Uma das grandes pedras no caminho de quem quer sair do Photoshop - programa pago - e começar a utilizar um software gratuito é certamente a organização diferente de ferramentas e, principalmente, o fato de ter de se acostumar com uma nova interface ou ainda adaptar-se a novos atalhos do teclado.

Se você não é adepto da pirataria, mas também não vê vantagens em pagar para utilizar o editor de fotos mais conhecido do planeta, encontrar um software livre e gratuito é a solução. Aqui no Oficina a gente já listou 5 alternativas ao Photoshop que você precisa conhecer.

O GIMP é uma das melhores opções e o Diolinux - um blog especializado em Ubuntu e Android - desenvolveu um patch que pode dar uma boa ajuda pra quem está chegando agora no GIMP e ainda não perdeu os macetes do Photoshop. Trata-se do PhotoGIMP, uma interface muito semelhante com a do Photoshop que você instala no GIMP. Assim fica mais fácil se adaptar.

Como trata-se de um patch, é necessário que você tenha o GIMP instalado em seu PC. Se não possui, é só ir até o site oficial e fazer o download. Também é preciso fazer download do patch no seguinte link.

Agora você deve abrir o arquivo que acabou de baixar, extrair a pasta ".gimp-2.8" (sem as aspas) e substituir pela pasta ".gimp-2.8" dentro do seguinte caminho:

Disco Local (C:) > Usuários > SEU USUÁRIO > .gimp-2.8

Abra o GIMP e se o tema ainda não estiver em uso, vá em Editar > Preferências > Tema e selecione o PhotoGIMP.

Feche o programa e o abra novamente. Pronto!

Se liga no resultado final:

Gostou da ideia? Eu também curti! Um abraço.