Esses dias apresentei os plugins de uma empresa Alemã que foi comprada pelo Google em 2012, a Nik Collection. A Nik também é a criadora de um app para edição de imagens nos dispositivos mobile, o Snapseed. Curiosamente conheci o aplicativo alguns dias antes da liberação gratuita dos plugins - por parte do Google - e gostei muito. Ele foi criado lançado em 2011.

Aqui no site você também já deve ter visto um artigo especial com excelentes apps para editar suas fotos. Então, eu acrescento hoje uma nova opção, a meu ver, uma das melhores. Vamos conhecer?

Para encontrar o Snapseed na sua respectiva loja, basta fazer uma pesquisa ou clicar nos ícones abaixo. Faça o download e instale o app.

O Snapseed ~só~ serve para editar imagens, então ao iniciar o aplicativo você encontra apenas um botão para abrir uma foto e sair editando.

O segundo passo pede que você escolha uma de suas fotos. No terceiro passo, o app abre uma série de opções de edição, a começar por ajustes de ferramentas como: Cortar, Girar, Transformar, Pincel, Correção e Vinheta.

Se você fica com o "pé atrás" em relação à praticidade das ferramentas usando o smartphone ou tablet, dá para se surpreender com a efetividade do Snapseed. Óbvio que não há aquela precisão do mouse, mas se você procura tal eficiência, vai para o PC, certo? Veja alguns exemplos.


*Eliminei o canetão rapidamente para ilustrar

Ps: Claro que fui dramático ao eliminar o canetão, mas a ferramenta de correção serve perfeitamente para eliminar pequenos ruidos de uma foto, por exemplo.

Falando dos filtros, um novo leque de opções se abre e é aí que você deixa sua criatividade trabalhar. Dá para colocar efeito de foco, HRD Scape, Vintage, P&B, Molduras e muito mais.

Dentro de cada filtro você pode ver algumas opções na barra inferior. Mas os ajustes de efeitos são obtidos com o deslizar dos dedos. Para cima/baixo você seleciona o parâmetro a ser alterado. Já para direita/esquerda a intensidade do parâmetro.

No canto superior direito da tela, você tem a opção de visualizar a imagem original para comparar com a editada.

No momento em que você estiver de acordo com a edição, é só confirmar no canto inferior direito e salvar a foto editada.

Prontinho. Agora é só usar a criatividade para clicar boas fotos e, depois, com a ajuda do Snapseed, fazer a edição necessária. Um abraço e boas fotos!