Recentemente a Adobe nos revelou algumas atualizações que trazem funcionalidades relacionadas ao masking (mascaramento) para os programas Lightroom, Lightroom Classic e Adobe Camera Raw (ACR). Segundo os desenvolvedores, esta será a "maior mudança já feita no controle de aprimoramento seletivo de imagens" desde o lançamento do Lightroom 2 em 2008.

A equipe de desenvolvedores da Adobe tinha a intenção de trazer diversas ferramentas que utilizam IA (inteligência artificial) como, por exemplo, o "Select Subject" e o "Sky Replacement", recursos presentes no Adobe Lightroom e ACR. Entretanto, o processamento de imagem destes dois programas era incompatível e isso obrigou os desenvolvedores a implementarem grandes mudanças no sistema dos softwares. Com estas alterações sendo feitas, a Adobe aproveitou e mudou outras coisas também.

Adobe traz ferramentas de mascaramento com IA ao Lightroom

Como era

Até o momento, os programas ACR, Lightroom e Lightroom Classic possuem suporte somente para seleções baseadas em vetores. Porém, as máscaras (masks) baseadas em IA necessitam de suporte ao bitmap. Ou seja, para ser possível trazer ferramentas baseadas em IA para estes programas, a Adobe precisou fazer as duas abordagens funcionarem em conjunto.

Resultado

Após encontrar uma maneira de fazer com que as duas abordagens funcionassem juntas, a Adobe implementou recursos para os programas ACR, Lightroom e Lightroom Classic em desktops, dispositivos móveis, tablets e em sua plataforma web. Um destes updates está relacionado aos grupos de máscaras (masks), que permitem a combinação de qualquer ferramenta de máscara. Exemplo: agora é possível utilizar uma ferramenta baseada em vetor gradiente em conjunto com um recurso alimentado por IA como o de selecionar o céu. O usuário poderá também separar uma máscara (mask) de outra ferramenta de mascaramento, além de inverter seleções, obtendo assim mais opções para máscaras.

Novidades trazidas pela Adobe. Fonte: Adobe
Novidades trazidas pela Adobe. Fonte: Adobe

Um novo painel de máscaras ajudará o usuário a mantê-las organizadas. Caso você estiver utilizando o app para desktop, será possível mover o painel. Além disso, o usuário poderá nomear cada máscara para auxiliar na identificação e ter controle sobre o que está sendo feito. Será possível sobrepor imagens para visualizar as máscaras de diversas maneiras.

Adobe quer garantir que todas as plataformas possuíssem todas as ferramentas criadas disponíveis

A intenção da Adobe é trazer todos os novos recursos para todas as plataformas e fazer com que as funcionalidades funcionem bem tanto em dispositivos mobile quanto em desktops.