Os fundos de tela não são a única novidade que está chegando com as novas atualizações do Android Auto. Nesta semana a Google disponibilizou também recursos interessantes que prometem simplificar os comandos enquanto a pessoa dirige. Agora é possível adicionar atalhos personalizados ou ativar comandos através do Google Assistente. Além disso, as rotinas estão de volta ao Google Assistente, que haviam sumido há mais de dois anos.

Sobre as rotinas do Android Auto

Caso você tenha utilizado o Android Auto no período de 2018, talvez pode ter tido a oportunidade de utilizar as rotinas do Google Assistente enquanto dirigia. Esta funcionalidade funcionou por um bom tempo, porém, sem motivo aparente foi desativada em outubro de 2018. A Google chegou a reconhecer a desativação do serviço, mas não disse se voltaria a disponibilizá-lo e quando faria isso se o fizesse. Felizmente, a função está de volta novamente ao Auto.

Sobre os atalhos

Com a chegada dos atalhos, a funcionalidade irá resolver um dos maiores problemas enfrentados pelos usuários do Android Auto: dar comandos de voz em momentos que não é possível confiar neles. Há informações que são complicadas de serem compreendidas por meio de falas. Agora será possível solucionar estes casos com a criação de atalhos.

Atalhos no Android Auto. Fonte: androidpolice
Atalhos no Android Auto. Fonte: androidpolice

Adicionar um atalho personalizado é muito simples, basta tocar em "personalizar iniciador" e em "adicionar um atalho". Esta opção está limitada a chamar contatos pré-selecionados ou ativar comandos do Google Assistente, sendo que este último oferece bastante flexibilidade. Com isto, será possível automatizar tarefas simples e conseguir dar comandos de forma rápida e objetiva.

Atalhos no Android Auto. Fonte: androidpolice
Atalhos no Android Auto. Fonte: androidpolice

Disponibilidade e lançamento

Os novos recursos parecem ter sido disponibilizados para todos há alguns dias. Caso ainda não tenha acesso, tente atualizar o Android Auto ou aguarde até que receba a atualização.