Como fazer seleções mais precisas no Photoshop?

Se você está cansado de não conseguir selecionar um objeto no Photoshop, confira como você pode fazer seleções mais precisas com um plugin para este famoso software.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

Saber utilizar a ferramenta Selecionar e Mascarar (Select and Mask) é uma das habilidades mais fundamentais do Photoshop. Se você quiser alterar a cor dos olhos ou remover um objeto, você precisa ser capaz de selecionar apenas a área da imagem que deseja editar, enquanto todo o resto permaneça intacto.

Existem várias maneiras de fazer uma seleção no Photoshop, mas na atualização de junho de 2016, a Adobe reuniu várias delas em um só lugar: o Select and Mask Workspace. Vamos ver como usá-lo.

Atenção: Para este artigo, é necessário ter conhecimento intermediário de Photoshop. 

Usando a ferramenta Selecionar e Mascarar (Select and Mask)

Com uma imagem aberta no Photoshop, há algumas maneiras de acessar a ferramenta Select and Mask. Selecione a camada com a qual você deseja trabalhar.

  • Clique em Selecionar (Select) > Selecionar e Mascarar (Select and Mask).
  • Pressione o atalho de teclado Control + Alt + R.
  • Clique em uma ferramenta de seleção, como a ferramenta Laço ou Seleção Rápida (Quick Select), e pressione o botão Selecionar e Mascarar (Select and Mask) na barra de opções.
  • Com a Máscara de camada (Layer Mask) selecionada, clique no botão Selecionar e Mascarar (Select and Mask) no painel Propriedades.

  b

Agora você deverá estar com a ferramenta seleção e máscara aberta, onde a maior parte do seu trabalho será realizada.

Selecionar e mascarar

Quando estiver na área de trabalho Selecionar e Mascarar (Select and Mask), isso é o que você verá.

Vamos olhar cada parte da interface por vez.

  1. No lado esquerdo da tela, você tem a Barra de Ferramentas. Em vez do conjunto completo de ferramentas do Photoshop, você está limitado à Ferramenta de Seleção Rápida, ao Pincel de Borda de Refinar, à Ferramenta Pincel, à Ferramenta Laço (e, abaixo dela, a Ferramenta Laço Poligonal). Há também as ferramentas de mão e de zoom para navegar sobre a imagem.
  2. A barra de opções da ferramenta na parte superior da tela tem todas as opções para a ferramenta atualmente selecionada.
  3. No lado direito da tela, você tem o painel "Propriedades". Na parte superior desse painel, você verá as opções de visualização, que controlam como a seleção ou máscara que você está criando aparece. No momento, qualquer área não selecionada tem uma sobreposição vermelha. Como ainda nada foi selecionado, toda a imagem tem a sobreposição vermelha.
  4. Abaixo disso, você tem a Detecção de Borda, que controla o tamanho das áreas que o Photoshop considera como arestas.
  5. Em seguida, estão os Refinamentos Globais, que ajustam as características, como o Contraste da seleção.
  6. Finalmente, as Configurações de Saída determinam como a seleção é enviada de volta à interface regular do Photoshop.

Veja como usar essas ferramentas para fazer seleções perfeitas.

As ferramentas de seleção

A parte mais importante do Select and Mask são as ferramentas de seleção. É através delas que você poderá construir sua seleção perfeita.

A Ferramenta Pincel de Recuperação funcionam como um pincel, que seleciona automaticamente áreas semelhantes. No GIF abaixo, apenas pintando sobre o pássaro com a ferramenta, veja como a seleção já está ficando um pouco precisa.

Como fazer seleções mais precisas no Photoshop?

O Pincel para refinar borda informa ao Photoshop quais áreas da sua imagem são bordas. É ótimo para obter melhores seleções em torno de detalhes suaves, como as penas no GIF abaixo.

Como fazer seleções mais precisas no Photoshop?

A ferramenta Pincel servirá para você pintar manualmente uma seleção. Se as ferramentas automatizadas do Photoshop não oferecerem a seleção desejada, ou se você quiser apenas ajustar alguma coisa, use esse pincel. É mais demorado, mas pode lhe dar os melhores resultados.

Como fazer seleções mais precisas no Photoshop?Por padrão, com todas as três ferramentas, quando você pinta, adiciona à seleção. Você pode remover da seleção pressionando Alt ou Option enquanto pinta.

Finalmente, a ferramenta Laço e a ferramenta Laço Poligonal servem para seleção de grandes áreas da imagem. 

Como fazer seleções mais precisas no Photoshop?

View Mode

Um dos recursos mais úteis da ferramenta Select and Mask é como ela permite que você use visões diferentes para ver exatamente o que está selecionado.

