Não adianta negar, você adora fotografar com seu smartphone, certo? Mas será que você sabe pra que serve aquele quadro com linhas horizontais e verticais disponível no Instagram? Já ouviu falar de regra dos terços? Então vamos levantar algumas dicas interessantes para te ajudar a compor boas imagens para compartilhar nas redes sociais.

Bom, tudo isso que citei acima faz parte de algumas regras de composição fotográfica, seja ela profissional ou amadora. Um pouco de conhecimento não mata ninguém, não é mesmo? Então o Oficina da Net, com base em uma publicação do site Android Central, resolveu criar para você 9 dicas simples para fazer boas fotos com seu smartphone.

"Micro-curso" de fotografia

A principal dica que podemos dar pra você é uma pequena explanação das mais conhecidas regras de fotografia e também outras regras que não são tão conhecidas mas que ajudam a captar a melhor imagem possível, mesmo com um equipamento limitado de uma câmera de smartphone (salvo um Xperia XZ, Galaxy S8, iPhones 7, etc. e outros aparelhos top de linha).

A primeira e, para muitos, a mais importante regra, é chamada de regra dos terços. O próprio Instagram disponibiliza para você o "terço" como opção na hora de captar uma foto.

Utilizar esta regra é natural para quem já possui conhecimento prévio de fotografia. Mas vou te ajudar. Basta você escolher um dos quatro pontos em que as linhas se cruzam no centro da tela para posicionar o objeto que você quer fotografar.


Imagem: InfoEscola

A prática é simples, você não vai, necessariamente, focar o objeto no centro da composição e sim nas laterais, sempre respeitando o olhar do personagem. Para entender melhor, pense em uma pessoa que olha da direita para a esquerda, neste caso você deve posicionar o objeto da foto (a pessoa) no quadrante direito, para que o olhar dela seja acompanhado pela foto e não cortado pelo seu clique.

Como em tudo na vida (ou quase) as regras foram feitas para serem quebradas, então você pode não seguir a regra dos terços, ou pode também ver este vídeo produzido pela COOPh. Nele Steve McCurry apresenta 9 dicas de composições fotográficas alternativas e muito úteis. Vale a pena ver.

Organize o "cenário"

Eu sei, você quer fotografar algo inesperado, natural, sem manipular as pessoas e os objetos. Mas mesmo assim é possível que você dê uma arrumada básica no cenário. Este cenário que eu falo é o seguinte: Você quer fotografar aquele café maravilhoso que acabou de comprar e está uma delícia, mas caminha por uma rua cuja calçada está quebrada e há lixo no chão (sendo bem dramático). Encontre um ambiente que seja mais amigável para a fotografia, entende?

Pense também se você está na cafeteria e sua mesa está cheia de guardanapos e sujeira que que você acabou de fazer. Melhor fazer uma faxina rápida antes do clique, certo?

Caso você queira fotografar um objeto estático, em casa, por exemplo, encontre um fundo que contraste bem com o objeto, com cores diferentes para não mesclar o fundo ao elemento principal.

Lembre-se que este item está diretamente ligado às regras e composições fotográficas. Você precisa pensar nos outros objetos que vão estar presentes em sua foto.

Luz é vida

Um amigo sempre me disse que luz é um dos pontos mais importantes para fotografia. Ele me ensinou que quando se tem muita luz, com edição é possível escurecer, mas com pouca luz, fica bem difícil salvar a foto na edição. As fotos feitas com smartphones são mais dependentes de uma boa luz que algumas câmeras compactas, afinal, o sensor de uma câmera de smartphone é, muitas vezes, modesto. Portanto, procure o melhor ponto de luz para fotografar.

Se liga nesse exemplo: na primeira foto uma posição que desvalorizou o meu rosto e o da patroa. Já na segunda encontramos um local capaz de mostrar o cenário que a gente queria e que também deixou a face iluminada:

Posicione os elementos da foto de frente para o sol e o gigante fará todo o trabalho de iluminação por você. Mas cuide para que as pessoas não fiquem com aquela cara de olhos enrugados, sabe? Com o sol pegando diretamente no sensor da câmera a tendência é que todos os outros elementos da foto fiquem escuros.


