Você já deve precisado fazer alguma apresentação e utilizou o Power Point, presente no Microsoft Office, para realizar o trabalho. Nada mais comum, visto que o programa possui bastantes recursos e é de fácil aprendizado.

Porém, existem outros programas muito interessantes, que oferecem os recursos mais variados e podem ser uma boa alternativa para substituir suas apresentações PPT. A grande maioria deles é gratuito e ficam armazenados na internet, permitindo que você acesse seus arquivos de qualquer lugar e realize modificações da mesma maneira.

Vamos citar aqui alguns exemplos que você pode usar para diversificar suas apresentações e, quem sabe, se destacar ainda mais no seu local de trabalho, escola, universidade, etc...

PREZI

O Prezi é uma das opções-destaque e utilizado em grande escala mundo afora. Sua interface é um pouco mais complexa e requer um tempo até o usuário se acostumar e aprender a mexer com suas ferramentas. Mas, uma vez dominado, as possibilidades são imensas. O trabalho com zoom fica muito interessante e você pode utilizar imagens que simbolizem a mensagem que você está querendo transmitir como plano de fundo. Basta usar a imaginação!

SLIDE ROCKET

Sua versão gratuita permite armazenar até 250MB, sendo no máximo 15MB por arquivo. Uma de suas principais características e vantagens é o fato de poder importar apresentações de Power Point ou PDF, para que você possa editá-las online. Isso é uma boa alternativa caso você não tenha acesso ao programa da Microsoft no momento. Sua interface é simples e também fácil de trabalhar, o que não deve complicar usuários menos experientes.

GOOGLE DOCS

Claro que o Google não poderia ficar de fora da lista. O Google Docs é extremamente utilizado por todas as pessoas, pois oferece praticamente um Office totalmente online. Através dele, é possível criar uma planilha estilo Excel ou um documento semelhante ao Word. E as apresentações estilo Power point também estão presente e com uma facilidade de uso satisfatória. Como muitas pessoas possuem uma conta no Google e utilizam suas ferramentas, deixar suas apresentações vinculadas a ela parece ser perfeito.

IMPRESSIVE

Software gratuito para utilização e que possui vários recursos interessantes, que podem tornar a apresentação de seus trabalhos ainda mais interativos. Funciona em Windows, Linux e Apple Mac OS X. O programa requer um pouco de paciência e estudo para poder utilizar suas funções, mas o resultado vale a pena após ter o trabalho finalizado. Podemos destacar a característica de "iluminar" partes do texto durante a apresentação. Assim, você pode chamar a atenção da platéia para a parte que quiser.

Para ver alguns outros programas alternativos ao PowerPoint e dicas de como montar boas apresentações, recomendamos o artigo "Como criar uma apresentação e publicar ela na web"!