As câmeras presentes nos smartphones democratizaram a arte da fotografia, dando à todos, uma câmera de qualidade e que pode ser acessada facilmente. Cada vez mais as pessoas podem e estão tirando fotos para compartilhar nas redes sociais, com amigos e familiares. Mas nem sempre essas fotos são de qualidade. É fácil colocar a culpa na câmera (ou no smartphone), se as imagens não são tão boas quanto outras que você vê online, mas seguindo a Regra dos Terços, famosa entre profissionais da fotografia, você pode obter imagens muito mais interessantes.

Estudos mostraram que, ao ver imagens, os olhos das pessoas geralmente vão para um dos pontos de intersecção mais naturalmente do que para o centro da foto, e usar a regra dos terços funciona de maneira natural.

O que é a Regra dos Terços?

A regra dos terços é provavelmente um termo que você pode ter ouvido em referência a fotografia ou videografia, ou talvez até mesmo design gráfico ou arte. Mas você pode estar se perguntando, o que é a Regra dos Terços, e por que ela é mencionada com tanta frequência? Se esta é uma pergunta que você se encontrou perguntando, então confira a explicação do que é a Regra dos Terços e por que ela é tão importante.

Existem muitas "regras" de composição, e elas são muito mais diretrizes do que regras na verdade. E a razão para a popularidade da Regra dos Terços reside menos no que ela promove, e mais em quão simples e fácil é entender. Simplificando, a Regra dos Terços é a base da maioria das discussões sobre composição; é o alicerce das práticas composicionais mais aceitas e, por essa razão, é um dos primeiros conceitos que os fotógrafos aprendem.

A Regra dos Terços é um conjunto de diretrizes destinadas a ajudar um fotógrafo a colocar um assunto na imagem, de uma maneira que agrade ao espectador. A maneira mais comum que é exibida visualmente é com um padrão de grade colocado sobre a imagem, mostrando duas linhas verticais (dividindo a imagem em três na vertical) e duas linhas horizontais (dividindo a imagem em três na horizontal), como mostrado na imagem abaixo.

Regra dos Terços
Regra dos Terços

Essa regra é tão popular e tão importante para os processos criativos de muitos fotógrafos que muitas câmeras digitais atualmente têm a opção de sobrepor o padrão de grade no visor, ou no monitor de exibição ao vivo. Isso permite ao fotógrafo ou cinegrafista alinhar corretamente o assunto, para estar em conformidade com a regra dos terços.

Mas, novamente, você pergunta, quais são as diretrizes? Eles variam de pessoa para pessoa, mas em geral as diretrizes aceitas são as seguintes: Ao fotografar pessoas, você deseja que seu assunto esteja alinhado com uma das linhas verticais no quadro. Isso não precisa ser exato, mas quanto mais próximo, melhor.

Além do assunto principal estar alinhado com uma dessas linhas verticais, você também deseja que os olhos fiquem alinhados com uma das linhas horizontais. No lado da pessoa não estar olhando diretamente para a câmera, você deseja que a maior parte do quadro abra a direção que ele está procurando. Portanto, se a pessoa estiver olhando para a direita (sua esquerda), você desejará que o assunto esteja alinhado à linha vertical direita; se ela estiver olhando para a esquerda (sua direita), então você precisa alinhar com a linha vertical esquerda.

Ao fotografar paisagens, você deve alinhar o horizonte com uma das linhas horizontais, geralmente a inferior. Isso evita que o horizonte seja um centro morto no quadro e corte visualmente a imagem pela metade. Isso também se aplica a fotos de pessoas, mas as diretrizes mencionadas anteriormente devem ter prioridade sobre essa e, muitas vezes, cuidar da questão de um horizonte centrado.

O ideal é que seu ponto de interesse (para um retrato, geralmente os olhos) esteja sobre ou ao redor de um dos pontos em que uma linha vertical cruza com uma linha horizontal. Isso nem sempre é necessário, mas quando é feito, os resultados são maravilhosos.

Exemplo de imagem com a Regra dos terços
Exemplo: Regra dos terços

Abaixo, nesta foto da abelha, você pode ver que o olho da abelha se torna o ponto de foco.

Exemplo: Regra dos Terços
Exemplo: Regra dos Terços

É necessário usar a Regra dos Terços para fotografar?

Apesar de ser chamada de regra, como mencionado acima, a Regra dos Terços nada mais é do que um conjunto de diretrizes para ajudá-lo a compor suas imagens, vídeos ou arte de maneira atraente para o espectador. Como acontece com quaisquer diretrizes, elas podem e devem ser quebradas, mas é importante ter uma razão para quebrá-las e, além disso, compreender o efeito que sua escolha terá sobre o espectador.

Portanto, não, você não precisa usar a Regra dos Terços. Entretanto, é recomendável usá-la sempre que possível, pois é uma fórmula comprovada que funciona, e como diz o ditado: "Em time que tá ganhando, não se mexe". Então, a menos que a Regra dos Terços quebre a beleza de sua imagem (isto é, ela não produz a aparência, o sentimento ou o estilo que você está procurando), é melhor fazer uso dela.

Aprendendo a usar a regra dos terços

Se você quiser aprender a usar a Regra dos Terços com maior efeito em suas imagens, é importante fazer a si mesmo duas perguntas importantes sobre o assunto da sua imagem:

  • Qual linha vertical deve estar alinhada? (lembre-se de prestar atenção na direção que eles estão olhando).
  • Qual o alinhamento de linha horizontal, para os olhos, dá a aparência mais atraente? Na maioria dos casos, essa provavelmente será a parte superior das duas linhas horizontais, mas a inferior deve sempre ser considerada também.

Além de se fazer essas duas perguntas, também recomendamos ativar a grade na sua câmera, se ela tiver essa opção. Isso é incrivelmente útil, porque permite que você veja visualmente onde seu assunto está se alinhando em tempo real.

Utilizar essa regra é mais natural para alguns do que para outros, mas se você seguir os pontos acima, e fizer um esforço para considerar a regra antes de cada captura, você acabará implementando-a instintivamente em suas imagens.

Quando não usar a Regra dos Terços

Existem alguns casos específicos em que a implementação padrão da regra, ou partes dela, não se aplica. Um desses exemplos está no exemplo abaixo, em cenas que requerem que o assunto esteja centralizado no quadro. Em um caso como esse, você deve desconsiderar as linhas verticais, e apenas se preocupar em alinhar os olhos de seus objetos com a linha horizontal de sua escolha (geralmente a superior).

Quando não usar a regra dos Terços
Quando não usar a regra dos Terços

O principal aqui é levar em conta as suas necessidades, ou as necessidades do seu cliente, antes de aplicar a regra a uma determinada imagem. Como no exemplo acima, em relação a este tipo de paisagem, uma vez que o uso pretendido requer um assunto centrado, é apropriado desconsiderar o alinhamento inclinado para a esquerda ou para a direita.

O que fazer quando não se tem como medir a Regra dos Terços?

Quando não é possível usar a Regra dos Terços, não se preocupe, pois hoje em dia, a maioria dos programas de edição de imagens vem com ferramentas de recorte avançadas, que facilitam a reformulação de uma imagem para cumprir a Regra dos Terços, caso você decida posteriormente que a alteração é necessária (contanto que você não tenha problemas em perder um pouco de resolução da imagem).

Nós falamos sobre a Regra dos Terços com foco na fotografia, mas ela pode e deve ser utilizada na videografia, para pinturas de telas, trabalho de designers gráficos e outros profissionais que trabalham com imagem. Adapte-a as suas necessidades livremente.