O Photoshop para desktop é um programa da Adobe muito útil para edição de imagens, mas nem sempre o usuário precisa de todos os recursos presentes na versão completa. Pensando nisso, a Adobe está lançando uma versão do programa na plataforma web, onde você poderá acessar o aplicativo através de um navegador como, por exemplo, o Chrome, o Firefox, o Edge, entre outros.

Segundo a Adobe, com a versão do aplicativo da web ficará mais fácil realizar edições conjuntas, sendo possível revisar e adicionar comentários diretamente no navegador, sem precisar baixar aplicativos ou ter uma assinatura da Creative Cloud". Ou seja, caso seja necessário compartilhar o seu trabalho com o cliente, é possível compartilhar um link para que a pessoa visualize e comente qualquer coisa que gostaria que fosse alterado.

Versão web do Photoshop não irá substituir o programa para desktop

Embora o "web app" do Photoshop traga funcionalidades interessantes, a Adobe afirma que ele "não substituirá a versão para desktop de forma alguma". Atualmente os recursos básicos de edição estão sendo testados e se encontram em fase beta, ou seja, talvez você não consiga acessar essas funcionalidades por agora.

Versão beta da plataforma web do Photoshop sendo acessado através de um dispositivo Apple. Fonte: Adobe
Versão beta da plataforma web do Photoshop sendo acessado através de um dispositivo Apple. Fonte: Adobe

Lançamento e disponibilidade

Atualmente o Adobe Photoshop para web se encontra em sua versão beta e está sendo testado por aproximadamente 450 pessoas ao redor do mundo de acordo com sua desenvolvedora. Além disso, a Adobe afirma que está trabalhando para trazer uma versão beta do Illustrator para a plataforma web também. Caso tenha interesse em experimentar este novo projeto, é possível se inscrever no programa beta fechado aqui.