Normas ABNT: Como configurar seu trabalho no Word ou Google Drive

Veja como configurar as normas da ABNT no Microsoft Word ou o docs no Google Drive, e adequar o seu trabalho acadêmico nas regras padronizadas de apresentação.

Por Tecnologia 26 comentários
Normas ABNT: Como configurar seu trabalho no Word ou Google Drive

Se você é um estudante prestes a entregar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou mesmo se você precisa entregar um trabalho acadêmico, provavelmente se deparou com a sigla ABNT. A Associação Brasileira de Normas Técnicas é a instituição responsável por padronizar a formatação de trabalhos acadêmicos, normalmente utilizado pelas instituições de ensino superior.

E muitos estudantes temem as famosas normas da ABNT, pois elas parecem serem muito complicadas. Mas, nesse artigo, vamos explicar as NBRs do jeito mais simples possível, além de dar algumas dicas de como facilitar a adequação das normas, independente se você estiver usando o Microsoft Word ou o editor de texto do Google Drive.

Para que serve a ABNT?

Embora muitos estudantes não gostem nem de ouvir falar em ABNT, saiba que as normas da Associação tem como objetivo melhorar e padronizar a apresentação de trabalhos acadêmicos, e assim facilitar o trabalho de professores, além de proporcionar confiança e seriedade ao trabalho.

Outra coisa importante de se falar é que as normas não são exclusividade do Brasil. Embora a ABNT seja uma instituição brasileira, a normatização adotada é padrão em vários países.

Com essas normas, temos um padrão único para transmitir o conhecimento postado no trabalho acadêmico de forma limpa e organizada, fazendo com que seu trabalho seja compreendido por qualquer pesquisador, cientista ou professor do mundo.

Agora que você já sabe para que estas regras existem, vamos conhecê-las melhor. Confira abaixo quais são as principais Normas da ABNT.

Lembrando que todas as normativas definidas pelas NBRs são "recomendações" de regras ABNT, e fica a critério da instituição de ensino quais delas seguir.

Principais Normas ABNT

NORMA DESCRIÇÃO
NBR 14724 / 2011 - Trabalho Acadêmico Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
NBR 10520 / 2002 - Citações Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em teses, dissertações, monografias e outros.
NBR 6022 - Artigos científicos impressos Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação.
NBR 6023 - Referências Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.
NBR 6027 - Sumário / 2012 Esta norma estabelece a apresentação do Sumário
NBR 6028 - Resumo e Abstract Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT.
NBR 6024 / 2012 - Numeração progressiva das seções de um documento Esta Norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização.
NBR 6034 / 2004 - Índice Esta Norma estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices.
NBR 15287 / 2011 - Projeto de pesquisa Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa.

Como configurar o Word nas normas ABNT?

Para facilitar a diagramação do seu trabalho, uma boa ideia é configurar as margens em seu editor de texto. Veja como fazer isso no Word:

  1. Clique na guia "Layout da Página".
  2. Clique em "Margens" e escolha a opção "Margens personalizadas".
  3. Na janela pop-up, faça a configuração obedecendo as normas da ABNT nos locais adequados: seguindo as medidas explicadas acima.
  4. Deixe na Medianiz: 1,0 cm, pois este espaço servirá caso queira encadernar.
  5. Na orientação da página, escolha a opção "Retrato" e clique em "Ok".

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Agora você precisa configurar o tipo de papel.

  1. Clique na aba "Papel".
  2. Escolha o tipo de papel para "A4".
  3. A largura é = 21 cm e a altura é de 29,7 cm.
  4. Clique em "Ok".

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Formatação de parágrafos na ABNT

  1. Selecione o texto;
  2. Clique na Guia Página Inicial e escolha a opção Parágrafos, ou clique em Layout e escolha a opção Parágrafos;
  3. Na opção Alinhamento escolha Justificada;
  4. Em Nível de tópico escolha Corpo de texto;
  5. Em Recuo Esquerda coloque 0 cm;
  6. Em Recuo da Direita: 0 cm.
  7. Em "Especial", escolha a opção "Primeira Linha" e defina no campo "Por:" o valor de 1,25 cm;
  8. Espaçamento Antes: 0pt;
    Espaçamento Depois: 0pt;
  9. Espaçamento entre linhas: 1,5 linhas
  10. "Em:" deixe em branco.
  11. Clique em OK.

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Formatação das margens ABNT

A formatação geral de apresentação do trabalho acadêmico normalmente segue as seguintes margens:

  • Tamanho do papel: A4 (21,0 cm x 29,7 cm);
  • Margens: 3cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.

Dica para lembrar: Na parte superior da folha vai a numeração das páginas e do lado esquerdo deverá haver espaço para encadernação, por isso, cada um desses lados ganha 1 cm a mais.

  • Fonte: Arial ou Times (algumas instituições de ensino exigem uma fonte específica)
  • Cor da fonte: preta
  • Tamanho da fonte do corpo do texto: 12 pts
  • Tamanho da fonte de 10pts para: Citações longas, notas de rodapé, legendas e paginação;
  • Espaçamento entre linhas 1,5 para todo corpo do texto e de 1,0 (simples) para: Citações diretas (mais de 3 linhas), notas de rodapé, legendas dos elementos especiais (gráficos, figuras, quadros e tabelas) e referências Bibliográficas
  • Recuo de primeira linha dos parágrafos: 2 cm (mas isto é bastante flexível entre as instituições).

