Já perdeu as suas fotos que estavam armazenadas no smartphone? Imagino o quão chato deve ter sido. Vou dar uma dica matadora agora. Baixe no seu smartphone o Google Fotos. O aplicativo é gratuito, isso mesmo 0800, é necessário apenas ter uma conta de e-mail no Google, um Gmail. Aqui ensinamos como você pode criar um Gmail.

Se o Google Fotos é algo desconhecido na sua mente, a mais breve explicação sobre ele é que você não vai perder suas fotos novamente. Lindo, não é? E como isto funciona? O Google Fotos vai enviar as imagens para a nuvem. Sabe aquela história de cloud computing? É isto. O Fotos enviará as imagens para um servidor, protegido por diversas formas, e guardará elas, de graça.

As contas Gmail tem em média 15 a 20 Gb de armazenamento, levando em conta que se guardar as fotos em alta qualidade, elas ocupam cerca de 1 a 3 Mb, portanto, calculemos juntos. 20.000 / 3 = O resultado é uma dízima periódica de 6.666. Ou Seja, digamos que você terá capacidade de armazenamento de 6500 fotos.

Vou gastar meus dados móveis? Somente se for de sua escolha. O aplicativo permite que você decida se quer fazer o backup das fotos somente por Wi-Fi ou também através de dados móveis. Quer outra feature legal? Se por algum acaso você troque de smartphone, basta fazer o login no aplicativo, que ele vai baixar todas as fotos para o aparelho novo.

Além de tudo isto, você pode através do link: https://photos.google.com/ ver a sua conta, com todas as imagens. Todos os processos que o aplicativo faz, são disponibilizados também na web.

Bem, agora que você está por dentro de como o Google Fotos funciona, vou trazer 10 dicas para usufruir dos recursos do app.

1 - Apresentação de Slides

Tanto no computador, quanto no aplicativo do celular, tablet, Chromecast ou na Android TV, você pode fazer uma apresentação de slides. Para encontrar o botão, abra uma imagem.

10 dicas para usar no Google Fotos

O Google Fotos disponibiliza fazer slideshow de álbuns ou todas as imagens.

2 - Buscas

Sabia que você pode procurar por um rosto nas suas fotos. Ele vai identificar e mostrar todas as imagens que o rosto aparece.

10 dicas para usar no Google Fotos


Eu achei esta dica fantástica. Além de rostos, lugares é outra forma de busca. O Google automaticamente marca onde as fotos foram tiradas. Assim você consegue fazer álbuns das viagens que faz.

3 - Gesticule

O uso de gestos como o pinça, onde você utiliza dois dedos para ampliar ou reduzir coisas. Com a foto aberta, pode fazer zoom. Ao sair do zoom, encolhendo os dedos, é possível voltar para a lista. Na lista, ao ampliar, ele vai ajustar a grade para melhorar a visualização das miniaturas.

10 dicas para usar no Google Fotos

4 - Salvar outras pastas no Google Fotos

Todas as imagens que os aplicativos gerarem no seu smartphone, como whatsapp, telegram ou qualquer app. Basta seguir os passos abaixo, que você pode fazer com que o Google Fotos faça backup destas imagens.

10 dicas para usar no Google Fotos

5 - Esconder localização

Se você é preocupado com sua privacidade, existe opção para remover a localização das fotos. Siga os passos abaixo.

10 dicas para usar no Google Fotos

6 - Múltipla seleção de imagens

Para agilizar processo de mover para álbuns, excluir ou qualquer ação múltipla, basta você deixar o dedo em cima de uma das imagens da grade. Então, vai aparecer a opção para seleção múltipla de imagens:

10 dicas para usar no Google Fotos

7 - Salvar imagens em alta qualidade

Por padrão, o Google Fotos enviará as imagens em "qualidade alta". Porém você pode salvar as imagens originais, aquelas que a própria câmera faz. Tendo a fonte de qualidade melhor. Para isto, vá em configurações, depois escolha o menu Backup e sincronização. Nesta opção existe uma configuração chamada Tamanho do envio. Pressione ela, então abrirá a opção para arquivo original.

10 dicas para usar no Google Fotos

8 - Google Fotos no Google Drive

O Google Drive é o Cloud Computing do Google. Nele, você pode acoplar o Google Fotos. Além de salvar as imagens, existe a possibilidade de usar o espaço para armazenar outros tipos de arquivos. Vá nas configurações

10 dicas para usar no Google Fotos

9 - Editar imagens no Google Fotos

Assim como no Instagram, a edição de fotos pode ser através de filtros ou então a livre escolha. Basta apertar em uma imagem, depois pressionar o botão editar. Agora, escolha seu filtro, ou então, clique no botão para fazer a ação manual.

10 dicas para usar no Google Fotos

10 - Álbuns compartilhados

Seus álbuns no Google fotos podem ser colaborativos. Basta criar um álbum compartilhado. Conforme suas configurações, quaisquer pessoas que possuirem o LINK que o álbum vai gerar, podem colocar imagens e ou comentar nas fotos.

10 dicas para usar no Google Fotos




E aí, gostou das dicas? Instale o app através deste link (Google Play, Apple Store) caso ainda não o tenha feito, e não perca mais nenhuma foto sua e ou de sua família por não saber como salvar automaticamente. Ah, compartilhe com seus amigos, eles também podem precisar desta ajuda.