4 Sites para rastrear o coronavírus (Covid-19) em tempo real

Se você está muito preocupado com o novo vírus que está assustando o mundo, compilamos 4 sites para rastrear o coronavírus (Covid-19) em tempo real.

Por Ciência Pular para comentários
4 Sites para rastrear o coronavírus (Covid-19) em tempo real

O mundo todo está com medo do Corona Vírus, e não é pra menos. Com mais de 1000 mortes registradas, o vírus assusta as populações do mundo inteiro. Até o momento, nenhum caso ainda foi registrado no Brasil, para nossa tranquilidade, embora já tivemos cerca de 40 suspeitos. Entretanto, milhares de brasileiros viajam o tempo todo, a todo momento, e sabemos que a qualquer momento podemos ter esta temível doença no nosso país. Se você quer saber como rastrear o Coronavírus em tempo real, temos aqui 4 opções de sites. Vamos aprender a utilisá-los.

Acredita-se que o coronavírus começado em Wuhan, província de Hubei, na China. Até o momento em que escrevo este artigo, já foram mais de 64 mil pessoas infectadas e 1,3 mil mortes. Embora o governo chinês esteja se esforçando para conter a doença, os casos tem aumentado.

O que é o Coronavírus ou Covid-19?

Os coronavírus são uma família grande e diversificada de vírus que causam doenças similares ao resfriado comum.As doenças mais recentes causadas pelo coronavírus incluem a síndrome respiratória aguda grave (SARS) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

Em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram a identificação de um novo tipo de coronavírus, agora chamado de síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2, anteriormente conhecido como 2019-nCoV).

O SARS-CoV-2 não foi previamente detectado em humanos ou animais.Os testes de laboratório descartaram outros patógenos respiratórios, como influenza, influenza aviária, adenovírus e coronavírus SARS e MERS.

A doença causada por esse novo vírus foi denominada COVID-19.

De onde veio o COVID-19?

O COVID-19 foi relatado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, e posteriormente detectado em outras províncias chinesas e outros países.Ainda não sabemos como o COVID-19 chegou até os humanos, mas é provável que tenha sido transmitido por animais.

Um mercado de animais vivos de Wuhan é suspeito como a fonte original do COVID-19, masainda não há confirmação.Muitos casos iniciais envolveram pessoas que trabalhavam ou eram manipuladores e visitantes frequentes deste mercado, que foi temporariamente fechado para desinfecção ambiental.

Quais são os sinais e sintomas do COVID-19?

Os sintomas do COVID-19 são semelhantes a uma série de outras doenças similares à gripe, e quem possui os sintomas não necessariamente estão infectados com o COVID-19.Os sintomas incluem:

  • febre
  • tosse
  • dificuldade para respirar.

Se você tiver esses sintomas e esteve recentemente na China, ou ainda manteve contato próximo com alguém confirmado com COVID-19, vá até uma unidade básica de saúde (UBS) ou hospital, de preferência utilizando máscara para proteção.

Como o COVID-19 se espalha?

Como a gripe, o COVID-19 pode ser transmitido de pessoa para pessoa.A evidência científica confirma que o coronavírus é transmitido por gotículas de uma pessoa contaminada entrando em contato com nossas mucosas, como da boca, nariz e olhos.

Isso significa que, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, pode gerar gotículas contendo o vírus.Essas gotículas se depositam nas superfícies circundantes. A infecção acontece quando a pessoa toca a superfície e levar as mãos ao rosto.

As doenças espalhadas por gotículas podem ser transmitidas por:

  • tossindo e espirrando
  • contato pessoal próximo
  • contato com um objeto ou superfície com partículas virais e, em seguida, contato com a boca, nariz ou olhos.

Por isso é recomendado que você sempre utilize alcóol gel ou lave bem as mãos quando tocar em objetos, corrimões e outros lugares públicos.

4 Sites para rastrear o coronavírus (Covid-19) em tempo real

Gisanddata

Se você também está com medo, saiba como monitorar a proliferação do vírus em tempo real com o Painel online gisanddata.

Este painel atualizado em tempo real é baseado nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos centros de controle de doenças nos EUA, China e Europa. Você poderá observar todos os casos de morte e casos de contaminação do vírus Covid-19 através de um gráfico atualizado em tempo real.

Para acessar, basta clicar no link Painel onlinegisanddata. Ao abrir a página, você verá um mapa com pontos em vermelho. Esses pontos são os locais aonde há casos confirmados da doença.

Era fiel a Motorola por 10 anos, até que comprei um Xiaomi!

Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA

Não apenas o gisanddata oferece dados atualizados em tempo real sobre o vírus Covid-19. Além desta página, você pode acessar o mapa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Clique no link e confira o mapa atualizado com todos os países aonde foram detectado casos em verde.

Era fiel a Motorola por 10 anos, até que comprei um Xiaomi!

Além disso, você confere abaixo a lista de países com casos confirmados.

Site da OMS

No Site da OMS (WHO - World Health Organization, em inglês) você pode conferir as últimas notícias sobre o vírus e dicas para prevenção. O site também exibe (em inglês) recomendações de viagem e mapas de áreas infectadas. Para isso, acesse os relatórios da situação e clique no último relatório.

Era fiel a Motorola por 10 anos, até que comprei um Xiaomi!

Healthmap

Por último, você tem a opção criada pelos pesquisadores das universidades de Oxford, Harvard Medical School, Boston Children's Hospital e Northeastern University. Para isso, basta clicar no link do sitehealthmap. O site é atualizado em tempo real, assim como os sites citados acima.

Era fiel a Motorola por 10 anos, até que comprei um Xiaomi!

E não se esqueça: Sempre use o alcóol gel como aliado, não só para o Coronavírus, mas também para outros vírus, como o da Gripe H1N1.

Comentários:
Carregar comentários