O que preciso fazer para criar um aplicativo?

Temos visto que desenvolver aplicativos que visam o mercado mobile pode ser mais que uma alternativa rentável, pode colocá-lo no topo, deixá-lo rico. Mas nem tudo são flores, e o aspirante a desenvolvedor de app precisa seguir algumas regras.

Por | @oficinadanet Programação

Descubra como criar um aplicativo no mercado de desenvolvimento de aplicativos e jogos para smartphones. Agora vamos instruir quais os passos para você criar o seu. Caso o desenvolvedor seja iniciante, não será tão difícil, pois é possível aprender com a linguagem. Como?

Com o SDK (Software Development Kit) pacote de desenvolvimento de software, auxiliando o programador com a documentação do código para ter um aplicativo de acordo com os padrões. Basta estudar o pacote, todos os parâmetros são explicados, com um conteúdo muito completo. Os conceitos básicos como declaração de variáveis, sintaxes, funções, como utilizar os métodos já existentes e exemplos de códigos que podem ser úteis no desenvolvimento inicial de aplicativos, são abordados.

Um dos primeiros passos é escolher o sistema operacional mobile que você pretende trabalhar, segue abaixo alguns, e linguagens utilizadas para criar um aplicativo:

Sistema Linguagem Livro para pesquisa
Android Java Google Android - Aprenda A Criar Aplicações Para Dispositivos Móveis Com o Android Sdk
iOS Objective C Aprendendo Cocoa Com Objective-c - Desenvolvendo Para Mac e Ios App Stores
Windows Phone C# Desenvolvendo Aplicações Para o Windows Phone

Não vamos falar acerca de um sistema em específico mas para codificar é necessário uma IDE (Integrated Development Environment) um ambiente integrado para desenvolvimento de software. Cabe a você pesquisar e escolher o mais recomendado ao sistema escolhido. Use o Debug ou Debugger, ferramenta usada para encontrar e reduzir defeitos no aplicativo.

Levando em conta que é preciso testar - embora não seja necessário em alguns sistemas ter o aparelho propriamente dito para isso, por existir uma plataforma que o faça, é interessante criar esse hábito e testar na maior quantidade de dispositivos que lhe for possível. Isto é principalmente importante se estes dispositivos possuem versões do SO diferentes, possibilitando então um melhoramento no código com as necessidades gerais dos aparelhos com uma tratativa diferente.

Com as ferramentas escolhidas resta a dúvida: Quanto desembolsar?

Os valores dependem do investimento e do tamanho do aplicativo, da complexidade. Deve-se levar em conta na hora de montar o projeto o público que irá alcançar, a real necessidade, fatores interferem no investimento, podendo ser de 0 a milhões. A grande sacada é justamente você otimizar este investimento e tentar fazê-lo de forma inteligente, a fim de não "rasgá-lo".

Como lançar o aplicativo?

É necessário criar um cadastro na loja distribuidora de aplicativos, então basta distribuir nas lojas virtuais de cada plataforma, não existe muita burocracia, apenas um cadastro na loja. Em alguns casos é necessário a licença do desenvolvedor, no iOS por exemplo o investimento é de $99 dólares anuais, um investimento que dependendo do seu produto é um custo benefício extremamente viável.

Como aprender?

Para o iPhone em especial existe um curso online chamado Dev Secrets, você irá aprender desde o básico para criar aplicativos para iPhone, até auxilio passo a passo para você vende-lo na app store e também como ter um bom marketing para apresentar seu aplicativo para o mundo.

O Android não fica de fora, na Android Developer tem-se total apoio desde o início, como gerenciar a conta, como vender os aplicativos, até o envio do aplicativo pronto ao Google Play, tudo em português. No site Developer.Android existem tutoriais, o site é em inglês mas o conteúdo é bem mais completo, além de ensinar como instalar os plug-ins necessários, criar o projeto propriamente dito, a parte de programação, e a parte gráfica, não precisa criar conta, apenas entrar e começar a desenvolver. Assim fica mais fácil do que pensávamos, não é mesmo?

Temos também cursos ensinando a programar para android. Vem ver:

Como obter sucesso?

Divulgue! Não é segredo que as redes sócias tem um grande alcance quando se fala de divulgação. Agora que você está em um mercado global, espalhe no Facebook, LinkedIn, Twitter, Badoo, Blog, sites, onde for possível. “Divulgação é a alma do negócio”!

Claro que o sucesso não depende apenas da divulgação se o aplicativo não for bom. Porém, não desista na primeira tentativa. E quando tiver êxito não se deixe intimidar por pessoas que possam escrever comentários desagradáveis. Alguns dão feedbacks úteis e alguns apenas gostam de insultar.

Como fazer da forma simples?

Certamente é um tópico que interessa, pois alguns tem facilidade em aprender programação, e outros não, para esses outros, trago-lhes uma dica.

O site AppMakr disponibiliza uma forma diferente de criar seu próprio aplicativo, com opção para iPhone, Android e Windows Phone. O processo não requer nenhum conhecimento de codificação. Basta criar uma conta, entrar e escolher o tipo de aplicativo, depois de escolhido você entra com a parte visual, escolhendo a foto de fundo, a foto para o cabeçalho, nome, ícone entre outros. Aconselho usar para divulgação, a ferramenta RSS; Coloque a sua conta do Youtube, Twitter, blog etc. a pessoa que adquirir o aplicativo receberá as atualizações feitas pelo seu serviço. O site está em inglês, mas sem nenhuma dificuldade de entendimento. Em outubro de 2010 , os aplicativos feitos com AppMakr chegaram a 1 % de todos os aplicativos na App Store.

Mais sobre: aplicativos smartphones mobile
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar