertio

Convertio
Convertio

O Convertio é um serviço de conversão online que aceita e converte vários tipos e formatos de arquivos. Você pode fazer upload de arquivos do seu computador ou do Dropbox, Google Drive e URL direto. Ele permite salvar os arquivos de saída no seu computador ou diretamente no Google Drive / Dropbox.

Você pode converter arquivos PSD para JPG, BMP, GIF, PNG e outros formatos populares. Formatos de arquivos proprietários também estão disponíveis, como ERF (Epson RAW), NEF (Nikon RAW), RAF (Arquivo Gráfico Fuji) e X3F (Câmeras Sigma). A conversão gratuita limita os uploads a arquivos de até 100 MB. O Convertio oferece planos de assinatura para maior tamanho de arquivo, conversões por minuto, conversões simultâneas e prioridade de conversão.

Convertio