Segundo o ditado popular, "Uma imagem vale mais que mil palavras". E de fato uma imagem tem muito valor. Agora, imagine o que acontecerá se essa imagem for falsa ou manipulada. O Photoshop é, sem dúvida, o melhor programa de edição de fotos de todos os tempos. E graças aos tutoriais do Photoshop, a manipulação de fotos não é mais uma atividade apenas para especialistas. Qualquer pessoa hoje em dia tem acesso ao conhecimento para aprender o básico do Photoshop em apenas algumas horas. 

Mas, como tudo é que útil, o Photoshop também pode ser usado para fazer coisas erradas. A maioria das "falsificações do Photoshop" são inofensivas. Mas, às vezes, o Photoshop pode ser usado para forjar e manipular imagens, alterarando todo o contexto e colaborando para a disseminação das famosas fake news (notícias falsas).

Na última eleição para Presidente do Brasil, vimos ambos os lados serem vítimas de fake news por imagens manipuladas no Photoshop. Podemos citar dois exemplos, que foram o filho do Presidente Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro.

Imagem manipulada no Photoshop para  prejudicar Flávio Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro.
Imagem manipulada no Photoshop para prejudicar Flávio Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro.

Outra vítima das fake news construídas através do Photoshop foi a candidata a Vice Presidente Manuela D'Ávila.

Imagem da candidata a Vice Presidente Manuela D
Imagem da candidata a Vice Presidente Manuela D'Ávila usada para fake news.

Mesmo estando em lados opostos, ambos foram vítimas do mesmo mal, e vai saber quantos eleitores acabaram tendo seus votos influenciados por estas mentiras, baseadas em manipulações do Photoshop? Por isso, é fundamental que todos saibam reconhecer uma imagem manipulada, e assim não ser enganado.

5 Maneiras de identificar uma foto editada no Photoshop

Notícias falsas são um problema crescente, não só em época de eleição. Embora a precisão de uma imagem possa ser difícil de avaliar, aqui estão algumas maneiras de saber se uma imagem é original ou manipulada através do Photoshop.

1. Procure por sinais de compressão de imagem

Esse truque é mais adequado para detectar documentos falsos. Quando você estiver em dúvida se o documento é manipulado ou não, você pode obter ajuda de uma ferramenta online chamada FotoForensics

fotoforensics
fotoforensics

Clique em "Upload File" para carregar a imagem que você suspeita ter sofrido manipulação. Ela executará alguns testes na imagem enviada e exibirá um relatório de compressão.

Por exemplo, se a imagem final estiver em formato JPEG, a imagem inteira deverá ter aproximadamente o mesmo nível de compactação, mas quando apenas uma parte de uma imagem for editada posteriormente, essa seção específica terá um nível de compactação diferente, ou seja, aparecerá mais brilhante do que o resto.

Se esse for o caso, a imagem pode ter sido manipulada. No entanto, isso pode não ser verdade em todos os casos, mas reforça a sua suspeita.

2. Verificar Metadados ou Dados Exif

Quando você captura uma imagem usando uma câmera, informações extras como data, hora, modelo da câmera, geolocalização, entre outras informações, são automaticamente adicionadas a ela. Em alguns casos, os metadados também podem ter informações sobre o software usado para editar ou manipular a imagem.

Embora essas informações não possam ser visualizadas diretamente, podemos usar o http://exif.regex.info e o http://imageedited.com/photoshop, para obter todos os metadados. Se os metadados contam uma história diferente do que o provedor de imagem tem a dizer, então, pode ser um possível caso de manipulação de imagem.

http://imageedited.com/
imageedited

No entanto, esse método não provam que a imagem é falsa. Na maioria das vezes, fotos legítimas precisam ser manipuladas para remover detalhes como iluminação e nitidez. Portanto, se os metadados disserem que a imagem foi editada usando o Photoshop, isso não significa necessariamente que ela seja falsa. Além disso, se uma pessoa tem habilidade suficiente para manipular uma imagem usando o Photoshop, ela pode facilmente modificar e ocultar dados Exif relevantes.

3. Procure pelas sombras

Se a imagem consistir em algum cenário ou algo semelhante, procure sempre as sombras e as luzes que não combinam. Manipular sombras é uma das coisas mais difíceis, mesmo para um especialista em Photoshop. 

Procure pelas sombras
Procure pelas sombras

Geralmente, os iniciantes do Photoshop não conseguem criar uma sombra e um ângulo de visualização perfeitos. Assim, fica trás um ponto cego, e é útil para detectar se a imagem foi editada no Photoshop ou não.

4. Preste atenção ao tamanho da imagem

Imagens manipuladas no Photoshop geralmente são muito grandes, em comparação com o tamanho médio que deveriam ser. Isso ocorre porque, o Photoshop trabalha com camadas e quando uma imagem é fortemente alterada, o tamanho da imagem tende a aumentar, devido a todas as camadas e conteúdo extra. 

No entanto, lembre-se de que é possível comprimir facilmente a imagem para reduzir o tamanho. Portanto, esse método não é tão confiável, mas é bom ter em mente ao procurar por evidências de uma imagens falsificadas.

5. Use o senso comum

A melhor maneira de detectar se uma imagem é manipulada é usando o bom senso. Por exemplo, o que você acha quando vê imagens de "Aliens comendo sushi no restaurante chinês" ou "uma cobra gigante engolindo um humano adulto"? Coisas desse tipo sempre são falsas.

Outra maneira é pesquisando pela imagem no Google, pois assim você pode acabar encontrando a imagem original, ainda mais quando se trata de pessoas famosas. Em qualquer site, se você usa o Google Chrome, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolher a opção "Procurar imagem no Google". 

Procurar imagem no Google
Procurar imagem no Google

 

A dificuldade de descobrir se uma imagem é "Photoshop fake" depende muito de quem fez a edição. Por exemplo, se o editor tiver menos experiência, ele deixará rastros suficientes. No entanto, se o suspeito for um especialista, você também precisará de um especialista para descobrir. E é por isso que existem pessoas trabalhando no departamento de fotografia forense.