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Divisões do Trabalho segundo as Regras ABNT

1. Elementos Pré-textuais

Capa: (Elemento obrigatório) Na Capa deve constar o nome da Instituição de ensino, o seu curso, seu nome, título do trabalho, município e ano.

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Lombada: (Opcional) Utilizada em trabalhos encadernados.

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Folha de rosto: (Obrigatório). Na folha de rosto devem constar o nome do autor, título do trabalho, cidade, ano, uma breve descrição do trabalho (incluindo o objetivo) e o nome do orientador.

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Errata: Se houver necessidade de correção.

Folha de Aprovação: (Obrigatório) Lançada após o resultado, deve conter os nomes do orientador e dos examinadores.

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Dedicatória: Espaço aonde para o autor fazer dedicatórias.

Agradecimentos: Espaço para agradecer pessoas que ajudaram de alguma forma durante o curso.

Epígrafe: (Opcional). Espaço para citação, com base no trabalho.

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Resumo: Um único parágrafo, de 150 à 500 palavras, e é encerrado com as palavras-chave do trabalho.

Resumo em Língua Estrangeira- Abstract: Resumo do trabalho no idioma inglês.

Caso haja ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, elas devem estar devidamente listados nesta sequência: Lista de Ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas, Lista de Símbolos, Sumário.

2. Elementos textuais

O texto deve ser dividido em 3 partes:

Introdução: Assuntos, justificativa e objetivo do trabalho.

A introdução deve dar ao leitor a clareza de que se trata o projeto, como foi desenvolvida a pesquisa e quais são os objetivos.

Desenvolvimento: Exposição e desenvolvimento da assunto.

Em cada capítulo deve ser abordado cada um dos objetivos do TCC.

Conclusão: Finalização do assunto com a apresentação de resultados.

A conclusão deve encerrar o trabalho, respondendo às questões abordadas no desenvolvimento, sendo capaz de sintetizar o conteúdo pesquisado e fornecendo solução para os problemas. Pode também levantar hipóteses.

A formatação segundo as normas ABNT para a conclusão é manter o texto tamanho 12, fonte Arial ou Times New Roman. Espaçamento: Recuo de 1,25 cm nas primeiras linhas dos parágrafos. Entre linhas: 1,5 cm. Alinhamento: justificado.

3. Elementos Pós-textuais

  • Referências: (Obrigatório) Lista numerada em ordem alfabética das referências.
  • Anexo: (Opcional) Documentos agregados à obra para comprovar as fontes.
  • Glossário: (Opcional) Lista com as palavras desconhecidas com seus significados.
  • Apêndice: (Opcional) Documentos agregados à obra para fins de apoio à argumentação.

Formatação ABNT

Indicativo numérico

A numeração dos títulos e subtítulos começa na introdução e termina na conclusão, com algarismos arábicos e separadas do texto por um espaço em branco (sem ponto ao final do número)

Títulos sem indicativo numérico

Existem alguns títulos que não são numerados e devem ser centralizados na página:

  • Agradecimentos;
  • Resumo;
  • Listas (figuras, gráficos, tabelas, quadros);
  • Sumário;
  • Referências;
  • Apêndices e Anexos.

Apesar deste padrão, algumas instituições de ensino pedem para não se numerar a introdução, entre outras normativas. Consulte seu orientador para ter certeza de quais normas você deve aplicar ao seu trabalho.

Citações diretas longas (mais de 3 linhas)

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  • Recuo de 4 cm da margem esquerda do documento.
  • Sem aspas e nem itálico (salvo palavras estrangeiras).
  • Pode-se usar o negrito, explicando-se ao final se "grifo nosso" ou "grifo do autor".

Citações diretas curtas (até 3 linhas)

As citações curtas devem ter configuração normal de parágrafo, porém com abertura de aspas no início e final da mesma.

Indicativo de autoria nas citações

Toda citação, seja ela longa, curta, direta ou indireta, deve ter sua respectiva autoria destacada, sob pena de ser considerada plágio. Veja mais detalhes em

Figuras, Gráficos, Quadros e Tabelas

  • A legenda desses elementos deve aparecer na parte superior das mesmas, precedido pela designação correspondente e respectivo número consecutivo. (algumas instituições solicitam as legendas na parte inferior dos elementos).
  • Na parte inferior, indicar a fonte (referência).
  • Caso o próprio autor do trabalho tenha "construído" o elemento, cite a fonte como "do autor".

Notas de rodapé

  • As notas de rodapé devem ser separadas do texto por uma linha de 5cm, alinhada à margem esquerda;
  • Seguem o alinhamento padronizado dos caracteres, tendo-se por base a posição vertical da primeira letra.

Referências Bibliográficas

  • Devem ser separadas entre si por um espaço simples, segundo a NBR 6023.

Estrutura de um TCC nas normas da ABNT

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Comentários:
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    Alexandre Ale    •    2 meses

    Espaçamento Antes: 0pt;
    Espaçamento Depois: 0pt; te mcerteza que nao é 6pt ?