No menu suspenso Visualizar, você pode selecionar entre Marcha de Formigas, Sobreposição, preto, Branco, Preto e branco, etc. Você pode ver como fica cada opção abaixo.

Como fazer seleções mais precisas no Photoshop?

Para alternar entre os modos de exibição, pressione a tecla F no teclado. Dependendo do que você está tentando selecionar, cada modo de visualização oferece uma perspectiva diferente. Normalmente o Overlay (invólucro) serve para a maioria dos casos.

Alguns modos de visualização têm a opção de alterar a cor, a opacidade ou o que a vista representa. Você pode mudar isso nas Opções do Modo de Visualização.

Se a caixa de seleção Show border (Mostrar borda) estiver marcada, o Photoshop realçará as áreas que considera as bordas.

A opção Show original mostra como era a seleção original. A High Quality Preview força o Photoshop a renderizar uma visualização mais precisa, embora isso reduza a velocidade das ferramentas que você está usando.

Edge Detection

Assim como o Pincel para refinar a borda, você também pode usar as Opções Edge Detection (detecção de borda) para dizer ao Photoshop como interpretar as áreas de sua seleção.

O Raio determina o tamanho de uma área que o Photoshop trata como borda. Use um valor baixo para arestas duras, e um maior para bordas suaves. Se você não tem certeza do valor, basta testar com o controle deslizante, e ver como isso afeta sua seleção.

O Raio inteligente (Smart Radius) diz ao Photoshop para usar um raio diferente para diferentes partes da seleção. Se você estiver selecionando algo que tenha bordas duras e suaves, como o pássaro do exemplo, ative essa opção.

Global Refinements

Os refinamentos globais ajustam a seleção geral. Suas opções incluem o seguinte:

  • Smooth: Suaviza as bordas irregulares. Quanto maior o valor, mais as bordas são suavizadas.
  • Feather: Suaviza as bordas da seleção. Muito poucas imagens têm bordas perfeitamente nítidas, portanto, adicionar uma pequena quantidade de difusão às suas seleções geralmente faz com que elas pareçam mais realistas.
  • Contrast: Endurece as bordas suaves. Se as bordas das seleções forem muito suaves, adicione contraste para torná-las mais difíceis. É basicamente o oposto de Pena.
  • Shift Edge ou puxa a borda de seleção em (valores negativos) ou empurra para fora (valores positivos). Se houver uma margem de cor em torno da sua seleção, puxar a seleção em alguns por cento pode removê-la.
  • Finalmente, o botão Strait Selection redefine a seleção atual e o botão Inverter inverte a seleção; áreas desmarcadas são selecionadas e vice-versa.

Novamente, se você não tiver certeza de quais valores exatos sua seleção precisa, brinque com os controles deslizantes e veja o que funciona bem.

Configurações de saída

Configurações de saída controlam como o trabalho que você fez em Selecionar e Máscara é enviado de volta ao Photoshop.

Se houver uma conversão de cores nas bordas, o Photoshop tentará corrigi-lo se a opção Descontaminar cores estiver marcada.

Na lista suspensa Saída para, você pode selecionar como a seleção é enviada ao Photoshop. Você pode escolher entre:

  • Seleção,
  • Máscara de camada
  • Nova camada
  • Nova camada com máscara de camada
  • Novo Documento
  • Novo documento com máscara de camada.

Juntando Tudo: O Fluxo de Trabalho Selecionar e Mascarar

Agora que você tem uma ideia do que cada parte da ferramenta Selecionare Mascarar faz, veja como tudo se encaixa em um fluxo de trabalho típico. 

Abra a imagem que você deseja editar no Photoshop e duplique-a para uma nova camada, indo em Camada > Duplicar ou usando o atalho de teclado Control + J. 

Entre na área de trabalho Selecionar e Mascarar.

Use a Ferramenta de Seleção Rápida para criar uma seleção aproximada.

Use o pincel Refine Edge para pintar ao longo de qualquer aresta onde a seleção não seja perfeita.

Use a ferramenta Pincel, Opções de Detecção de Borda e Refinamentos Globais para ajustar a seleção. Para obter diferentes perspectivas, troque entre os modos de visualização.

Selecione o Modo de Saída, como Máscara de Camada, e clique em OK para enviar a seleção de volta ao Photoshop.

Agora, você pode fazer o que quiser, como substituir o fundo por uma cor sólida ou, como você pode ver abaixo.

Mesmo quando você aproxima muito o zoom, você pode ver que temos uma boa seleção, graças a essa ferramenta. O Selecionar e Mascarar reúne as melhores ferramentas de seleção do Photoshop em um único módulo. É a maneira mais simples de criar seleções impressionantes.

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal