A quarentena está longa, e por mais que tenhamos algumas potenciais vacinas em fase final contra a COVID-19, ainda não se sabe até quando teremos que fazer o isolamento social. Mas se você está entediado, com tanto tempo trancado em casa, sem poder se reunir com amigos e familiares, saiba que você pode aproveitar o tempo para ler livros sem ter que pagar nada por isso. Confira 5 apps para baixar livros PDF grátis na quarentena.

Você pode ler eBooks grátis no seu smartphone ou tablet com sistema Android, ou no iPhone da Apple apenas baixando PDF de sites que estão distribuindo livros digitais grátis nesta quarentena.

Antes de mais nada, saiba que quem tem um smartphone com internet, tem todo o conhecimento do mundo na palma da mão. É praticamente inesgotável a fonte de conhecimentos que a internet proporciona.

Além disso, os livros digitais são uma ótima pedida por não demandarem insumos do meio ambiente. Estamos falando das várias árvores que precisam ser cortadas para que haja papel, papel esse que servirá como matéria prima do livro físico.

5 aplicativos para ler livros de graça durante a quarentena

1. Amazon Kindle

Amazon Kindle
Amazon Kindle

https://www.amazon.com.br/

Esse é o primeiro nome quando se fala em aplicativos para ler livros digitais, e não é à toa. O Kindle dá Amazon é um dos aplicativos de leitura de eBooks mais usados do mundo. E agora na quarentena, para incentivar as pessoas a ficarem em casa, a Amazon resolveu liberar muitos livros de graça, além dos que ja existiam antes.

E a oferta é e grande, pois a Amazon tem títulos de praticamente todas as categorias. Do romance à ficção, não-ficção, histórico, entre outros. Você também pode comprar os que deseja ler. O melhor é que, embora a Amazon venda o seu dispositivo de leitura (tablet) Kindle Fire, é possível baixar o app e ler livros de graça no iOS e no Android.

Download

2. KOBO

Kobo
Kobo

https://www.kobo.com/br/

Similar ao Amazon Kindle, o aplicativo de eBook Kobo está trazendo diversos títulos gratuítos neste mês, como da editora Rocco, como outros muitos livros de sucesso com grandes descontos. Além disso, se você estiver procurando por um aplicativo que permita que você se conecte com seu círculo social e obtenha boas recomendações, sugestões e muito mais, esse é certamente o aplicativo a ser observado. Você pode compartilhar citações, notas e discutir livros em mídias sociais com seu recurso integrado do Facebook.

Você tem acesso a um catálogo de mais de quatro milhões de títulos. O Kobo vem com sua própria loja on-line, onde você pode obter acesso a livros gratuitos, bem como os pagos. Um dos melhores destaques deste aplicativo certamente é a ampla gama de tipos de arquivos que ele suporta. Não só o PDF como também epub, CBZ, CBR, dentre outros. O aplicativo Kobo está disponível no iOS, Android, Blackberry 10 e Windows 8.

Download Android | Download iOS

3. Lelivros

Lelivros
Lelivros

http://lelivros.love/

O Le Livros é um site brasileiro que tem por objetivo democratizar a leitura no país. Nesta plataforma você encontrará milhares de livros, todos com domínio público e de propriedade intelectual. No site você encontra livros nos formatos PDF, ePUB (iPad e Kindle) e Mobi (Amazon). Tambem é possível ler livros online, sem baixar nada.

4. Google Play Livros

Google Play Livros
Google Play Livros

https://play.google.com/store/books/

Se você possui um smartphone Android, uma das melhores formas de baixar livros grátis para ler nesta quarentena é com o app nativo do seu celular, o Google Play Livros. Desenvolvido pela mesma empresa que desenvolve o sistema operacional do seu celular, este aplicativo permite que você personalize a aparência de leitura.

Você pode mudar com o tamanho, assim como a cor da fonte. Se você não conseguir compreender o significado de uma palavra, existe um recurso de pesquisa de dicionário fácil. Certamente, o diferencial deste app do Google é a possibilidade de poder baixar livros grátis, bem como facilmente, assim como fazer uma compra rápida.

Download

5. iBooks

iBooks
iBooks

Se você tem um smartphone da Apple, saiba que é possível baixar livros grátis para ler nesta quarentena no iBooks. Além disso, com ele é possível ler arquivos baixados no seu iPhone ou iPad, podendo acessar nos formatos PDF e EPUB.

O design deste aplicativo é muito elegante, e o layout do app é sem bagunça. Você tem a opção de personalizar as fontes e cores e também pode alternar entre os modos dia ou noite, com base na hora do dia.

Download

Como baixar livros digitais grátis?

Abaixo, daremos algumas dicas sobre como baixar livros digitais grátis, confira!

Verifique se os e-livros gratuitos serão abertos no seu dispositivo ou aplicativo

Cada aplicativo de eBook possui certos tipos de arquivos que podem ser utilizados. Quando você vai fazer o download de um e-book gratuito, você quer ter certeza de que o arquivo do e-book que você está baixando será aberto.

Por exemplo, alguns dos tipos de arquivo mais populares que funcionarão com seu dispositivo ou aplicativos:

  • Kindle: AZW , MOBI , PDF , TXT , PRC
  • Nookr: EPUB , PDF, PNG
  • Apple iBooks App: EPUB e PDF

Dica: Antes de mais nada, se o seu dispositivo ou aplicativo não abrir o arquivo de ebook, você poderá convertê-lo em um formato compatível com um conversor de arquivos gratuito, como o Toepub.

Como baixar seus eBooks gratuitos

Talvez provavelmente haja mais de uma opção de download. Isso acontece devido aos vários tipos de arquivo disponíveis para baixar o eBook. Sendo assim, selecione um tipo de arquivo da lista acima compatível com seu dispositivo ou aplicativo.

Use o link de download para baixar o arquivo para o seu computador. Se o livro abrir no seu navegador da Web em vez de salvá-lo no seu computador, clique com o botão direito do mouse no link de download e logo após, escolha salvar o arquivo.

Enfim, o que achou da nossa lista de aplicativos para ler eBooks? Tem algum que, na sua opinião fez falta nessa lista? Deixe um comentário, assim, você poderá nos dar dicas para escrever mais sobre este assunto, bem como ajudar outras pessoas que buscam este tipo de app a ter mais opções para além desta lista!