Com o surgimento de surtos no Brasil, o governo juntamente com os profissionais da saúde está realizando campanhas para conscientizar as pessoas sobre ações de prevenção que devem ser tomadas para evitar o contágio da doença Coronavirus, também conhecida como COVID-19. Pensando nisso, um dos cuidados que temos que ter é a higienização de nossas mãos e dos objetos que levamos e usamos na rua como o celular, cartões de crédito, chaves, carteira, etc. Neste artigo iremos ensinar como limpar o seu celular e o que utilizar para que realmente elimine o vírus.

Escolhendo o produto correto para a limpeza do celular

A primeira coisa que devemos nos atentar é para a estrutura do vírus COVID-19, que possui um revestimento (cápsula viral ou envelope viral) formado por uma bicamada lipídica. Isso quer dizer que uma das substâncias da proteção do microrganismo é gordura, que é facilmente destruída por desinfetantes como sabão, detergente, álcool, cloro, etc.

O ideal para limparmos o nosso celular é a utilização do álcool, mas não pode ser qualquer álcool, tem de estar na concentração correta, como podemos ver na tabela abaixo.

Tabela de propriedades químicas dos desinfetantes líquidos. Fonte: Na imagem da tabela
Tabela de propriedades químicas dos desinfetantes líquidos. Fonte: Na imagem da tabela

Como limpar e higienizar o celular de forma correta

Com o álcool isopropílico, ideal para limpar equipamentos eletrônicos, e um pano de microfibra em mãos, siga os passos. Se você não tiver álcool isopropílico, álcool 60% ajuda na eliminação de bactérias:

Passo 01: Passe o pano de microfibra no corpo do celular para retirar o excesso de poeira e evitar que a tela arranhe ao passar o álcool.

Passo 1 - limpar excesso de poeira
Passo 1: limpar excesso de poeira

Passo 02: Aplique o álcool isopropílico, ou então com concentração acima de 60% no pano de microfibra e em seguida passe gentilmente, sem colocar força, o pano úmido sobre o corpo do telefone. Não encharque o pano, basta aplicar um pouco do álcool.

Passo 2: aplicar álcool nas superfícies
Passo 2: aplicar álcool nas superfícies

Passo 3: Lembre-se de aplicar em todas as superfícies do aparelho para higienização completa.

Passo 3: aplique em todas as superfícies do aparelho
Passo 3: aplique em todas as superfícies do aparelho

Passo 4: Aplique a parte seca do pano para secar, se ainda estiver úmido.

Seque o aparelho caso ainda fique úmido.
Seque o aparelho caso ainda fique úmido.

Como higienizar a capa do celular?

Seu celular já tem alguns meses ou anos de uso, a capa está amarelada não é mesmo? Pois bem, a capinha de celular amarelada é indício de que ela aqueceu e queimou. Sim, dificilmente você conseguirá remover o aspecto amarelado.

Agora, limpar a capinha é fundamental, para isso, você tira ela do celular, óbvio. Coloque ela dentro de um recepiente com água e detergente, faça a limpeza com um pano. Essa limpeza será superficial, fará a eliminação de bactérias e sujeiras acumuladas nos cantos.