A fotografia a preto e branco muitas vezes é tratada como um tipo de imagem inferior à fotografia em cores. Afinal, porque se limitar a tons de cinza quando há um imenso espectro de cores? Na realidade, uma foto em preto e branco pode fazer com que uma bela cena se torne ainda mais impressionante, pois as cores podem agir como uma distração na imagem, e removê-las pode ajudar a re-orientar a atenção do espectador para o assunto principal. Se você ficou interessado em obter belas imagens sem cores, confira nossas 5 dicas para tirar uma boa foto preto e branco.

Tirar uma boa foto preto e branco é bem mais do que reduzir a saturação. O preto e branco é uma forma de arte própria, que começa antes de você pegar sua câmera. A fotografia em preto e branco pode ser reduzida a cinco conceitos principais, e entendê-los ajudará você a tirar fotos em preto e branco mais informadas.

5 dicas para tirar uma boa foto preto e branco

5 dicas para fazer uma boa foto preto e branco
5 dicas para fazer uma boa foto preto e branco

Forma

Procure por padrões repetitivos, linhas e equilíbrio. Quando você remove a cor de uma imagem, não pode mais confiar nela para fornecer interesse ou um ponto focal em uma cena. Isso pode parecer obvio, mas é fácil de esquecer. Ao eliminar as cores, também remova elementos mais potencialmente perturbadores da cena.

Os contornos são muito importantes na fotografia em preto e branco. Ao procurar uma boa foto, concentre-se nas formas. Organize-as de uma forma que enfatize o aspecto mais interessante da cena, ou crie uma composição intrigante de diferentes formas.

Forma em foto preto e branco
Forma em foto preto e branco

Linhas ou estruturas que parecem se estender até o horizonte são perfeitas para a foto em preto e branco. As linhas principais são uma das técnicas de composição mais poderosas disponíveis, e são uma maneira bastante eficiente de atrair o espectador para a imagem. Entre exemplos, podemos citar ruas, trilhos de trem, prédios e rios.

Muitos padrões, particularmente os sutis, muitas vezes passam despercebidos em fotos coloridas, porque as cores desviam a atenção do próprio padrão. A fotografia em preto e branco oferece uma chance muito maior de capturar padrões interessantes, pois concentra a atenção do espectador nas formas formadas pelos elementos em uma cena.

Contraste

A cor é uma ferramenta incrivelmente poderosa para ajudar a separar os objetos em uma foto. Por exemplo, fotografar alguém de camisa verde em um fundo vermelho, imediatamente acrescenta profundidade e interesse a uma imagem.

Entretanto, no preto e branco, cada cor é convertida em um tom de cinza. Ao fotografar, é importante pensar como o intervalo de cores vai se comportar em tons de cinza. Areas de cinza mais escuro (quase preto) e cinza muito claro (quase branco) serão muito mais interessantes e dinâmicas do que apenas ter tons próximos ao meio do espectro.

Contraste em foto preto e branco
Contraste em foto preto e branco

A fotografia em preto e branco utiliza a luz na sua forma mais pura. Ser capaz de identificar rapidamente areas de luz, sombra e alto contraste ajudará muito, para que o assunto principal se destaque.

Textura

Outro detalhe que pode ser facilmente perdido na foto em preto e branco é a textura. Quando vemos uma foto colorida, nossa mente imediatamente começa a identificar e rotular os elementos na cena, mas, muitas vezes, não "vemos" realmente a foto. O que vemos é a interpretação dela da mente.
Textura em fotos preto e branco
Textura em fotos preto e branco
Na fotografia em preto e branco, a mente não tem mais essa informação de cores para trabalhar e, portanto, presta mais atenção em elementos como a textura, fazendo com que ela pareça muito mais proeminente.

Padrão

Muitos padrões, particularmente os sutis, muitas vezes passam despercebidos em fotos coloridas, porque as cores desviam a atenção do próprio padrão.

Padrão em foto preto e branco
Padrão em foto preto e branco

A fotografia em preto e branco oferece uma chance muito maior de capturar padrões interessantes, pois concentra a atenção do espectador nas formas formadas e nos elementos da cena.

Iluminação

A iluminação é fundamental para uma boa fotografia em preto e branco, pois afeta todos os elementos acima. Ao pensar sobre sua iluminação, considere como ela irá influenciar todos esses fatores, e escolha uma configuração que aprimore o máximo possível.
Iluminacao em foto preto e branco
Iluminação em foto preto e branco
A iluminação lateral geralmente produz as fotos em preto e branco mais dramáticas. Ela destaca as bordas das formas, e aumenta o contraste. As sombras criadas nessa iluminação adicionam interesse à cena e aprimora as texturas.