Nesta terça-feira (12) a Qualcomm anunciou a chegada de seu mais novo sensor de impressão digital batizado como 3D Sonic Gen 2. Embora a concorrência do mercado utilize sensores com soluções ópticas comuns, a Qualcomm continua com o seu módulo de sensor ultrasônico, o que significa que ela usa ondas sonoras para digitalizar recursos 3D na impressão digital de um usuário.

Essa tecnologia não é a favorita das fabricantes em todo o mundo,e isso se dá justamente pela demora de resposta quando comparado com outras opções do mercado, como os OEMs chineses utilizados em aparelhos da OnePlus e Huawei, por exemplo, já que são mais rápidos e apresentam maior precisão.

Mesmo assim, a primeira geração do Sensor Sonic 3D da Qualcomm ganhou um certo destaque nas séries de smartphones Galaxy S10, Note10, S20e Note20 da Samsung, porém, até hoje, seu desempenho e confiabilidade são muitas vezes questionáveis.

Mais rápido e mais eficiente

A empresa promete que esse novo sensor de segunda geração do Sonic 3D é capaz de ser 50% mais rápido que seu antecessor e 77% maior, o que lhe garante maior eficiência. Para referência, o scanner de primeira geração da Qualcomm tinha medidas de 4 x 9 mm, o que causava um certo desconforto ao usuário para conseguir localizá-lo no gadget. Já o novo sensor de segunda geração mede 8 x 8 mm e permite que o sensor capte 1,7X mais informações biométricas.

Sensor Sonic 3D de segunda geração promete ser 50% mais rápido que seu antecessor. (Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Sensor Sonic 3D de segunda geração promete ser 50% mais rápido que seu antecessor. (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Algumas fontes acreditam que essa tecnologia já possa ser utilizada na nova família de smartphones dobráveis da Samsung para esse ano, já que a expectativa é que sejam anunciados ao menos três modelos, inclusive um de baixo custo, mas não há como confirmar essa informação agora.

Contudo, a Qualcomm informa que o novo sensor Sonic 3D de segunda geração já pode ser utilizado e estará disponível em modelos de smartphones ainda neste início de ano. Isso sugere que a Samsung o utilize na nova série do Galaxy S21, que será anunciado na próxima quinta-feira, dia 14 de janeiro.