O Google trouxe nos últimos dias seis novos recursos que serão incluídos em muitos de seus aplicativos: as notícias, na verdade, estão relacionadas não só ao Android, mas também alguns de seus aplicativos mais utilizados, o Google Chrome, Google Maps, Android Auto, Google TalkBack, Google Assistente e Google Mensagens.

A primeira atualização que chega, na realidade veio primeiro para o Google Chrome para computadores e agora também está disponível para os dispositivos móveis, estamos falando do Password Checkup, só que agora está integrado diretamente ao Android, a partir da versão 9 Pie.

Password Checkup

A partir de agora, na verdade, o Password Checkup verificará as senhas cada vez que uma for inserida em qualquer aplicativo de smartphone usando a função de preenchimento automático do Google com uma lista de senhas comprometidas, de modo a avisar o usuário se houver um feedback para que ele pode verificar e modificá-lo.

Password Checkup
Password Checkup

Programação de mensagens para o Mensagens do Google

O agendamento de mensagens finalmente chega ao Mensagens do Google, que agora permite agendar o envio definindo hora e data: basta escrever a mensagem, pressionar e segurar a tecla enviar e selecionar a hora e a data em quais enviar a mensagem, o recurso funcionará em dispositivos com Android 7 Nougat ou superiores.

Novos gestos e funções para Google Talkback

O Google, diz, trabalhou em estreita colaboração com comunidades cegas e deficientes visuais nesta reformulação do Google TalkBack para incorporar os recursos mais solicitados, incluindo: gestos mais intuitivos, um menu unificado, um novo menu para controle de leitura e vários outros recursos.

Vídeo incorporado do YouTube

Google Assistente com ações na tela de bloqueio

Finalmente o Google Assistante é capaz de realizar várias tarefas na tela de bloqueio sem exigir que o smartphone seja desbloqueado. Com a atualização o Google Assistente pode definir alarmes, tocar música, enviar mensagens de texto e fazer chamadas usando apenas a voz, sem exigir que o dispositivo seja desbloqueado. Basta ativar os resultados da tela de bloqueio nas configurações do Google Assistente para poder usar esses novos recursos.

Google Assistente na tela de bloqueio.
Google Assistente na tela de bloqueio.

Google Maps com modo escuro

Muito aguardado por todos, finalmente temos o modo escuro para o Google Maps: a partir de agora você pode selecioná-lo nas configurações do aplicativo, onde você pode escolher entre os temas escuro, claro e do sistema.

Google Maps com modo escuro.
Google Maps com modo escuro.

Novos recursos para Android Auto: papéis de parede, atalhos e jogos

Agora o Android Auto suporta a personalização do fundo da tela do aplicativo, integrar jogos ativados por voz, como quizzes, para se distrair em viagens longas, permite personalizar atalhos para iniciar rapidamente contatos, previsões do tempo, ajuste de termostato e outras coisas, suporta múltiplas janelas para usar o Google Maps e controles de música ao mesmo tempo e, finalmente, adiciona uma espécie de controle dos pais, de modo a ter controle total sobre o que é mostrado na tela.

Novos recursos para Android Auto: papéis de parede, atalhos e jogos.
Novos recursos para Android Auto: papéis de parede, atalhos e jogos.

Essas atualizações chegam enquanto a versão do Android 12 para deselvolvedores já é utilizada por muitos usuários para ajustar seus aplicativos deixando tudo ajustado para o novo sistema, pelo menos enquanto o BETA do novo Android não sai, qualquer atualização que agregue recursos aos aplicativos já existentes é ótimo.