Oficina da Net Logo

As 5 melhores alternativas grátis ao Adobe Photoshop

Se você precisa fazer edições em imagens, mas não quer ou não pode gastar com isso, confira as 5 melhores alternativas grátis ao Adobe Photoshop.

Por | @oficinadanet Photoshop Pular para comentários

Se você precisar editar ou manipular uma foto ou outra imagem, com toda a probabilidade você considerou usar o Adobe Photoshop para fazer isso. Lançado há quase trinta anos, este poderoso software de edição de imagens é o preferido por alguns dos principais designers do mundo, e pode ser utilizado para criar quase tudo que a imaginação possa pensar. Muitos filmes e videogames com uso intensivo de gráficos, bem como impressionantes obras de arte, se concretizaram com a ajuda do Photoshop em algum ponto do caminho durante o processo criativo. Mas nem sempre sua licença cabe no bolso dos usuários. Nesse caso, vale a pena conhecer as 5 melhores alternativas grátis ao Adobe Photoshop.

Embora você possa pagar mensalmente, ao contrário de uma taxa única, o preço da execução do Photoshop pode ser alto para algumas pessoas. Esperança não está perdida, no entanto, como existem várias alternativas disponíveis, que oferecem alguns dos recursos do Photoshop e não lhe custará um centavo para usar. Cada um desses aplicativos gratuitos oferece sua própria funcionalidade exclusiva, e alguns podem ser mais adequados do que outros quando se trata de atender às suas necessidades específicas.

Por exemplo, nem todas as alternativas gratuitas do Photoshop suportam o formato PSD padrão do aplicativo da Adobe. Outros, entretanto, não poderão reconhecer alguns arquivos do Photoshop em várias camadas. Limitações à parte, uma das opções gratuitas listadas abaixo (ou uma combinação de várias) pode ser exatamente o que você está procurando para criar ou modificar uma imagem.

Dica: Fotografia: O que é a Regra dos Terços e como usar para fazer fotos mais interessantes? Leia em destaque: Como redimensionar imagens no Photoshop?.

As 5 melhores alternativas grátis ao Adobe Photoshop

1. GIMP

O GIMP é um dos melhores aplicativos alternativos gratuitos do Adobe Photoshop disponíveis na Web atualmente. Embora o GIMP esteja disponível para download gratuito, o software é poderoso o suficiente para criar as obras de arte fotográficas. Inclui filtros, camadas, máscaras, ajustes de cor e transformações totalmente personalizáveis. 

Há também muitas ferramentas, plugins e scripts populares pré-instalados do Photoshop, alguns dos quais são semelhantes aos apresentados no Adobe Photoshop (por exemplo, Liquify). Por meio de ferramentas interessantes de animação, você pode trazer qualquer uma de suas obras de arte para viver, organizá-las em bibliotecas, exposições, coleções, etc.

O GIMP é atualizado regularmente. Uma das atualizações mais recentes do GIMP trouxe a possibilidade de acessar ferramentas, paletas e menus em uma única janela. Este último traz um visual realmente inteligente e semelhante ao PS para o software.

2. PhotoScape

O PhotoScape é uma alternativa genuína do Photoshop que se destina a levar sua experiência de edição de fotos para um novo nível. Com essa ajuda, você pode até criar apresentações de slides e até GIFs animados. O aplicativo inclui todos os melhores recursos de edição de imagem para atender às suas necessidades de edição de imagens.

É um software simples e dinâmico, que quase não ocupa espaço do seu disco rígido, é rápido e roda bem até em computadores mais antigos, traz uma interface limpa e intuitiva e é repleto de recursos interessantes para aprimorar as suas iimagens.

3. Paint.NET

Uma alternativa gratuita do Photoshop estritamente para as versões 7 a 10 do Windows, a interface do Paint.NET faz lembrar o aplicativo Paint do sistema operacional. As semelhanças não são coincidência, já que a intenção do desenvolvedor original era substituir o MS Paint por algo um pouco melhor.

Isso foi há muito tempo, e o Paint.NET tem crescido aos trancos e barrancos ao ponto de ser comparável em alguns aspectos ao software de edição mais avançado do mercado, tanto gratuito quanto pago. Isso inclui a capacidade de usar várias camadas e mesclagens, enquanto mantém uma interface bastante simples, intuitiva até mesmo para um usuário mais novato. 

Embora o Paint.NET não ofereça algumas das funcionalidades mais avançadas do Photoshop ou mesmo do GIMP, seu conjunto de recursos pode ser expandido através do uso de plugins de terceiros. Por exemplo, o aplicativo não oferece suporte nativo a arquivos PSD, mas pode abrir documentos do Photoshop assim que o plug-in PSD for instalado.

O autoproclamado editor de imagens mais rápido disponível, o Paint.NET pode ser executado em cerca de 20 de idiomas e é gratuito para uso pessoal ou comercial, sem restrições.

4. Krita

Uma ferramenta interessante de edição e pintura, o Krita é um aplicativo de código aberto que viu seu conjunto de recursos se expandir significativamente nos últimos anos. Com uma paleta bacana e uma quantidade aparentemente infinita de personalizações de pincel que podem ser estabilizadas para suavizar até mesmo a mão mais instável, essa alternativa do Photoshop suporta a maioria dos arquivos PSD, e oferece gerenciamento avançado de camadas.

Gratuito para download, o aplicativo de desktop regularmente atualizado também utiliza o OpenGL e permite que você crie e manipule imagens HDR,  entre muitos outros benefícios. Disponível para Linux, Mac e Windows, o Krita possui um fórum bastante ativo, que contém exemplos de ilustrações criadas por membros de sua comunidade de usuários.

Há outra versão do Krita otimizada para ultrabooks e outros PCs touchscreen, chamados Gemini, disponíveis na plataforma Steam.

5. Pixlr

Uma alternativa baseada em navegador para o Photoshop, o Pixlr é de propriedade dos conhecidos desenvolvedores de software Autodesk, e é bastante robusto quando se trata de recursos disponíveis, permitindo a edição e o aprimoramento progressivos, bem como design de imagem original. 

Os aplicativos da Web Pixlr Express e Pixlr Editor serão executados na maioria dos navegadores modernos, desde que você tenha o Flash 10 ou superior instalado. Ele oferece um número significativo de filtros integrados, junto com suporte de camada limitada. O Pixlr reconhece os principais formatos de arquivos gráficos, como JPEG, GIF e PNG, e também permite que você visualize alguns arquivos PSD, embora alguns extremamente pesados não possam ser abertos. 

O Pixlr é baseado na Web, e tem um recurso útil de Webcam embutido em seu painel, que permite capturar e manipular fotos.

Além da versão do navegador, o Pixlr também possui aplicativos gratuitos para dispositivos Android e iOS, que permitem executar vários recursos de edição a partir do smartphone ou tablet. O aplicativo para Android é tão popular, na verdade, que foi instalado em mais de 1 milhão de dispositivos.

E então, gostou dos softwares alternativos ao PhotoShop? Já usou algum deles?

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #photoshop  #alternativas  #grátis  #gimp
Comentários
Carregar comentários