Se você já se perguntou por que o Dia dos Namorados aqui no Brasil é em 12 de junho, a resposta é simples e bem brasileira: foi uma ideia de marketing que deu muito certo. Tudo começou lá em 1949, quando o publicitário João Doria (sim, o pai do ex-governador) quis criar uma campanha para movimentar o comércio em junho, que era um mês meio morno nas vendas.

Ele criou o slogan "Não é só com beijos que se prova o amor!" para incentivar as pessoas a presentearem seus pares. E funcionou. Mas por que justo dia 12? A resposta é simples: porque ele vem antes de 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro.

João Dória, da Standart Propaganda, criou o Dia dos Namorados para aumentar as vendas no varejo. Imagem: Reprodução
João Dória, da Standart Propaganda, criou o Dia dos Namorados para aumentar as vendas no varejo. Imagem: Reprodução

E o resto do mundo, comemora quando?

A maior parte dos países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muitos outros, comemora o Valentine’s Day em 14 de fevereiro. A origem da data é religiosa: dizem que um padre chamado Valentim casava casais escondidos durante o Império Romano, desafiando uma proibição do imperador. Ele acabou sendo preso e executado, virando mártir do amor.

Mas aqui no Brasil, a data acabou sendo adaptada do nosso jeito. Em vez de seguir o calendário gringo, aproveitamos um contexto religioso local e criamos uma data própria.

Virou tradição? E as vendas, deram certo?

Sim e sim. Mesmo sendo uma data criada por motivos comerciais, o Dia dos Namorados pegou firme por aqui. Hoje, é uma das datas mais importantes pro varejo, perdendo só para o Natal, o Dia das Mães e o Dia das Crianças.

Só pra você ter uma ideia: o comércio costuma faturar mais de R$ 2 bilhões nessa época. E você encontra de tudo: de perfumes e eletrônicos até flores, jantares românticos e viagens a dois.

Deu certo sim: o Dia dos Namorados é uma das principais épocas do ano para o mercado. Imagem: Reprodução
Deu certo sim: o Dia dos Namorados é uma das principais épocas do ano para o mercado. Imagem: Reprodução

E com a internet e as redes sociais, a coisa só cresceu. Todo mundo quer fazer uma surpresa, postar uma foto fofa, ou aproveitar as promoções. Até quem está solteiro entra no clima (às vezes com presente pra si mesmo, o que também é ótimo).

Como o brasileiro comemora o Dia dos Namorados?

O clássico nunca sai de moda: jantar romântico, presente especial, um date no cinema,uma noite a dois. Mas muita gente também curte inovar: faz viagem, passa o dia em um spa, prepara algo em casa ou até comemora de forma simples, com um bilhete carinhoso.

No fim das contas, po Dia dos Namorados no Brasil pode até ter nascido como uma jogada de marketing, mas acabou virando uma tradição cheia de significado pra muita gente.

Ou seja, o amor venceu e o comércio também.