O Google vem trabalhando para adicionar novos recursos e funções no Chrome, navegador próprio da empresa e que é o mais utilizado no mundo, estando presente em cerca de 80% dos dispositivos. Além da otimização no desempenho e redução no consumo de memória RAM, o programa também recebeu novidades.

Atualize o Chrome

As novas funcionalidades foram inseridas a partir da versão 89 do programa, que atualmente está na build 89.0.4389.90. A versão mobile também trouxe novidades, como carregamento mais rápido e futuramente suporte ao NFC.

  1. Toque sobre os três pontos no canto superior direito e vá até 'Configurações';
  2. Na lateral esquerda desça até 'Sobre o Chrome';
  3. Verifique se há um update disponível. Atualize, caso haja.
Atualize o Chrome. (Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro).
Atualize o Chrome. (Foto: Printscreen/Lucas Ribeiro).

Leia também:

Novos recursos

As últimas atualizações do navegador trouxeram diversos recursos extras que visam aumentar a produtividade e tornar a experiência de uso mais simples, apresentando todos os recursos na interface do programa e com fácil acesso.

1. Controle de guias

O Google adicionou novas configurações nas abas do Chrome, sendo possível realizar individualmente várias alterações. Os recursos permitem silenciar o áudio de apenas uma guia, fixar o conteúdo impedindo que o usuário feche acidentalmente e adicionar a página em um grupo ou na lista de leitura.

Para visualizar as opções da guia basta tocar utilizando o botão direito do mouse, em seguida selecione a função desejada.

  • Adicionar à lista de leitura;
  • Adicionar guia ao novo grupo;
  • Fixar;
  • Desativar som do site.
Novas funções. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Novas funções. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

2. Lista de leitura

Anteriormente citamos a lista de leitura, que pode ser encontrada no canto superior direito do Chrome. Esse recurso tem como finalidade permitir que o usuário adicione sites que deseja ler mais tarde, servindo como uma área de transferência para os links visualizados por meio do buscador.

Para adicionar o conteúdo à lista de leitura tocar com o botão direito do mouse sobre a guia e selecionar a segunda opção. Ao ler a matéria ela será movida para outra área, sendo possível excluir os links já visualizados.

Lista de leitura. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Lista de leitura. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

4. Legenda instantânea

Essa funcionalidade está presente na versão estável do Chrome porém ainda está em testes e por enquanto apresenta legendas instantâneamente apenas em inglês. É provável que nos próximos meses a empresa adicione suporte para outros idiomas, dentre eles o português, mas ainda não há informações sobre isso.

O Google Chrome utiliza IA para identificar o vídeo que está sendo reproduzido e gerar a legenda automaticamente e sincronizada com o filme ou série.

  1. Acesse às 'Configurações' do navegador e vá até 'Avançados';
  2. Em seguida acesse a aba de 'Acessibilidade';
  3. Ative as legendas automáticas.
Legendas instantâneas. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Legendas instantâneas. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Assim que um vídeo, filme ou série vou iniciado com no idioma inglês o Chrome apresentará as legendas na parte inferior da tela. Veja:

Legendas no Chrome. (Foto: Printscreen do Youtube)
Legendas no Chrome. (Foto: Printscreen do Youtube)

Dica!

Caso queira é possível personalizar a legenda através das configurações do Windows 10!

5. Controle de música

Além do controle das guias o Chrome também possui um player integrado à interface do navegador, permitindo que o usuário controle músicas ou vídeos que estão sendo reproduzidos a partir da versão web de aplicativos como Spotify ou Deezer, além do próprio YouTube.

  1. Inicie um vídeo/música;
  2. No canto superior direito toque sobre o ícone de nota musical;
  3. Controle a reprodução.

Nessa área é possível pular/retroceder de o conteúdo, pausar, ativar as legendas instantâneas ou ativar o modo de picture-in-picture, em que o vídeo é reproduzido em uma miniatua desafixada. Veja:

Player do Chrome. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Player do Chrome. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

6. Grupos

A opção de grupos foi adicionada para oferecer uma maior organização das guias, sendo possível criar vários grupos e adicionar às guia de acordo com o tema, tendo, inclusive, a possibilidade de adicionar cores para diferenciar os grupos.

  1. Toque sobre a guia com o botão direito do mouse;
  2. Selecione 'Adicionar guia ao novo grupo';
  3. Defina um nome e cor para identificação.
Grupos no Chrome. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Grupos no Chrome. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Leia também:

Extra: gerenciamento das guias

Por fim, a última função que foi adicionada é o gerenciamento das guias que estão abertas. Essa opção pode ser acessada através do atalho CTRL+SHIFT+A ou tocando sobre a seta invertida localizada próximo ao botão para minimizar a janela.

É uma maneira mais fácil de visualizar o que está aberto a partir do momento em que há mais de 5 guias abertas. Nessa área não é possível efetuar muitas mudanças, limitando-se a fechar as abas ou procurar utilizando a barra de pesquisa.

Gerenciamento de guias. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro)
Gerenciamento de guias. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro)