A versão 89.0.4389.90 trouxe algumas novidades para o Chrome, navegador do Google que vem recebendo novidades e adicionando novos recursos ao programa, permitindo que seus usuários tenham à disposição mais funcionalidades que aumentam a produtividade, como a lista de leitura ou guia fixada, por exemplo.

Na última atualização a desenvolvedora inseriu a função de legenda automática, em que o software é capaz de criar legendas instantâneamente em vídeos que estão sendo reproduzidos na versão desktop do Chrome. A novidade chegou na versão estável e pode ser habilitada através das configurações. O objetivo das legendas é proporcionar maior acessibilidade para os usuários com deficiência auditiva que utilizam o buscador.

Atualize o Chrome

Por enquanto a IA é capaz de identificar apenas o idioma inglês nos vídeos e não realiza a tradução para outra língua, embora seja esperado que o Google adicione suporte para o português em breve. Para que você encontre a opção é preciso estar com o Chrome atualizado em sua última versão para PC.

  1. Acesse o menu lateral e vá até 'Ajuda', tendo feito isso siga até 'Sobre o Google Chrome';
  2. Verifique se há uma nova versão disponível (será preciso fornecer permissão de administrador), caso haja será instalada automaticamente.
Verifique se o Chrome está atualizado. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Verifique se o Chrome está atualizado. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Leia também:

Ative a função

Para ativar as legendas automáticas é preciso acessar às configurações avançadas do navegador. Veja:

  1. Acesse as configurações do Chrome e vá até a aba 'Avançados';
  2. Em seguida toque sobre 'Acessibilidade' e ative a opção de legenda instantânea.
  3. Assista aos vídeos com legenda em inglês.
Ative as legendas. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Ative as legendas. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

Fonte