A Ford anunciou recentemente que está fazendo uma transição em seus novos modelos de veículos com motores elétricos, e ainda evoluindo para conseguir reagir no mercado, a companhia anunciou agora o início de uma parceria com o Google, união esta que será capaz de moldar seus futuros carros. O principal objetivo das duas empresas é o aprimoramento do sistema operacional Android Automotive, além de dar preferência à Ford para utilizar o Google Cloud entre seus servidores, recurso que permitirá um melhor controle entre empresa e consumidor.

De acordo com a Ford, os funcionários das duas empresas farão parte da equipe "Team Upshift", que vai trabalhar diretamente no desenvolvimento de melhorias na interface do usuário para apresentar uma melhor experiência ao consumidor final, principalmente na parte de implementação de inteligência artificial.

Ford anuncia parceria com o Google. (Imagem: Reprodução/Ford)
Ford anuncia parceria com o Google. (Imagem: Reprodução/Ford)

A fonte 9to5Google confirma que os primeiros veículos da Ford e Lincoln com o sistema Automotive Cloud serão lançados a partir de 2023, mas nada se sabe sobre quais países receberão a novidade, o que inclui o Brasil, país ao qual a Ford anunciou recentemente o fechamento de suas fábricas, tornando o futuro da companhia incerto por aqui.

O que é o Android Automotive?

Sistema operacional Android Automotive no XC40 da Volvo. (Imagem: Reprodução/Volvo)
Sistema operacional Android Automotive no XC40 da Volvo. (Imagem: Reprodução/Volvo)

Muitos países já contam com o sistema operacional integrado em diversos veículos da Volvo, Renault, Peugeot, Citroen, Chevrolet e Cadillac. O Android Automotive é um sistema próprio para veículos, assim como seu próprio nome sugere, mas com um diferencial em comparação com outros sistemas disponíveis, como o Apple CarPlay e o Android Auto. Ambos necessitam de um smartphone conectado para seu funcionamento operacional, enquanto o Android Automotive atua de forma independente, como um sistema único para o veículo.

Outra vantagem, é que o sistema é aberto para possíveis customizações das fabricantes, algo bem similar ao que já acontece com o Android para smartphones. Isso promove a personalização de cada montadora de veículo a ter um sistema operacional totalmente customizado para seu portfólio.

Via