"Entendemos que este é um passo sem precedentes, mas estes são tempos sem precedentes", escreveu Jennifer Christie, vice-presidente de pessoas do Twitter, ao anunciar que todos os funcionários da empresa terão que trabalho a partir de casa.

Home Office nada mais é do que trabalhar em casa, infelizmente isso não é para todos, afinal existem profissões em que o profissional necessita estar em outro local. Mas definitivamente trabalhar dentro de casa para quem tem o hábito de, "sair para trabalhar", pode ser um grande desafio, mas, felizmente, a tecnologia tornou isso mais simples.

12 apps úteis para trabalhar em casa

Seja através de videoconferência, compartilhando arquivos, acompanhando e gerindo calendários, existem aplicativos que permitem atualmente fazer praticamente tudo a partir da sua casa. Aqui listamos 10 aplicativos que podem ser úteis para você neste momento atípico.

Trello

Trello
Trello

Vou começar pelo aplicativo que mais utilizo, o Trello, na realidade trabalho com ele faz muito tempo e, em pelo menos três empresas que passei, era com ele que as tarefas eram delegadas. O Trello é uma ferramenta simples de se usar, não importa o tipo de trabalho que você faça. Com ele é possível organizar tarefas do dia, da semana, do mês, gerenciando assim processos de uma equipe, com base em projetos, ou até de uma empresa inteira, com base em suas equipes, as possibilidades são tantas que pra explicar teria que fazer um manual de uso.

Além disso ele se integram facilmente com outros aplicativos que falarei a seguir, tais como Google Drive, One Drive, Dropbox e etc.

Pocket

Pocket
Pocket

Com o Pocket é possível salvar itens como links, fotos, vídeos, entre outras coisas do seu interesse para que você possa consultar em outro momento.

Além de sincronizar os dados salvos entre dispositivos, então você pode começar uma busca por uma informação em seu smartphone, salvar esse conteúdo e abrí-lo no PC para continuar sua pesquisa.

Skype

Outro aplicativo importante para que o trabalho siga sem a perda de produtividade é o Skype, com ele é possível efetuar chamadas de voz ou vídeo e, ainda, com equipes inteiras.

Além disso temos a possibilidade de compartilhar a tela do computador para ilustrar pontos de dúvida ou apresentar projetos para equipe, entre outras coisas.

Telegram

Telegram
Telegram

A era do Whatsapp já passou, alguns ainda insistem, mas atualmente a estrutura de bate-papo, grupos, canais e, ainda, armazenamento em nuvem de arquivos trocados entre usuários, o Telegram vem se tornando um canivete suíço para o trabalho, com ele é possível criar grupos e canais de comunicação, criar enquetes para auxiliar na tomada de decisões e o mais importante.

Se você começa por exemplo a responder uma pessoa ou grupo em seu dispositivo móvel e por algum motivo tiver que parar, quando você acessar o telegram através de seu computador, o texto escrito no seu smartphone estará lá, aguardando você terminar de escrever e enviar.

Se não bastasse isso o Telegram se torna um repositório enorme de arquivos, de qualquer tipo de arquivo, com tamanho de até 1.5GB.

Google Suite e Microsoft Office

Google Suite
Google Suite

Não poderia deixar de citar o Google aqui. Com uma conta de e-mail criada, podemos sincronizar e ter acesso a diversos aplicativos e todos eles atualmente nos permite compartilhar e colaborar on-line com outros usuários.

Os aplicativos do Google nos entregam praticamente todas as ferramentas que estamos habituados a utilizar somente em nossos computadores com o pacote Office da Microsoft.

Então estamos bem servidos quando o assunto é pacote de escritório. Com uma única diferença, com o Google, essas ferramentas são gratuitas.

Vale citar que a Microsoft também possui hoje os mesmos serviços, inclusive o de armazenamento em nuvem.

Google Drive e Microsoft OneDrive

Google Drive
Google Drive

O regime de Home Office não está diretamente relacionado ao trabalho remoto, existem vários tipos de trabalho que podem ser feitos a partir de casa. Mas levando em consideração que estamos falando das empresas enviarem seus funcionários para casa, por conta da pandemia de coronavírus, trabalho remoto demanda acesso a nuvem de arquivos.

Com esses serviços temos a possibilidade de compartilhar arquivos on-time, para que uma equipe, por exemplo, possa interagir em cima de um único arquivo, aprovando projetos, estabelecendo rotinas, quando é necessária a tomada de decisão em conjunto.

Deeper e Toggl

Deeper
Deeper

Esses aplicativos marcam tempo, o trabalho em casa exige certa atenção, o Deeper nada mais é do que o famoso Pomodoro Timer, com alguns recursos extras, ele conta intervalos de 25 minutos para que você possa focar no trabalho.

O tempo termina, você pode optar por seguir trabalhando ou estabelecer um intervalo curto para levantar da cadeira, beber uma água, ir ao banheiro e acredite, em casa, a tendência da hora passar e você não sentir é ruim não só para o trabalho como também para a saúde.

Então vamos nos cuidar, estabeleça metas baseadas em tempo. Isso deixa você mais produtivo e todos ganham, você e quem mais estiver na casa com você.

Toggl
Toggl

O Toggl funciona ao contrário, ele conta o tempo que você leva para concluir determinada tarefa gerando relatórios sobre sua produtividade.

Em qualquer uma das situações, em vez de simplesmente rastrear e categorizar as entradas de tempo, o Toggl fornece recursos avançados de geração de relatórios; ajudando você a acompanhar o que você e sua equipe estão gastando mais com seu tempo.

QualityTime

QualityTime
QualityTime

Assim como os aplicativos acima, o QualityTime controla o tempo, principalmente o tempo gasto com seu smartphone, é possível até criar alertas automáticos com base em tempo. Ele se faz necessário pois enquanto você não se adaptar, seu smartphone pode ser seu maior inimigo.

Em casa, sem supervisão, talvez você se sinta tentado a dar aquela olhadinha rápida nas redes sociais. Com esse aplicativo, quando você terminar seu dia de trabalho preocupado pois não terminou uma tarefa que deveria estar pronta, você poderá verificar através do QualityTime se aquela pausa para acesso às redes sociais foi realmente rapidinha ou se levou mais tempo do que deveria. Auxiliando assim você a se organizar melhor.

Beba Água

Beba Água
Beba Água

Não é uma sugestão, é uma ordem! Brincadeiras a parte, é possível que o trabalho diante de um computador, em casa, possa fazer os ponteiros do relógio andem mais rápido, então este aplicativo é bem simples.

Ele roda em segundo plano em seu smartphone para emitir um alerta de tempo em tempo, lembrando você que é hora de baber um copo de água, a dica aqui é, deixe a água na geledeira, isso te obrigará a se levantar da cadeira e caminhar até lá para berber água.

Torne seu dia mais produtivo

Existem uma infinidade de aplicativos para auxiliar muito o trabalho em Home Office. Busque aplicativos que te ajudem com o trabalho que você irá executar.

Se sua empresa não possua aplicativo próprio, utilize o que mais se adapta a você para realizar suas tarefas e não abra mão de monitores de tempo, eles são os mais úteis. Afinal as empresas podem até fornecer um site ou aplicativo para que você execute remotamente suas tarefas em casa, mas não irá controlar o seu tempo.