Nem sempre as fabricantes conseguem fazer um bom trabalho em otimizar e criar interfaces amigáveis para o usuário. Devemos reconhecer que elas tentam, mas nem sempre agradam a gregos e troianos.

É comum que as lojas de aplicativos ofereçam, então, alternativas para melhorar a experiência aos usuários com facilidades e recursos adicionais (filtros e efeitos). Em uma rápida passada pelo Google Play, é possível encontrar centenas de aplicativos que substituem o app nativo da câmera. Como não caberia aqui a explicação e consideração sobre todos os apps da loja, elegemos 5 apps que você deveria dar uma conferida. Vamos lá?

Não esquece de seguir a seção de APPs no Oficina para receber novas postagens.

Cameringo

Com mais de 5 milhões de downloads o Cameringo é um dos bons apps de câmera que temos disponíveis para Android. O app apresenta muitas ferramentas legais. Vamos explorar?

A primeira imagem mostra uma foto simples tirada com o Cameringo. Nela podemos ver o botão para desligar a câmera no canto inferior esquerdo. Logo acima estão o botão para trocar entre câmera frontal ou traseira. Também dá para ajustar o quadro da foto para formato quadrado ou wide. Diretamente acima estão o controle do Flash além do menu para mudar o modo da câmera (Gif, Planeta, Panorama, Vídeo, etc)

Você tem uma porção de filtros para aplicar nas fotos. Dá para escolher entre as categorias PRO, RETRO, MONO, TRACES, POP, MORFO, TWIST e MASH.

Além, é claro, de fazer as alterações de parâmetros básicos, como contraste, brilho, matiz, saturação, etc.

Gostei bastante das ferramentas e os diversos filtros para aplicar em suas fotos. Os efeitos TWIST me fizeram gastar um bom tempo brincando.

O Cameringo tem a ainda a versão PRO (R$4,00) com ainda mais opções para você personalizar suas fotografias.


 

 

Câmera 360

Outro app que gostei muito, o Câmera 360, obviamente, também possui muitos filtros e muitas possibilidades. O app já teve entre 100 e 500 milhões de downloads e o feedback esmagador de 2,5 milhões de classificações com 5 estrelas no Google Play.

O app possui etiquetas engraçadas, Photo Challenge, filtros exclusivos, Beauty Selfie, editor de fotos e muito mais.

Em relação aos filtros, não há dúvidas, o Câmera 360 possui várias opções dentro de cada categoria de filtro, aumentando enormemente as possibilidades.

O que não me agradou, mas que certamente agrada há muitos usuários, é o leque de molduras e enfeites que podem incrementar o cenário de sua foto.

Se você não conhece o Câmera 360, vale a experiência para ver se você curte ao app. ;)


 

 

Camera MX

Outro bom app para fazer fotos legais é o Câmera MX. O app possui entre 10 e 50 milhões de downloads no Google Play e está disponível para mais de 100 países. Sua mais recente atualização também possui o recurso "Shoot-the-past" - que capta os momentos anteriores ao clique para que você possa recuperar o momento perdido no caso de uma foto em movimento.

O aplicativo possui interface bem simples e de fácil manuseio. As fotos ficam muito boas. Dá para utilizar inúmeros efeitos e filtros interativos. Gostei das diferentes máscaras que o app oferece. Assim como nos outros apps, passei bons momentos conferindo tudo que você pode fazer com o Câmera MX.

Vale a pena conferir o que o Câmera MX tem para oferecer.


 

 

Z Camera

A Google Play é recheada de aplicativos e apps de muita qualidade para usar melhor o hardware de sua câmera. O Z Camera é um destes excelentes apps. Ele possui filtros em tempo real, imagem dinâmica e uma interface de fácil manuseio.

O aplicativo tem entre 5 e 10 milhões de downloads e os feedbacks são extremamente favoráveis.

Se você não está inteiramente decidido sobre qual filtro deseja usar na foto em questão, dá para clicar no botão Aleatório para receber uma sugestão. Aliás, você pode clicar quantas vezes quiser até que uma opção lhe agrade.

O Z Camera também possui uma galeria própria que é parecida com o Google Photos, mas tem suas peculiaridades e também gostei bastante.


 

 

VSCO

Para fechar nossas dicas de apps, o VSCO - app muito conhecido e estiloso - possui entre 10 e 50 milhões de downloads na Google Play e possui muitas funcionalidades legais. Sua especialidade é conter filtros de edição que levam estilo para suas publicações.

O estilo do app é minimalista e é preciso um pouco de tempo até que você se encontre definitivamente. Ou será que estou ficando velho?

Há uma comunidade em que você pode ver fotos de outros membros e uma extensa loja de pressets para usar em suas fotos. Este segundo detalhe pode acrescentar muitas opções de filtros, no entanto, em alguns casos é preciso pagar por isso. Os preços variam giram em torno de grátis até R$ 35,00 ou ainda mais.

O app é um lugar muito bom para depositar fotos de cunho profissional sem a necessidade de receber curtidas ou comentários. ;)


 

Se sua câmera nativa do smartphone não corresponde às suas expectativas, creio que um destes apps deve compensar, certo? Se você usa outro app de câmera, contribua com este post deixando um comentário bem legal, beleza? Um abraço.