Com o surgimento de surtos no Brasil, o governo juntamente com os profissionais da saúde está realizando campanhas para conscientizar as pessoas sobre ações de prevenção que devem ser tomadas para evitar o contágio da doença Coronavirus, também conhecida como COVID-19. Pensando nisso, um dos cuidados que temos que ter é a higienização de nossas mãos e dos objetos que levamos e usamos na rua como cartões de crédito, chaves, carteira, etc. Neste artigo iremos ensinar como limpar o seu celular e o que utilizar para que realmente elimine o vírus.

Escolhendo o produto correto para a limpeza do celular

A primeira coisa que devemos nos atentar é para a estrutura do vírus COVID-19, que possui um revestimento (cápsula viral ou envelope viral) formado por uma bicamada lipídica. Isso quer dizer que uma das substâncias da proteção do microrganismo é gordura, que é facilmente destruída por desinfetantes como sabão, detergente, álcool, cloro, etc.

O ideal para limparmos o nosso celular é a utilização do álcool, mas não pode ser qualquer álcool, tem de estar na concentração correta, como podemos ver na tabela abaixo.

Tabela de propriedades químicas dos desinfetantes líquidos. Fonte: Na imagem da tabela
Tabela de propriedades químicas dos desinfetantes líquidos. Fonte: Na imagem da tabela

Como limpar o celular para evitar contaminação por Coronavirus

Para realizar a higienização correta e realmente eliminar o vírus, deve-se atentar primeiramente para a utilização de álcool em uma concentração entre 60% e 80% de acordo com o "Manual of Clinical Microbiology". Embora seja difícil achá-los em supermercados, é possível encontrar a substância na concentração correta em farmácias. Lembre-se de lavar bem as mãos antes e depois da limpeza do aparelho, o ideal é esfregar as mãos com sabão líquido de 15 a 20 segundos como mostra a imagem abaixo.

Como lavar as mãos. Fonte: tuasaude
Como lavar as mãos. Fonte: tuasaude

Passos para limpar o celular

Com o álcool com concentração acima de 60% em mãos e um pano de microfibra em mãos, siga os passos:

Passo 01: Passe o pano de microfibra no corpo do celular para retirar o excesso de poeira e evitar que a tela arranhe ao passar o álcool.

Passo 1 - limpar excesso de poeira
Passo 1: limpar excesso de poeira

Passo 02: Aplique o álcool com concentração acima de 60% no pano de microfibra e em seguida passe gentilmente, sem colocar força, o pano úmido sobre o corpo do telefone. Não encharque o pano, basta aplicar um pouco do álcool.

Passo 2: aplicar álcool nas superfícies
Passo 2: aplicar álcool nas superfícies

Passo 3: Lembre-se de aplicar em todas as superfícies do aparelho para higienização completa.

Passo 3: aplique em todas as superfícies do aparelho
Passo 3: aplique em todas as superfícies do aparelho

Passo 4: Aplique a parte seca do pano para secar, se ainda estiver úmido.

Seque o aparelho caso ainda fique úmido.
Seque o aparelho caso ainda fique úmido.
Passo 4:

O que achou desta dica? Gostou? Comente abaixo o que achou e compartilhe conosco a sua opinião!