A Adobe liberou recentemente a atualização para o Photoshop CC para a versão de 2017. Junto de novas features, o maior software de manipulação de imagens inovou a janela principal para criação de novos documentos. Ao atualizar percebi algumas possibilidades legais.

Antes de seguir, talvez seja do seu interesse ver outros tutoriais e artigos de Photoshop aqui no Oficina da Net. Faça login e siga a seção para receber novos conteúdos via e-mail.

Vamos explorar

Logo ao teclar os comandos Ctrl+N ou seguir o caminho File > New... a primeira tela abre os últimos documentos que você abriu recentemente. Na imagem você pode constatar que há um preset (Img Padrão Oficina) e todos os outros estão como "Custom".

Nesta primeira tela, ao lado direito da janela, estão os campos já familiarizados da maioria dos usuários, como Nome de um possível preset, largura, altura, unidade de medida, orientação, resolução e até cor de background. Você pode inserir os dados de preferência para criar um novo documento.

Nesta aba o usuário encontra presets padrão voltados à edição de fotografias a fim de já o fazê-lo em tamanho correto.

Já se o interesse é de produzir algo para impressão em uma folha A4, por exemplo, o menu escolhido deve ser o "Print".

O mesmo ocorre se o interesse principal for a criação de um pôster de ilustração.

O Photoshop CC 2017 já compreende muito bem a necessidade de preparar objetos, imagens e fotos para Web, portanto, a "Web" ganha uma aba própria de presets.

Bem como a Web, o Mobile também ganha importância com uma grande quantidade de opções de formatos.

Apesar de achar de grande valia ter todas estas possibilidades e auxílios na hora de criar um novo documento específico, notei que em meu Photoshop este novo "New Document" demorava muito (tipo... MUITO) para abrir. Cheguei a pensar que o problema seria a quantidade de memória requisitada pelo programa ao Windows - aliás, se seu Photoshop está lendo em qualquer função, este tutorial vai resolver o seu problema - para rodar o PS, deixando o restante do PC com lentidão.

Foi então que resolvi "xingar muito no Twitter" e, quando menos esperava, recebi uma resposta de @Pete Green, Gerente de Produto da Adobe, com a simples solução para meu problema.

Vamos lá então.

Como ativar a antiga janela de Novo Documento no Photoshop CC 2017?

Parece até ridículo, mas você precisa apenas acessar as configurações do photoshop, através do atalho Ctrl+K ou então acessando Edit > Preferences > General. Dentro das preferências, basta procurar pela caixa "Use Legacy ‘New Document’ Interface" e deixar esta opção marcada.

Vou confessar que me senti envergonhado por não ter dado uma lida nas configurações antes de sair por aí gritando por justiça. Bom, espero que você que chegou aqui em busca da mesma resposta que eu, tenha sua vida resolvida mais rápido que a minha. Um abraço e MUITO OBRIGADO Pete.