Uma característica conhecida do Google é adquirir companhias ao redor do mundo, explorar áreas de interesse e se desfazer de material que a empresa não vê "futuro". Algo semelhante vimos com a Motorola, comprada em 2012 por 12,5 bilhões de dólares. Dois anos depois, em 2014, o Google revendeu a companhia de smartphones para a Lenovo pelo estranho valor de 2,9 bilhões de dólares. Aparentemente a organização de Mountain View organizou e preservou todos os dados e patentes que lhe interessavam da Motorola e repassou a divisão de smartphones.

Também adquirida pelo Google em 2012, a Nik, uma empresa alemã, criadora do conhecido app Snapssed e de inúmeros plugins para Photoshop e Lightroom. Esses plugins eram vendidos originalmente por US$ 500, tiveram uma redução legal dos valores para US$ 150 e, a partir deste último final de semana, passaram a ser disponibilizados gratuitamente pelo Google.

São sete plugins disponíveis pela Coleção Nik: Analog Efex Pro, Color Efex Pro, Silver Efex Pro, Viveza, HDR Efex Pro, Sharpener Pro e Dfine.

Os plugins funcionam nos programas Adobe Photoshop, Lightroom e Elements. Também funcionam no Apple Aperture.

Analog Efex Pro

Este plugin revive o estilo analógico da fotografia, explorando presets criadas ao estilo das antigas câmeras fotográficas - época dos filmes e tratamento de imagens nas câmaras escuras. Em suma, a Coleção Nik é um tremendo pacote de presets para aplicar em suas imagens.

Com os controles do Analog Efex você pode alterar propriedades de cor e intensificar a força destas cores, ou centrar melhor os pontos de interesse.

Color Efex Pro

Quem trabalha com edição, tanto de fotos como de vídeos, sabe que trabalhar corretamente a cor pode modificar totalmente a percepção que as pessoas terão do seu trabalho. A abordagem fria ou quente, muda a forma como as emoções das pessoas serão tocadas pelas imagens.

Com o Color Efex Pro, o usuário tem em mãos excelentes opções de pré configurações com ajustes de cor, precisando apenas mais alguns toques pessoais para deixar a imagem da forma que você quiser.

Os resultados são magníficos.

Viveza

Com este plugin você pode selecionar cores específicas em locais específicos da imagem para tornar sua foto ainda mais incrível. A grande sacada do Viveza é fazer estas alterações sem precisar utilizar máscaras ou seleções, basta clicar sobre o ponto desejado e um leque de parâmetros surge para que sejam feitas as modificações.

HDR Efex Pro

Se você acompanha o Oficina da Net com frequência, viu há alguns dias um post ensinando como utilizar efeitos de modo HDR em suas fotos. Com a inclusão do plugin HDR da Nik, uma nova ferramenta para obter o mesmo resultado fica disponível. O HDR Efex Pro tem diversos presets de modo HDR para experimentar.

Pra saber mais sobre o que é o HDR, acesse o post lá e confira!

Sharpener Pro

Quando se fala de retratos ou fotos que demandam uma quantidade de detalhes mais elevada, utilizar o Sharpener Pro pode ser a solução para seu problema. O plugin aprimora os detalhes e texturas da foto sem danificar as características principais nem deixar a foto muito artificial.

Dfine

Este plugin permite que o usuário ajuste o contraste de uma imagem e reduza o ruído da cor separadamente. É uma ferramenta muito interessante.

Ps: No gif abaixo mostro apenas o que dá para fazer com o plugin (os extremos), não significa que o tenha deixado bunitão, beleza?

Silver Efex Pro

Como o próprio nome já diz, este plugin lhe dá uma cartela enorme de opções para deixar suas fotos em preto e branco com todo estilo que elas merecem.

Você também pode e deve explorar o universo das cores dentro do P&B com os ajustes finos que podem ser feitos. Vale muito a pena conferir.


Para quem está aprendendo e se aventurando no universo fotográfico, a Coleção Nik certamente é uma tremenda sorte. Obrigado Google! Para fazer download, acesse aqui.

Um abraço.