O aplicativo mobile do navegador Chrome para Android começou recentemente a ganhar a capacidade de visualizar uma página sem comprometer o funcionamento do smartphone ao clicar em um link. A informação vem através do relato do site 9to5Google que diz ter visto a novidade na versão 89 do navegador.

Como funciona

A funcionalidade é simples e fácil de ser utilizada, basta selecionar um link e manter o dedo pressionado para abrir uma janela com a opção "página de visualização" ("Preview page"). Esta ferramenta irá agilizar muito em casos em que o usuário quer só verificar/consultar algo sobre um site sem precisar sair totalmente da página que está acessando no momento. Confira abaixo uma imagem de captura de tela disponibilizada 9to5Google mostrando a novidade:

Funcionalidade de pré-visualizar links de páginas. Fonte: 9to5google
Funcionalidade de pré-visualizar links de páginas. Fonte: 9to5google

Funcionalidade está presente em outros apps mobile de navegadores

O recurso de pré-visualização de links de páginas já foi implementado há algum tempo nos aplicativos mobile dos navegadores Safari e Edge. É interessante salientar que esta ferramenta já havia sido detectada no Chrome em dezembro de 2018 pelo site XDA Developers, entretanto, só agora ela está sendo disponibilizada para todos.

Chrome para Android começa a lançar a visualização em grade de guias

Aproximadamente em fevereiro de 2021 a Google começou a disponibilizar um novo layout para as guias de sites no aplicativo mobile do navegador Chrome. Trata-se do design de grades que vem para substituir a disposição de páginas na vertical que ocupavam quase a tela inteira do celular.

Caso queira desativar o layout de grades no Chrome, saiba que é possível fazer isso inserindo o seguinte comando na caixa onde é inserido os sites:

chrome: // flags / # enable-tab-grid-layout

Feito isso, basta selecionar em "desativado".

O que achou da novidade? Você utilizaria a ferramenta em seu smartphone? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião e experiência.