Quando escrevi originalmente este post, no mês de fevereiro, o coronavirus ainda não tinha chegado no Brasil. Mas em março ele chegou, e desde então, tudo em nossas vidas mudou. Agora muitos de nós estão confinados dentro de casa. E quem não está, quando sai para a rua, precisa de muitos cuidados que nunca pensamos em ter, como higienização constante das mãos com água e sabão ou alcóol em gel e o uso de máscaras. E se você quer ficar por dentro da disseminação do vírus, confira as estatísticas do Covid-19 nos 5 melhores sites para rastrear o coronavírus em tempo real no Brasil e no mundo.

O coronavírus mudou nossas vidas. E todos nós estamos na torcida para que os cientistas consigam encontrar uma vacina ou remédio. Para além disso, o negócio é se resguardar em casa e acompanhar as estatísticas. Na data deste post, tínhamos mais de 2,3 milhões de casos registrados no mundo, com a soma de quase 165 mil mortes registradas. O vírus assusta muito por seu alto poder de transmissão, e por isso, todo dia você verá números diferentes no site. E se você pretende rastrear o coronavírus em tempo real, temos aqui as melhores opções de sites, incluindo tutorial de como usar.

O que é o Covid-19?

Os coronavírus são uma família grande e diversificada de vírus que causam doenças similares ao resfriado comum.As doenças mais recentes causadas pelo coronavírus incluem a síndrome respiratória aguda grave (SARS) e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

Em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram a identificação de um novo tipo de coronavírus, agora chamado de síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2, anteriormente conhecido como 2019-nCoV).

O SARS-CoV-2 não foi previamente detectado em humanos ou animais.Os testes de laboratório descartaram outros patógenos respiratórios, como influenza, influenza aviária, adenovírus e coronavírus SARS e MERS.

A doença causada por esse novo vírus foi denominada COVID-19. Acredita-se que esse coronavírus tenha começado em Wuhan, província de Hubei, na China.

De onde veio o COVID-19?

O COVID-19 foi relatado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, e posteriormente detectado em outras províncias chinesas e outros países. Ainda não sabemos como o COVID-19 chegou até os humanos, mas é provável que tenha sido transmitido por animais.

Um mercado de animais vivos de Wuhan é suspeito como a fonte original do COVID-19, mas ainda não há confirmação. Muitos casos iniciais envolveram pessoas que trabalhavam ou eram manipuladores e visitantes frequentes deste mercado, que foi temporariamente fechado para desinfecção ambiental.

Quais são os sinais e sintomas do COVID-19?

Os sintomas do COVID-19 são semelhantes a uma série de outras doenças similares à gripe, e quem possui os sintomas não necessariamente estão infectados com o COVID-19. Os sintomas incluem:

  • febre
  • tosse
  • cansaço
  • dificuldade para respirar.
  • redução no olfato e paladar

Se você tiver esses sintomas e esteve recentemente na China, ou ainda manteve contato próximo com alguém confirmado com COVID-19, vá até uma unidade básica de saúde (UBS), de preferência utilizando máscara para proteção.

Como o COVID-19 se espalha?

Como a gripe, o COVID-19 pode ser transmitido de pessoa para pessoa. A evidência científica confirma que o coronavírus é transmitido por gotículas de uma pessoa contaminada entrando em contato com nossas mucosas, como da boca, nariz e olhos.

Isso significa que, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, pode gerar gotículas contendo o vírus. Essas gotículas se depositam nas superfícies circundantes. A infecção acontece quando a pessoa toca a superfície e levar as mãos ao rosto.

As doenças espalhadas por gotículas podem ser transmitidas por:

  • tossindo e espirrando
  • contato pessoal próximo
  • contato com um objeto ou superfície com partículas virais e, em seguida, contato com a boca, nariz ou olhos.

Por isso é recomendado que você sempre utilize alcóol gel ou lave bem as mãos quando tocar em objetos, corrimões e outros lugares públicos.

Os melhores sites para rastrear o coronavírus (Covid-19) em tempo real no Brasil e no mundo

Gisanddata

https://gisanddata.maps.arcgis.com/

Os 5 melhores sites para rastrear o coronavírus em tempo real no Brasil e no mundo

Provavelmente esta é a melhor interface para se navegar. Este painel atualizado em tempo real é baseado nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos centros de controle de doenças. Você poderá observar todos os casos de morte e casos de contaminação do vírus Covid-19 através de um gráfico atualizado em tempo real. Ao abrir a página, você verá um mapa com pontos em vermelho. Esses pontos são os locais aonde há casos confirmados da doença.

Bing

https://bing.com/covid/local/brazil

Os 5 melhores sites para rastrear o coronavírus em tempo real no Brasil e no mundo

O site da Microsoft mostra os números oficiais de infecções por Covid-19 tempo real no Brasil e no mundo, baseada nas informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) e Wikipedia.

O melhor de tudo é que nessa plataforma você acompanha os dados em português, e separados por estados. Além disso, você terá a sua disposição uma interface intuitiva e altamente exploratória. O site também traz materiais informativos e notícias.

NextStrain

https://nextstrain.org/ncov/global

O NextStrain é um site bastante técnico, e indico ele para os mais nerds. Isso porque nele você vai entender como a doença se espalhou até o momento atual. Seu mapa é de longe o mais informativo nesta lista. Ele divide o genoma do vírus, ao lado de um mapa animado, mostrando as rotas pelas quais ele viajou de país para país. É um pouco mais esotérico, mas ainda assim fascinante.

Healthmap

https://www.healthmap.org/covid-19/

Os 5 melhores sites para rastrear o coronavírus em tempo real no Brasil e no mundo

Quando se trata de animação, o HealthMap é de longe o mais atraente e agradável, principalmente para quem curte um modo escuro. Ele extrai dados de várias fontes diferentes, e permite ver em animação a propagação do vírus desde os primeiros casos relatados até o dia de hoje. Um detalhe muito bacana dessa plataforma é que voce consegue visualizar os casos de coronavírus por cidade.

OMS

https://covid19.who.int/

O Painel da Organização Mundial da Saúde fornece as atualizações mais recentes sobre o novo surto de coronavírus. Isso inclui números atualizados de pessoas infectadas, mortes, países afetados e outros dados relacionados ao surto de COVID-19.

Construído em uma plataforma ArcGIS, esse painel pode ser considerado a fonte mais autêntica quando se trata de estatísticas, pois a fonte de dados é da OMS. No entanto, deve-se notar que os números de casos relatados pela OMS provavelmente representam uma subconta do número real de casos de coronavírus, pois muitas vítimas não são testadas, inclusive no Brasil.

E então, gostou dos sites?

Não se esqueça: Sempre use o alcóol gel como aliado, não só para o coronavírus e fique em casa.