Não é de hoje que a Qualcomm fornece sua tecnologia para o ramo de automóveis, e nesta terça-feira (26), a empresa iniciou uma sequência de eventos chamado de "Automotive Redefined: Technology Showcase" para anunciar a nova geração de sua plataforma para carros.

A tecnologia Snapdragon de 4ª geração foi anunciada e traz consigo diferentes recursos para diferentes áreas do carro, como sistemas de mídia para informação e entretenimento, assim como soluções de assistência ao motorista e redes 5G. Embora muitas montadoras de veículos se perguntem como é possível transformar um carro comum numa verdadeira super máquina no quesito tecnológico, a Qualcomm oferece agora tudo o que há de novo nesse segmento do mercado.

Dentre as suas principais características, essa nova plataforma apresenta um novo painel que agrega computação avançada que trabalha com inteligência artificial, além de uma variedade de sensores que são capazes de definir configurações específicas para o motorista. Nakul Duggal, vice-presidente da Qualcomm, disse que essa nova tecnologia consegue oferecer uma experiência diferente de tudo o que já conhecemos.

"Nós nos esforçamos para entregar as soluções de cabine digital mais avançadas do setor e nosso objetivo de reinventar o entretenimento de motorista, passageiro e banco traseiro e experiência de conscientização contextual, ao mesmo tempo em que abordamos a mudança das montadoras para arquiteturas de computação zonal com a fusão de computação, desempenho, I.A.e segurança."

Snapdragon Automotive Cockpit de 4ª Geração

Nakul Duggal mostra a plataforma Snapdragon Automotive Cockpit de 4ª Geração. (Imagem: Qualcomm)
Nakul Duggal mostra a plataforma Snapdragon Automotive Cockpit de 4ª Geração. (Imagem: Qualcomm)

Na imagem acima, o próprio Nakul Duggal apresenta o chip Snapdragon de 5nm para automóveis. Mas é claro que apenas um processador não será capaz de proporcionar uma verdadeira imersão tecnológica de um veículo autônomo. Por isso que além do processador, a Qualcomm insere um conjunto de sensores por todo o veículo, o que inclui um radar inteligente, sensor óptico LIDAR, câmeras de alta definição e assim por diante.

Os sensores inteligentes estão espalhados por todo o corpo do veículo. (Imagem: Qualcomm)
Os sensores inteligentes estão espalhados por todo o corpo do veículo. (Imagem: Qualcomm)

Os principais recursos que esse conjunto de componentes oferecem são;

Inteligência artificial

Além de pilotar o carro de forma autônoma, a inteligência artificial inserida nessa plataforma permite que o veículo aprenda a se adaptar às preferências de cada viagem. Por exemplo, pensando em entretenimento, o veículo consegue identificar quantas pessoas estão dentro do carro e a partir daí pode oferecer uma melhor configuração de assento e uma tela de conteúdo próprio e exclusivo para cada um dos passageiros.

Imagine a cena: enquanto o pai assiste a uma partida de futebol na tela principal do veículo, os filhos no banco de trás podem assistir um desenho animado ou um vídeo no YouTube de forma simultânea e personalizada.

Áudio imersivo

Ainda falando sobre entretenimento, a Qualcomm explicou como é possível que todos os passageiros consigam assistir o seu conteúdo favorito sem distrações ou interferências do conteúdo das outras telas do veículo. A descrição desse recurso foi apresentada como "Zonas de vários áudios personalizadas para cada usuário", isto é, o veículo dispõe de uma espécie de som surround, que é capaz de utilizar parte dele para cada usuário exclusivamente.

Além disso, o sistema sonoro do veículo conta com cancelamento de ruído ativo e eco com capacidades de supressão de ruído que vem do motor e da estrada.

Condução perfeita

Graças ao poderoso sistema do processador Snapdragon, acompanhado da CPU Kyro de sexta geração, o veículo será capaz de aprender a utilizar seus sistemas de navegação, o que resultará numa condução perfeita e segura.

Isso significa que o carro poderá "falar"com a estrada, aprender com as ruas que o motorista passa constantemente, além de aprender atalhos, ler placas de rua e assim por diante. A empresa ainda falou que esse é um sistema independente, e que mesmo que você esteja em um local sem sinal de internet, o sistema é capaz de isolar as funcionalidades de missão crítica, como sistemas de navegação, e cancela os recursos menos importantes como entretenimento. Em um português claro, isso significa que o sistema de diversão do veículo pode ficar fora do ar, mas o veículo continuará em movimento.

Condução intuitiva

O painel frontal que todo veículo possui será integrado com a utilização de recursos exibidos no parabrisa do carro com uma espécie de realidade aumentada. Para ficar claro, esse recurso poderá oferecer uma condução mais intuitiva e interativa, por informar direto no parabrisa do carro as setas que mostram para onde virar, além de exibir detalhes sobre os edifícios ou atrações que o veículo identifica durante uma viagem.


Outros recursos

O sistema Snapdragon Automotive Cockpit de 4ª Geração oferece ínumeros recursos. (Imagem: Qualcomm)
O sistema Snapdragon Automotive Cockpit de 4ª Geração oferece ínumeros recursos. (Imagem: Qualcomm)
Além de contar com 5G integrado, a plataforma do veículo ainda dispõe de Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, e possui sistema e interface de usuário baseado no Android Automotive OS. Também é possível integrar o veículo com Amazon Alexa, onde será possível obter assistência virtual dentro do veículo, controles de voz, interpretação da linguagem, monitoramento do nível de atenção do motorista, detecção de número de passageiros e muito mais.

Quando teremos?

Podemos afirmar que esse tipo de tecnologia sempre foi o sonho de qualquer um, mas na prática, a integração total com as montadoras de veículos como Honda, Toyota, Chevrolet, Renault e outras dezenas de fabricantes, pode levar décadas para que a infraestrutura seja finalmente construída para suportar esse sistema.

Segundo a Qualcomm, a plataforma começará a ser produzida a partir de 2022, mas os projetos de referência do sistema estarão disponíveis para as montadoras ainda este ano.