Olha a minha face, totalmente contra o sol!

Flash só em momentos 'extremos'

Mesmo em uma foto noturna não é muito aconselhável utilizar o flash da câmera. Primeiro porque a luz fica extremamente artificial. Segundo porque o flash normalmente fica na cara dos elementos focalizados e, se for posicionado muito próximo, vai estourar a luz.

Opondo-se a esta visão, o flash também pode ajudar de alguma forma a fotografar em locais onde a luz natural vem de encontro à câmera, ou seja, quando o sol bate direto na câmera. Assim existe uma possibilidade de você fotografar uma galera com o sol vindo de trás sem deixar o rosto do pessoal escuro.

O caso extremo a que me refiro no subtítulo seria uma foto em ambientes completamente desprovidos de iluminação natural. Note que a iluminação não ficou boa, mas era a única forma de aparecer na imagem.

Veja que na foto acima o flash está perto dos objetos focalizados, porque estou segurando o smartphone com a mão.

Cuidado com o "equipamento"

Como fotógrafo que sou, sei que devo manter meu equipamento sempre em condições de trabalho: limpos e livre de quedas e aranhões. Com o smartphone não pode ser diferente. Cuide para não riscar o vidrinho que protege a lente da câmera. Mantenha-o sempre limpo para não ser pego desprevenido no momento daquela foto rápida que você precisa fazer.

Zoom. Tô fora

Todas as câmeras têm o recurso mas praticamente nenhuma satisfaz o usuário mais exigente. O fato é que o zoom "mecânico" das câmeras presentes em smartphones é muito ruim. São pouquissimas que executam este recurso de forma aceitável. Portanto, se você está longe do objeto que deseja fotografar, clique sem zoom, tente aproximar e cortar a imagem original posteriormente com um aplicativo. Ou simplesmente chegue mais perto se for possível.


Zoom natural da câmera!

Zoom feito posteriormente - na galeria.

O zoom normalmente deixa a foto tremida, pixelizada e, em outras palavras, péssima. Salvo se você tem um smartphone de última geração como LG G4. As fotos acima foram feitas com ele. Veja que a qualidade da foto com o zoom na câmera não deixou a desejar como em outros smartphones mais modestos.

Encontre o melhor app

A loja de aplicativos do Google está repleta de opções que substituem ou acrescentar qualidade à câmera de seu smartphone. São inúmeras opções de efeitos e filtros além de detalhes que a câmera nativa do smartphone não consegue fazer, como o efeito Mirror, que espelha a imagem. A minha dica de app está aqui no quadro ao lado, é o Snapseed.

Faça testes com alguns aplicativos e escolha aqueles que você mais gostar. Aqui usei o Mirror Camera, o Camera360, etc. Alguns apps funcionam bem e retornam ótima fotos. Outros, todavia não fornecem a mesma qualidade e um resultado satisfatório. Portando, faça esta experimentação e descubra o melhor app para você.

Explore os modos da câmera

Para uma fotografia profissional, com câmeras, normalmente aconselha-se ao usuário que utilize o modo manual, para que ele explore as possibilidades do ambiente e da própria câmera. Se você possui aparelhos da linha Xperia, da Sony, possui um enorme leque de opções em modos de câmera.

A Samsung, por outro lado oferece menos opções, no entanto, você pode fazer download de outros modos pelo Galaxy Apps. Já a LG, por exemplo não ofere modos personalizados de câmera, porém o dispõe do modo totalmente manual, que para quem curte fotografia é uma coisa espetacular, afinal, você pode ajustar os parâmetros da câmera da forma que quiser para dar o seu olhar à fotografia.

Paciência

A melhor dica que podemos te dar é ter paciência para fazer uma boa foto. Erguer o aparelho e clicar sem olhar, arrumar as pessoas rapidamente para acelerar o processo pode resultar em uma foto tremida, fora de foco ou mal elaborada.

Curtiu as dicas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário.

[CURSO]75[/CURSO]